Esquiva Falcão costuma ser direto como seu mais duro golpe: o brasileiro quer o nocaute no próximo sábado (17), contra Vincenzo Gualtieri, na Alemanha. Esquiva luta pelo título mundial vago da IBF (Federação Internacional de Boxe), o que seria um título inédito para o boxe nacional.
Em entrevista ao Quinto Quarto, Esquiva relatou o foco em alcançar a vitória por nocaute e se tornar o primeiro brasileiro a conquistar tanto a medalha olímpica quanto o título mundial no boxe ainda que no meio do caminho tivesse de enfrentar algumas dificuldades na preparação para o grande combate.
VEJA TAMBÉM
+ Boxe: Esquiva se vê como favorito em eventual luta contra Alex Poatan
Com uma trajetória de uma década de preparação, Falcão revelou que seu maior objetivo após conquistar a medalha olímpica era alcançar o cinturão do mundo. O lutador enfatizou que sua motivação não era financeira, mas sim deixar seu nome gravado na história do esporte.
— Eu esperei esse momento por dez anos. Depois da medalha olímpica, meu sonho era conquistar o cinturão do mundo. Não era para ganhar milhões, mas ser campeão do mundo. Fazer história como primeiro campeão brasileiro a ser medalhista olímpico e campeão mundial — disse Esquiva, que inclusive já pensa em voos mais altos, como uma luta contra Saúl Canelo Álvarez.
ta chegadooo pic.twitter.com/vPCGNSQXv2
— Esquiva Falcao (@esquivafalcao) June 24, 2023
Esquiva Falcão quer vitória por nocaute
O desejo de Esquiva Falcão é que seu oponente também esteja em sua melhor forma para proporcionar uma luta intensa e emocionante. Contudo, o pugilista deixou claro que sua intenção é buscar o nocaute, evitando deixar o resultado nas mãos dos árbitros. Ele ressaltou que, muitas vezes, os brasileiros enfrentam decisões controversas de árbitros, e por isso ele deseja que sua vitória seja incontestável.
— Estou indo focado na vitória e vou buscar o nocaute. Não quero deixar na mão dos árbitros. Acontece muito de o brasileiro ir lá e ser garfado. Então, vou em busca do nocaute. A vitória é mais bonita, né? — disse Esquiva.
Esquiva x Gualtieri
O brasileiro tem se dedicado intensamente aos treinamentos para o grande embate. Ele ressaltou que encara cada luta como se fosse a última, e acredita firmemente que a vitória já lhe pertence.
Reconhecendo a dificuldade do desafio que terá pela frente contra o invicto Vincenzo Gualtieri, com 21 vitórias em seu currículo, Falcão afirmou estar preparado para o confronto.
— Estou treinando duro, como se fosse minha última luta. Estou confiante. Acredito que essa vitória é nossa. Sei que é uma luta difícil. O cara que eu vou lutar (Vincenzo Gualtieri) tem 21 lutas e também é invicto. Ele é um adversário bom, mas vou bem preparado. Eu quero que ele venha bem para dar luta boa e dura, mas a vitória vai ser minha — disse.
Aos 33 anos de idade, Esquiva Falcão apresenta um cartel de 30 lutas e 30 vitórias, sendo que 20 delas foram conquistadas por nocaute. Se alcançar a vitória no próximo sábado (1º/7), o capixaba se juntará a uma seleta lista de grandes nomes do boxe brasileiro, como Éder Jofre, Miguel de Oliveira, Acelino “Popó” Freitas, Valdemir “Sertão” Pereira, Patrick Teixeira e Rose Volante, para se tornar o sétimo atleta do país a se consagrar campeão mundial na nobre arte do boxe.
Fique ligado onde assistir Esquiva Falcão no boxe.