5 lutas do UFC 301 que você não pode perder

Matheus Costa | 04/05/2024 - 01:27

Chegou a hora do UFC realizar mais um evento em solo brasileiro pela quadragésima vez na história da organização. Trata-se do UFC 301, que será realizado no Rio de Janeiro no próximo sábado (04) com um card repleto de nomes conhecidos do público brasileiro.

Na luta principal da noite, o campeão peso mosca Alexandre Pantoja luta pela primeira vez em seu país pela organização e coloca o título em jogo contra o desafiante Steve Erceg, décimo colocado no ranking da divisão e escolhido para ser o oponente do brasileiro diante do imbróglio na categoria. Além dele, o ex-campeão peso pena José Aldo Junior encerra sua aposentadoria para enfrentar Jonathan Martinez na categoria dos galos.

Com um card repleto de lutas interessantes, o Quinto Quarto resolveu assumir a responsabilidade de escolher os cinco confrontos mais imperdíveis do card para o público amante de MMA. Confira a lista abaixo:

Cinturão dos moscas: Alexandre Pantoja vs. Steve Erceg – UFC 301

No auge de sua carreira, Alexandre Pantoja retorna a sua casa no Rio de Janeiro para fazer sua primeira luta no Brasil após 14 lutas feitas no Ultimate. Recebendo a responsabilidade de protagonizar um card de formato de pay-per-view, o campeão chega como franco favorito para o confronto com um adversário relativamente desconhecido.

Mas não é por ser desconhecido que Erceg não vá oferecer risco ao campeão – muito pelo contrário. Contratado há menos de um ano pelo UFC, o lutador australiano venceu suas três lutas com performances impressionantes. Oriundo da base do jiu-jítsu, Steve mostrou sua evolução ao nocautear o experiente Matt Schnell em março, carimbando sua chance pelo cinturão.

José Aldo vs. Jonathan Martinez – UFC 301

Após anunciar sua aposentadoria do MMA após a derrota para Merab Dvashvili em 2022, o ‘Rei do Rio’ José Aldo estava com seu foco voltado para o boxe profissional. No entanto, a saudade bateu e o ex-campeão dos penas decidiu voltar ao esporte para completar seu contrato com o UFC, curiosamente no seu território, para uma última dança diante da torcida do Rio de Janeiro. Mesmo que não tenha garantido o que fará no seu futuro, o retorno do atleta vale por si só.

Pela sua frente, Aldo terá o perigoso Jonathan Martinez, que possui um estilo muito parecido com o do brasileiro e ambos prometem proporcionar um violento confronto de três rounds. O americano de 30 anos soma seis vitórias consecutivas na categoria, ocupando a décima segunda colocação no ranking da divisão dos galos.

Vitor Petrino vs. Anthony Smith – UFC 301

Embalado por um ótimo começo de carreira no UFC, o jovem Vitor Petrino surge na categoria dos meio-pesados como a bola da vez do Brasil na divisão. Com apenas 26 anos, o mineiro somou quatro vitórias em apenas um ano com triunfos sobre nomes experientes como Modestas Buskaukas por nocaute e Tyson Pedro por decisão unânime. Agora, ele enfrenta um veterano que ocupa a décima colocação, sua grande chance de ingressar no ranking.

No entanto, o americano Anthony Smith não veio para o Brasil para servir de escada. Com uma vitória nas últimas quatro lutas, o ‘Lionheart’ jamais venceu no Brasil nas duas oportunidades que veio para lutar no país e quer mudar isso desta vez. Uma vitória é mais do que necessária para, além de tudo, provar que ainda pertence ao top 10 da categoria.

Caio Borralho vs. Paul Craig – UFC 301

Um dos principais confrontos da noite no papel, Caio Borralho e Paul Craig acirraram a rivalidade durante a fight week com diversas provocações de todos os lados. Um encontro entre um veterano e um membro da nova geração dos médios trava um confronto que merece a atenção do público.

Craig, veterano de 37 anos, é especialista de jiu-jítsu e é famoso por suas finalizações em inúmeros confrontos de sua carreira. Agora na categoria dos médios, ele enfrenta o brasileiro Caio Borralho, nova sensação brasileira do peso médio e que soma cinco vitórias consecutivas.

Netto BJJ vs. Drakkar Klose – UFC 301

Se você gosta de uma luta com violência deliberada por três rounds, com toda certeza do mundo você vai querer assistir o confronto entre Joaquim Silva, o ‘Netto BJJ’, contra o americano Drakkar Klose válido pela categoria dos pesos leves do UFC. Sem dúvida, um dos principais combates do card preliminar do UFC 301.

Trata-se de dois lutadores extremamente agressivos que sempre proporcionam grandes lutas no striking. São 13 nocautes somados entre os dois atletas, e a chance da luta terminar por decisão dos juízes é pequena.

Escrito por Matheus Costa
Matheus Costa é jornalista, repórter e redator com passagens por MMA Brasil, LANCE!, O Dia, Yahoo! e outros. Sua carreira no jornalismo iniciou na cobertura do MMA, depois se expandindo para a cobertura do futebol e dos bastidores de televisão esportiva brasileira. Já cobriu in loco eventos de MMA, futebol, basquete e jiu-jítsu.