Alex Morgan critica FIFA por patrocínio na Copa do Mundo Feminina

Jamis Gomes Jr. | 11/02/2023 - 21:31

Alex Morgan se posicionou novamente, dessa vez sobre a incoerência de um patrocínio estar presente na Copa do Mundo Feminina 2023. O Mundial que acontecerá entre julho e agosto deste ano pode ter uma marca de turismo vinculada a competição da FIFA e a lenda do futebol estadunidense reprovou essa possibilidade, exigindo mais sabedoria na escolha de parceiros. Confira.

Alex Morgan critica FIFA por suposto patrocínio no Mundial Feminino

Praticamente todo mundo se manifestou contra isso porque, moralmente, simplesmente não faz sentido. — disse Alex Morgan.

A saber, uma empresa de turismo se ofereceu para patrocinar a edição desta Copa do Mundo Feminino 2023 que acontece entre os meses de julho e agosto. A experiente jogadora da gigante Seleção Americana Feminina, Alex Morgan, se pronunciou a respeito dessa possibilidade.

Conhecida por se posicionar pelo que entende ser certo, Morgan criticou a FIFA por cogitar se filiar a uma empresa de turismo da Arábia Saudita.

Como um dos argumentos, Alex comentou que não é a única que acredita ser uma atitude incoerente do órgão máximo do futebol (FIFA) se vincular com ideias que contradizem os direitos humanos e equidade para todos. Dentro disso, a camisa 13 da Seleção Americana citou que as federações de futebol da Austrália e Nova Zelândia também desaprovam essa união.

Em resumo, o movimento é muito pelo que acontece no país da Arábia Saudita. As múltiplas cenas de violência contra as mulheres, atentado aos direitos humanos em geral e matanças em disputa de terras e poder são o retrato que ficam da região. Cabe lembrar que a própria Copa do Mundo Masculina já teve questionamentos quanto a liberdade de expressão durante a hospedagem no Catar.

Perspicácia de Alex Morgan

Acho que o que a Arábia Saudita pode fazer é colocar esforços em sua seleção feminina formada há apenas alguns anos e nem sequer tem uma classificação atual no sistema de classificação da FIFA devido aos poucos jogos que disputou.

Esse seria o meu conselho para eles. E eu realmente espero que a FIFA realize a coisa certa. – explicou uma das capitães da Seleção Americana Feminina, Alex Morgan.

De fato, é uma boa ideia citada por Morgan, mas outra preocupação a respeito dessa afiliação no Mundial é a lavagem de dinheiro. Não é de hoje que empresas da Arábia Saudita estão envolvidas no futebol e esportes em geral. Tradicionais clubes de futebol hoje pertencem majoritariamente a empresas sauditas.

Logo, desvios de dinheiro entre outras ilegalidades também preocupam quem quer assistir e investir em um mundo cada vez mais justo e coerente como a estrela da Seleção Americana tanto demanda.

+ confira também: Zagueiro revelado pelo Boston City é o novo reforço de equipe brasileira

 

Foto destaque: Divulgação/Wired

Escrito por Jamis Gomes Jr.
Sou dicente em licenciatura de Literatura Inglesa no momento. Ao fim da discência, curso superior de jornalismo, aqui vou eu! Amante de esportes - especialmente futebol - e o que eles podem proporcionar. Prazer, sou Jamis Gomes Jr. e estarei aqui no Quinto Quarto BR com vocês nas notícias das nossas queridas NBA, MLS, NFL, NHL, MLB e MMA.
Share your love