O Canadá despachou a Espanha, atual campeã mundial, e avançou para as quartas de final da Copa do Mundo de Basquete. Além disso, ainda acabou com as chances de classificação direta do Brasil para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024.
O jogo, que aconteceu na manhã deste domingo (3), foi válido pela última rodada da 2ª fase do Mundial e teve um final bastante dramático e terminou em 88 a 85 para os norte-americanos.
O primeiro quarto foi bastante equilibrado, com a liderança se alternando a cada posse de bola. A Espanha saiu em vantagem por apenas dois pontos, e o começo do segundo período permaneceu no mesmo ritmo.
O ritmo só mudou quando Dillon Brooks cometeu uma falta antidesportiva, dando espaço para os espanhóis fazerem uma corrida de 7 a 0, abrindo a maior vantagem do jogo até o momento. Na saída para o intervalo, o Canadá estava 10 pontos atrás no placar.
A partida seguiu equilibrada no terceiro quarto, com um leve domínio da seleção europeia. A liderança voltou a se alternar, mas com um jogo quente e rápido, a Espanha voltou a abrir vantagem e ficou 12 pontos na frente.
O último quarto já parecia decidido, mas os dois minutos finais mudaram tudo. Dillon Brooks se redimiu pela falta antidesportiva que tirou o foco do Canadá no segundo quarto e acertou duas bolas de três pontos, trazendo sua equipe de volta ao jogo.
DILLON BROOKS IN THE CLUTCH! 🥶🥶🥶#FIBAWC x #WinForCanada 🇨🇦 pic.twitter.com/TsHOEY7jTz
— FIBA Basketball World Cup 2023 🏆 (@FIBAWC) September 3, 2023
Os canadenses assumiram a liderança por um ponto faltando apenas um minuto de jogo. Em 60 segundos, foram dois tempos técnicos e duas faltas cometidas pelos espanhóis, na tentativa de ter mais tempo de posse de bola.
Shai Gilgeous-Alexander, no entanto, não facilitou e acertou todos os arremessos de lances livres, colocando o Canadá três pontos à frente.
CANADA SURVIVE AGAINST THE WORLD CHAMPIONS & BOOK THEIR TICKETS FOR MANILA 🤯#FIBAWC x #WinForCanada 🇨🇦 pic.twitter.com/SGVZ20w8nF
— FIBA Basketball World Cup 2023 🏆 (@FIBAWC) September 3, 2023
Canadá avança e enterra Brasil de vez
Após a derrota para a Letônia, o Brasil se despediu da Copa do Mundo de Basquete, mas ainda tinha chances de se classificar direto para as Olimpíadas de Paris no próximo ano.
Se o Canadá perdesse para a Espanha, não só estaria eliminado do Mundial, como também teria que brigar por uma vaga nos Jogos Olímpicos, já que a derrota para o Brasil na última sexta-feira (1º) seria somada ao resultado.
Com o resultado positivo, no entanto, os canadenses se classificaram em 1º lugar do grupo L e enfrentarão a Eslovênia de Luka Doncic nas quartas de final —além de terem garantido uma vaga direta nas Olimpíadas.
O Brasil ainda tem chance de se classificar para os jogos de Paris, mas terá que disputar partidas eliminatórias ao longo dos próximos 10 meses.