Brasil é atropelado pela Letônia e dá adeus à Copa do Mundo de Basquete

Paola Zanon | 03/09/2023 - 09:06

Após vencer o Canadá de forma heroica, o Brasil amargou uma dura derrota para a Letônia na última rodada da 2ª fase da Copa do Mundo de Basquete e se despediu da competição na manhã deste domingo (3).

Os letões venceram o jogo que valia uma vaga nas quartas de final por uma diferença de 20 pontos: 104 a 84, mesmo sem a presença de Kristaps Porzingis, sua principal estrela.

Os europeus começaram o jogo mais efetivos tanto no ataque, quanto na defesa, enquanto a seleção brasileira cometeu bastante falta e uma série de erros bobos, como andar com a bola.

O técnico Gustavo de Conti, então, resolveu pedir um tempo para novas orientações. A partir daí, o Brasil melhorou o ataque e encostou no placar, terminando o primeiro quarto apenas dois pontos atrás.

No segundo período, a Letônia começou melhor mais uma vez, jogando com muita velocidade, e voltou a abrir vantagem com uma corrida de 8 a 0, obrigando Gustavinho a pedir mais um tempo técnico.

A reação brasileira se repetiu mais uma vez, até que o placar ficou empatado principalmente com os acertos de Lucas Dias na linha dos três pontos. Na saída para o intervalo, os brasileiros estavam apenas com três pontos a menos.

https://twitter.com/WCCoverage23/status/1698280350034612393

A derrocada do Brasil

A volta do intervalo parecia bastante equilibrada, com as duas seleções alternando a liderança no placar nos dois primeiros minutos.

A Letônia, então, resolveu mudar a estratégia e usar um jogo bastante mental, que foi o suficiente para provocar Bruno Caboclo e fazê-lo cometer sua 4ª falta, o que o tirou do resto do período para evitar uma expulsão.

Sem a presença de um de seus principais jogadores, o Brasil viu a Letônia se distanciar cada vez mais na liderança dos pontos, principalmente com as bolas de três —ao todo, o aproveitamento foi de 45% em 30 tentativas. Ao final do 3º quarto, a vantagem dos europeus era de 18 pontos.

No último período, a seleção brasileira sequer conseguiu esboçar alguma reação, mesmo com Caboclo de volta em quadra. O desespero tomou conta dos jogadores sul-americanos, e Yago dos Santos também chegou à sua 4ª falta.

A vantagem da Letônia chegou a ser de 26 pontos na reta final, e os brasileiros conseguiram diminuir para 20.

Com o resultado, os letões, que estão em sua primeira Copa do Mundo, se classificaram para as quartas de final e ainda aguardam outros jogos para conhecer seu próximo adversário.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.