Após vencer o Canadá de forma heroica, o Brasil amargou uma dura derrota para a Letônia na última rodada da 2ª fase da Copa do Mundo de Basquete e se despediu da competição na manhã deste domingo (3).
Os letões venceram o jogo que valia uma vaga nas quartas de final por uma diferença de 20 pontos: 104 a 84, mesmo sem a presença de Kristaps Porzingis, sua principal estrela.
Os europeus começaram o jogo mais efetivos tanto no ataque, quanto na defesa, enquanto a seleção brasileira cometeu bastante falta e uma série de erros bobos, como andar com a bola.
O técnico Gustavo de Conti, então, resolveu pedir um tempo para novas orientações. A partir daí, o Brasil melhorou o ataque e encostou no placar, terminando o primeiro quarto apenas dois pontos atrás.
No segundo período, a Letônia começou melhor mais uma vez, jogando com muita velocidade, e voltou a abrir vantagem com uma corrida de 8 a 0, obrigando Gustavinho a pedir mais um tempo técnico.
A reação brasileira se repetiu mais uma vez, até que o placar ficou empatado principalmente com os acertos de Lucas Dias na linha dos três pontos. Na saída para o intervalo, os brasileiros estavam apenas com três pontos a menos.
https://twitter.com/WCCoverage23/status/1698280350034612393
A derrocada do Brasil
A volta do intervalo parecia bastante equilibrada, com as duas seleções alternando a liderança no placar nos dois primeiros minutos.
A Letônia, então, resolveu mudar a estratégia e usar um jogo bastante mental, que foi o suficiente para provocar Bruno Caboclo e fazê-lo cometer sua 4ª falta, o que o tirou do resto do período para evitar uma expulsão.
Sem a presença de um de seus principais jogadores, o Brasil viu a Letônia se distanciar cada vez mais na liderança dos pontos, principalmente com as bolas de três —ao todo, o aproveitamento foi de 45% em 30 tentativas. Ao final do 3º quarto, a vantagem dos europeus era de 18 pontos.
No último período, a seleção brasileira sequer conseguiu esboçar alguma reação, mesmo com Caboclo de volta em quadra. O desespero tomou conta dos jogadores sul-americanos, e Yago dos Santos também chegou à sua 4ª falta.
A vantagem da Letônia chegou a ser de 26 pontos na reta final, e os brasileiros conseguiram diminuir para 20.
Com o resultado, os letões, que estão em sua primeira Copa do Mundo, se classificaram para as quartas de final e ainda aguardam outros jogos para conhecer seu próximo adversário.
Reel Cam x Latvia = Top Content ❤️?#FIBAWC x #WinForLatvia pic.twitter.com/EQSl0XadFC
— FIBA Basketball World Cup 2023 ? (@FIBAWC) September 3, 2023