COLUNAS

Fedor Emelianenko disse não ao UFC pela valorização do MMA russo

Fedor Emelianenko disse não ao UFC pela valorização do MMA russo

O maior evento de MMA do mundo, o UFC, atualmente conta com dois campeões russos: Khabib Nurmagomedov Petr Yan. Mas, antes deles, teve alguém que colocou a Rússia no mapa do maior evento de lutas da atualidade: Oleg Taktarov. Mas existe uma lenda que poderia ter aberto portas para a maior nação do mundo, mas negou o UFC: Fedor Emelianenko. A coluna Desbravando Lendas explica.

Fedor Emelianenko disse não ao UFC pela valorização do MMA russo

Que Fedor Emelianenko é um dos maiores lutadores de MMA de todos os tempos, senão o maior, ninguém duvida. Só quem não o viu lutar discutiria isso. Um atleta que ficou invicto por 10 anos merece todo respeito do mundo. Inclusive, durante sua carreira, negou o UFC. Mas como assim?

Fedor havia perdido para o japonês Tsuyoshi Kohsaka por tomar uma cabeçada ilegal. Na ocasião, o juiz paralisou a luta por nocaute técnico. Mesmo com o contestado revés no cartel, ficou invicto de 22 de dezembro de 2000 até 25 de junho de 2010.

A não ida ao UFC pela valorização do MMA russo

Ainda com somente uma derrota na carreira, logo após sua vitória sobre o bielorrusso Andrei Arlosvki, no Affliction, Emelianenko estava programado para lutar com o ex-campeão dos pesos pesados ​​do UFC, Josh Barnett, em 1 de agosto de 2009, no Affliction: Trilogy. Entretanto, Barnett testou positivo para anabolizantes. O brasileiro Vitor Belfort foi cogitado como substituto. Contudo, o Affliction cancelou o evento citando pouco tempo para encontrar um substituto adequado para promover a luta.

Então o presidente do UFC, Dana White, tentou um contrato com o russo, considerado o melhor lutador peso pesado de MMA do mundo. A ideia era casar sua luta com o campeão do UFC, o americano Brock Lesnar. O chefão chegou a dizer que Fedor “era sua obsessão”. Depois de oferecer a Emelianenko um contrato por volta de 2 milhões de dólares por luta, com incentivos para ganhar muito mais com base nas receitas pagas por visualização das lutas, as negociações fracassaram.

Isso porque Emelianenko e sua equipe exigiram uma co-promoção entre o UFC e a M-1 Global (principal evento de MMA russo e que Fedor tornou-se co-proprietário em 2007). Mas os termos Dana White considerou inaceitável. O russo acertou com o Strikeforce, posteriormente comprado pelo UFC. A tal superluta não ocorreu da mesma forma. Em 2020, Dana White afirmou que a única luta que se arrepende de não ter feito foi justamente Fedor x Lesnar. O encontro se daria no Cowboys Stadium, um dos estádios mais modernos do mundo, casa do Dallas Cowboys na NFL e sonho de consumo de White.

A morte que impediu a maior luta de todos os tempos

Em 2012, com Fedor e Lesnar aposentados, Dana tentou sua última cartada. Ele quase conseguiu, mas uma perda familiar do russo arruinou com os planos. As negociações estavam aprofundadas, mas o pai de Emelianenko veio a falecer. Com isso, Fedor desistiu de lutar com Brock Lesnar. Mas estava tudo certo, mas debaixo dos panos. No desfecho pós-morte do pai de Fedor, o russo afirmou:: “Quero passar o resto da minha vida com a minha família”. Lorenzo Fertitta havia se reunido com ele, negociaram por meses, mas quando seu pai morreu, o Último Imperador disse que estava fora.

Parceria UFC e M-1 Global

Até hoje, Emelianenko mantém vitórias sobre sete ex-campeões do UFC. Aos 43 anos de idade, Fedor ainda está em atividade, tendo feito sua última luta em 29 de dezembro de 2019, numa vitória sobre o ex-campeão do UFC Quinton Rampage” Jackson por nocaute no 1º round. Desde 18 de julho de 2018, o UFC tem uma parceria com o M-1 Global. O evento serve como base do UFC para explorar lutadores russos. Parte do acordo também permite que os campeões do M-1 tenham a oportunidade de assinar com o UFC. Com Emelianenko como co-proprietário, será que veremos Fedor no UFC antes do final da sua carreira?

Foto destaque: Reprodução/Russian MMA

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular

NFL, NBA MMA e MLB. Notícias, relatos e colunas. E uma pitada de humor de tiozão. Contato: contact@quintoquartobr.com
Copyright © 2015-2021 - https://www.quintoquartobr.com/

+18


Jogue com responsabilidade


To Top