O futuro da Seleção Brasileira sem a presença de Gustavo de Conti

Otávio Silva | 17/04/2024 - 18:12

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB), anunciou nesta quarta-feira (17), que Gustavo de Conti não é mais o treinador da Seleção Brasileira Masculina. A decisão do desligamento do profissional é considerada surpreendente, principalmente por conta dos últimos resultados que a equipe vinha tendo e também pela proximidade da disputa do Pré-Olímpico, que pode garantir o Brasil em Paris 2024.

Desde 2021 treinando o time nacional, Gustavo de Conti apresentou um bom desempenho na última edição da Copa do Mundo, fazendo o Brasil ir até a segunda fase e conseguir uma vitória consistente diante do Canadá, que conta com grandes estrelas da NBA. Além disto, o time ainda mostrou que Gui Santos e Yago Matheus podem ser grandes nomes da equipe no futuro da equipe.

Na Copa América, o time foi o segundo colocado e perdeu por detalhe para a Argentina, em um jogo que terminou em 75 x 73. Nos Jogos Pan-Americanos, a equipe venceu o México e conquistou a medalha de bronze. Aleksandar Petrović é um dos nomes cotados para assumir o time. Tiago Splitter, ex-jogador e atualmente auxiliar técnico do Houston Rockets é apontado como outro nome na pauta.

Demissão de Gustavo de Conti acontece faltando poucos meses para torneio decisivo

Para garantir sua ida para Paris 2024, o Brasil terá que passar na cidade de Riga, na Letônia, por um pré-olímpico, onde só o campeão irá ter a vaga assegurada para os Jogos Olímpicos. Presente no Grupo B, com Camarões e Montenegro, a Seleção poderá ter pela frente a Letônia, equipe que foi algoz do time na Copa do Mundo. O torneio será realizado nos dias 2 e 7 de junho.

Além do Pré-Olímpico, o substituto de Gustavo de Conti, terá a missão de fazer o time voltar a conquistar uma medalha de ouro no Pan-Americano algo que não acontece desde 1987. Além disto, o Brasil ainda acumula um longo jejum na Copa América, onde não conquista o torneio desde 2009, e na Copa do Mundo de Basquete, a equipe se sagrou campeã pela última vez em 1963.

Escrito por Otávio Silva
Estudante de jornalismo que já passou por grandes portais como Torcedores e Minha Torcida e atualmente no Quinto Quarto. Já contribui para matérias e entrevistas em mais de oito países pelo mundo. Apaixonado por NFL, NBA e, é claro, futebol.