Nesta terça-feira (19), a Federação Internacional de Basquete (FIBA), anunciou os grupos para os aguardados Jogos Olimpícos de Paris de 2024. Para o Brasil, a notícia mostrou um cenário complicado para o time, ainda mais porque poderá ter pela frente, no Grupo B, seleções como França, Alemanha e Japão, que vem mostrando um desempenho impressionante nos últimos anos e prometem complicar a vida dos brasileiros.
The stage is set 🔥
Here's how the Men’s Olympic Basketball groups look for #Paris2024 👀 pic.twitter.com/MFX5ylqtEe
— FIBA (@FIBA) March 19, 2024
Para conseguir a tão sonhada vaga para a Olímpiada de Paris de 2024, o Brasil irá encarar um desafio emocionante no Pré-Olímpico realizado na cidade de Riga, na Letõnia. Presente no Grupo B, ao lado de Camarões e Montenegro, o Brasil terá que mostrar o seu melhor basquete para avançar à próxima fase, onde terá adversários ainda mais complicados.
Em caso de classificação para as semifinais do torneio, o time comandado por Gustavo de Conti terá pela frente Letônia, Filipinas e/ou Geórgia e só o título da competição interessa para o Brasil, já que o campeão será o único a garantir a vaga para Paris 2024.
No total, 24 seleções vão brigar por quatro vagas e foram separadas em pré-olímpicos que serão realizados em Riga, Valência (Espanha), San José (Costa Rica) e Piraeus (Grécia), sendo que apenas os primeiros colocados de cada local vão conseguir a vaga para os próximos Jogos Olímpicos.
Em relação aos adversários do Brasil, quem mais preocupa na primeira fase é Montenegro, que poderá complicar a vida dos brasileiros. Já nas semifinais, a equipe poderá ter pela frente a seleção anfitriã, a Letônia, que foi a surpresa no Mundial de 2023 e poderá ser o adversário mais complicado na disputa do torneio.