Paris 2024: Basquete tem grupos divulgados; Brasil masculino tenta vaga em repescagem

Otávio Silva | 19/03/2024 - 21:42

Nesta terça-feira (19), a Federação Internacional de Basquete (FIBA), anunciou os grupos para os aguardados Jogos Olimpícos de Paris de 2024. Para o Brasil, a notícia mostrou um cenário complicado para o time, ainda mais porque poderá ter pela frente, no Grupo B, seleções como França, Alemanha e Japão, que vem mostrando um desempenho impressionante nos últimos anos e prometem complicar a vida dos brasileiros.

Para conseguir a tão sonhada vaga para a Olímpiada de Paris de 2024, o Brasil irá encarar um desafio emocionante no Pré-Olímpico realizado na cidade de Riga, na Letõnia. Presente no Grupo B, ao lado de Camarões e Montenegro, o Brasil terá que mostrar o seu melhor basquete para avançar à próxima fase, onde terá adversários ainda mais complicados.

Em caso de classificação para as semifinais do torneio, o time comandado por Gustavo de Conti terá pela frente Letônia, Filipinas e/ou Geórgia e só o título da competição interessa para o Brasil, já que o campeão será o único a garantir a vaga para Paris 2024.

No total, 24 seleções vão brigar por quatro vagas e foram separadas em pré-olímpicos que serão realizados em Riga, Valência (Espanha), San José (Costa Rica) e Piraeus (Grécia), sendo que apenas os primeiros colocados de cada local vão conseguir a vaga para os próximos Jogos Olímpicos.

Em relação aos adversários do Brasil, quem mais preocupa na primeira fase é Montenegro, que poderá complicar a vida dos brasileiros. Já nas semifinais, a equipe poderá ter pela frente a seleção anfitriã, a Letônia, que foi a surpresa no Mundial de 2023 e poderá ser o adversário mais complicado na disputa do torneio.  

Brasil terá vida complicada se for para Paris 2024

Como já mencionado, se o Brasil se classificar, entrará no Grupo B, uma verdadeira pedreira. A atual campeã mundial, a Alemanha apresenta a maior possibilidade de classificação no Grupo B – inclusive, é uma das favoritas ao título, com a possibilidade de inclusive destronar os Estados Unidos em Paris 2024. Além do fator casa, a França conta com Rudy Gobert e Victor Wembanyama vivendo boa fase e esperam fazer um papel bonito diante do seu torcedor. Já o Japão, por outro lado, foi eliminado ainda na primeira fase do Mundial de 2023 e não devem ir muito longe no torneio.
Paris 2024 também poderá significar um momento de revanche para o time brasileiro. Em 2021 a equipe foi eliminada do Pré-Olímpico para a Alemanha e ficou de fora da Olímpiada de Tóquio de 2020. Além disto, a Seleção Feminina do Brasil não irá para os Jogos Olímpicos após perder a vaga justamente para o time alemão. Por isto, uma nova partida diante da Alemanha, poderá fazer com que o time brasileiro consiga um resultado positivo diante do seu adversário.
Escrito por Otávio Silva
Estudante de jornalismo que já passou por grandes portais como Torcedores e Minha Torcida e atualmente no Quinto Quarto. Já contribui para matérias e entrevistas em mais de oito países pelo mundo. Apaixonado por NFL, NBA e, é claro, futebol.