Arizona Coyotes – Jogadores, escalação, chart e news

Guilherme Conde | 10/10/2021 - 12:06

Em primeiro lugar, um dos times mais conhecidos da NHL, o Arizona Coyotes foi fundado em 1972, oriundo da primeira fundação dos Winnipeg Jets! A franquia canadense mudou para o estado desértico dos Estados Unidos em 1996, ainda com o nome de Pheonix Coyotes.

Somente há sete anos atrás, que a franquia assumiu o nome do estado, e não mais de Pheonix, até porque os Yotes mandam suas partidas na Gila River Arena, em Glendale.

Uma das curiosidades negativas da franquia, é o fato da instabilidade gerencial recente, pois em 2009, o antigo dono da franquia Jerry Moyes declarou falência. A NHL assumiu a franquia até 2013, e hoje pertence ao bilionário cubano-americano Alex Meruelo, que assumiu em 2019.

JOGADORES DOS ARIZONA COYOTES

Por outro lado, nas últimas cinco temporadas, os Yotes apenas se classificaram para os playoffs na temporada 2019/20, quando foram eliminados na primeira rodada para o Colorado Avalanche.

A princípio, os destaques da última temporada foram o ala direita Phil Kessel e o zagueiro Jakob Chychrun. Kessel, veterano de 34 anos, marcou 20 gols enquanto Chychrun, de apenas 23 anos, marcou 18 gols.

ESCALAÇÃO

De antemão, os Arizona Coyotes nunca levantaram uma Stanley Cup. Cabe ao técnico canadense Andre Tourigny tentar levar o time do deserto para ao menos chegar aos playoffs.

A equipe também conta com o ala esquerda Clayton Keller e o atacante Nick Schmaltz. Ambos marcaram 24 gols e deram 43 assistências na temporada regular passada.

NOTÍCIAS DOS ARIZONA COYOTES

ALEX NA ÁREA

Por fim, o ala direita Alex Galchenyuk, de 27 anos, assinou pelos Yotes em um contrato por um ano. De origem bielorrussa, Alexander Alexandrovich Galchenyuk nasceu em Milwaukee, e na temporada passada jogou em duas equipes canadenses: Ottawa Senators e Toronto Maple Leafs. Galchenyuk marcou cinco gols e oito assistências em 2020-21.

Foto destaque: Divulgação/ Coyotes

Escrito por Guilherme Conde
Radialista, jornalista, e estudante de Administração. Viu Michael Jordan nos Chicago Bulls. Lembra do 1º título dos New England Patriots na era Bill Belichick-Tom Brady. Cansou de comemorar World Series dos New York Yankees. Ainda espera comemorar uma Stanley Cup dos Toronto Maple Leafs.