NFL

Tuck Rule Game: o jogo que não acabou

Dia 19 de janeiro de 2002, que para sempre será marcado como a data do Tuck Rule Game. Jogo valendo pelo divisional round da AFC entre New England Patriots, liderado pelo jovem e então desconhecido quarterback Tom Brady, contra o forte ataque do Oakland Raiders, orquestrado por Rich Gannon. A neve era muito forte no dia que viria a ser o último jogo do velho Foxboro Stadium. Faltava 1 minuto e 50 segundos para o fim do jogo, o time da casa, Patriots, tinha a posse de bola perdendo por 13 a 10.

Esse foi o contexto de uma das mais controversas decisões de juízes da história da NFL. Eis o que aconteceu:

1 – A jogada desenhada é uma blitz de cornerback. O problema nessa movimentação da defesa é a perda de poder de marcação nos wide receivers, pois o jogador que estaria incumbido dessa função está partindo para cima do quarterback. Para resolver o problema, os Raiders posicionaram um linebacker para fazer uma marcação em zona, no local onde inicialmente seria do cornerback, Charles Woodson. Em suma, os Raiders inverteram a função dos jogadores para confundir o ataque e conseguir sackar Brady pelo lado cego.jogada 1

2 – Com o snap, os wide receivers avançaram livres de marcação, mas Brady olha para o lado oposto do ataque, perdendo a opção de fazer o passe rápidojogada 2

3 – Sem marcação nenhuma, e com Brady olhando para o lado oposto, Woodson consegue facilmente acertar o quarterbackjogada 3

O hit fez com que Brady soltasse a bola, porém a “tuck rule” salvou o time de New England.

NFL Regra 3, Seção 22, Artigo 2, Nota 2 (Também conhecido como tuck rule)

Se (um jogador ofensivo) está segurando a bola para fazer um passe para a frente, qualquer movimento intencional para frente que seu braço fizer será considerado o início de um passe, mesmo que o jogador perca a posse da bola na tentativa de colocá-la para perto de seu corpo. Ainda, se o jogador tiver alocado a bola perto do corpo (para evitar expô-la) e perder e posse dela, isso será considerado um fumble.

Na jogada, Woodson atinge Brady, que perde a posse de bola. A posse foi recuperada pelos Raiders, porém a jogada foi para revisão e os juízes definiram que no momento que Brady sofreu a pancada e perdeu a bola, seu braço estava em movimento, logo caracterizando um passe incompleto para os Patriots e a manutenção de sua posse de bola. Está ai a grande decisão do Tuck Rule Game.

A jogada acarretou com os Patriots marcando um field goal de 45 jardas com Adam Viniatieri, que levou o jogo para a prorrogação, aonde o kicker acertou outro field goal para levar os Patriots a final da AFC, aonde venceriam e rumariam para o terceiro Super Bowl da história do clube, aonde venceriam com outro chute de Viniatieri.

A jogada até hoje rende discussões entre amantes do esporte, e em 2013, a regra foi banida da liga através de uma votação entre os donos dos times: foram 29 votos a favor e um contra (Pittsburgh Steelers), New England Patriots e Washington Redskins não votaram. Charles Woodson até hoje não parece muito feliz. 

Comments

Popular

To Top