Troféu Heisman: entenda como funciona e os favoritos de 2023

André Merice | 08/12/2023 - 15:30

A corrida pelo Troféu Heisman 2023 tem sido uma batalha acirrada entre os principais talentos do futebol americano universitário.

Jayden Daniels, Bo Nix, Michael Penix Jr. e Marvin Harrison Jr. emergiram como os grandes favoritos, mas a trajetória e os desafios enfrentados ao longo deste ano delimitam suas chances. Geralmente, os concorrentes ao troféu são os mais disputados no draft da NFL na temporada seguinte.

O que é o Troféu Heisman?

Nomeado em homenagem ao ex-jogador da Brown University e treinador John Heisman, é um prêmio anual dado pela Heisman Trophy Trust para o melhor jogador da temporada de futebol americano universitário.

Na história da premiação, apenas um jogador ganhou o troféu Heisman duas vezes. Trata-se de Archie Griffin da Ohio State Buckeyes, em 1974 e 1975.

Os favoritos ao Troféu Heisman 2023

1. Jayden Daniels

Jayden Daniels, quarterback dos LSU Tigers, tornou-se um candidato ao Troféi Heisman após um desempenho extraordinário contra o Alabama Crimson Tide. Seus números expressivos ao longo da temporada, culminando em 50 touchdowns, o posicionaram como um dos favoritos.

2. Bo Nix

Bo Nix, do Oregon, também deixou sua marca na atual temporada, demonstrando consistência e domínio ao longo da competição. No entanto, sua derrota no Pac-12 Championship Game para Penix e os Washington Huskies diminuiu sua vantagem na corrida pela premiação.

3. Michael Penix Jr.

Michael Penix Jr., quarterback dos Washington Huskies, começou muito bem o ano, mas não conseguiu manter o ímpeto após um desempenho abaixo do esperado no jogo decisivo. Suas atuações medianas durante a segunda metade da temporada comprometeram um pouco suas chances, apesar de uma vitória impressionante sobre Nix e o Oregon.

4. Marvin Harrison Jr.

Marvin Harrison Jr. exibiu um talento excepcional no Ohio State Buckeyes. Apesar de suas notáveis 1.211 jardas recebidas e 14 touchdowns, a temporada não foi suficiente para superar o impacto dos quarterbacks finalistas.

Embora Harrison possa ser considerado um dos jogadores mais talentosos do futebol universitário, a natureza singular da premiação Heisman, que frequentemente privilegia quarterbacks, e a falta de uma temporada individual excepcional em comparação com os finalistas quarterbacks, podem resultar em um quarto lugar na votação.

Onde e quando acontece a cerimônia de premiação do Troféu Heisman 2023? 

A premiação acontece no sábado (9), às 22h (de Brasília), em Nova York, nos Estados Unidos, e conta com mais de dez promessas do futebol americano.

| Veja os últimos cinco ganhadores:

  • 2018 – Kyler Murray, quarterback (Oklahoma/atualmente no Cardinals)
  • 2019 – Joe Burrow, quarterback (LSU/atualmente no Bengals)
  • 2020 – DeVonta Smith, wide-receiver (Alabama/atualmente no Eagles)
  • 2021 – Bryce Young, quarterback (Alabama/atualmente no Panthers)
  • 2022 – Caleb Williams, quarterback (USC)
Escrito por André Merice
No Quinto Quarto desde janeiro de 2021, André Merice cursa o 7º período de jornalismo na Universidade de Ribeirão Preto. Apesar de ser torcedor do São Paulo Futebol Clube, André se encontrou na área dos esportes americanos e hoje se tornou torcedor LeBron James e um admirador de Stephen Curry, o "Víbora".