Tom Brady se torna o terceiro quarterback na história a lançar para 500 touchdowns

Bruno Bataglin | 05/10/2018 - 00:29

Tom Brady, quarterback do New England Patriots
(Crédito: Twitter/reprodução)

O quarterback Tom Brady, astro do New England Patriots, não se cansa de colocar seu nome nos livros de recordes. Na noite desta quinta-feira (4), durante a vitória sobre o Indianapolis Colts no Thursday Night Football, o camisa 12 se tornou apenas o terceiro quarterback na história da National Football League a chegar a 500 passes para touchdown na carreira.

No último quarto da partida, Brady conectou um passe de 34 jardas com o wide receiver Josh Gordon, com 9min19 remanescentes, e se juntou a um grupo seleto que também é composto por Peyton Manning (539) e Brett Favre (508).

O quarterback Drew Brees, do New Orleans Saints, deve ser o próximo a entrar nesta galeria, já que ele entra na semana 5 da NFL com 496 conexões para TD.

Ao juntar a essa galeria de lendas do futebol americano, Brady é o único a conseguir o feito vestindo a camisa de apenas um time.

“É uma marca incrível. Esse cara trabalha extremamente, extremamente duro, dentro e fora de campo. É um grande companheiro de equipe. Ele distribui a bola para todo mundo, nós só temos que fazer as jogadas. Você quer trabalhar duro para um cara assim”, declarou o running back James White, que recebeu um dos passes para TD lançados por Brady durante o triunfo por 38 a 24.

Brady também falou sobre a marca emblemática depois do TNF.

“Coisas assim – marcas e assim por diante – há tantas pessoas que contribuem. Então, eu penso em todas as pessoas que realmente trabalharam duro. O quarterback não lança para si mesmo. Ele precisa de pessoas que recebam, bloqueiem e defendam para fazer jogadas e treinadores que treinam. Esses são grandes prêmios coletivos. Então, muito legal”, disse a estrela máxima de New England.

Até o sisudo técnico Bill Belichick deu suas palavras ao ser questionado sobre os 500 passes para TD de Brady, chamando o acontecimento de “tremendo”.

“Nenhum quarterback eu prefiro ter do que Brady. Ele faz um ótimo trabalho semana após semana, ano após ano. Todas as situações; quero dizer, ele faz um ótimo trabalho”, afirmou o head coach, sempre de poucas palavras.

Também nesta noite, Brady conseguiu outro feito histórico ao conectar ao menos um passe para touchdown com 71 jogadores diferentes ao longo de sua trajetória na NFL, agora um novo recorde da liga. Ele ultrapassou Vinny Testaverde neste quesito.

Gordon, que estava atuando apenas em seu segundo jogo pelos Patriots desde que foi adquirido pelo time em troca com o Cleveland Browns, mostrou-se honrado por ser o 71º jogador a receber um passe para TD lançado pela mão direita mágica de Brady.

“Receber qualquer passe de Tom é incrível, muito mais se for uma recepção histórica. Eu disse a ele ‘parabéns’ e sei que há muitos mais deles por vir. (…) Então, estou ansioso para isso e para a próxima história a ser feita por ele. Eu espero fazer parte disso. Foi incrível”, falou o wideout.

Brady também lançou 71 passes para touchdown em jogos de playoffs, mas esses não contam para efeitos de recordes da NFL.

Chegando para o jogo desta quinta, Brady somou 568 passes para TD contando playoffs. Somando jogos de pós-temporada, Manning é o recordista com 579 passes para touchdowns totais.

O astro dos Patriots sempre bateu na tecla de que o que importa para ele são vitórias e ele chegou a 226 vitórias na carreira na noite desta quinta (incluindo playoffs). Assim, Brady empatou como recordista neste quesito com o kicker Adam Vinatieri, curiosamente jogador dos Colts e ex-jogador dos Patriots.

Rob Gronkowski também expressou palavras de admiração pelo companheiro de longa data.

“É simplesmente surreal o que ele está fazendo em sua idade, como ele se sente, a ética de trabalho que ele tem e como ele traz isso para todos os treinos e todos os jogos. Ele simplesmente não para. É uma honra estar no campo com ele”, disse o camisa 87.

Confira alguns dados curiosos relacionados à trajetória de 500 passes para TD de Brady:

– O primeiro passe para touchdown de Brady foi para o wide receiver Terry Glenn no dia 14 de outubro de 2001;

– Ele é um de apenas dois jogadores a lançarem para 50 touchdowns em uma temporada, ao lado de Peyton Manning;

– O passe mais longo para touchdown de Brady foi um de 99 jardas para Wes Welker, no dia 12 de setembro de 2011 contra o Miami Dolphins. Houve apenas 13 passes que resultaram em um ganho de 99 jardas na história da NFL.

– Ele lançou 76 passes para touchdown para o tight end Rob Gronkowski, sua maior quantidade para um jogador específico. O segundo nesta lista é Randy Moss, com 39 TDs recebidos após lançamentos de Brady.

– Brady soma 68 passes para touchdown contra o Buffalo Bills, sua maior quantidade contra um time específico.

Escrito por Bruno Bataglin
Formado em jornalismo em 2013 pela Cásper Líbero, é um dos fundadores do Quinto Quarto e é editor de NFL. Apaixonado por esportes e por música, não necessariamente nesta ordem. Produtor de conteúdo e pensador nas horas vagas.