Super Bowl NFL: jovem defesa dos Chiefs faz história e impressiona veterano

Paola Zanon | 07/02/2024 - 15:25

O Kansas City Chiefs chegou ao Super Bowl fazendo história com a defesa mais jovem da temporada; essa é apenas a segunda vez na história da NFL que isso acontece.

A primeira vez que isso aconteceu foi em 2009, com o Indianapolis Colts. De acordo com a própria liga, a idade média da equipe defensiva do time de Patrick Mahomes é de 25 anos e 279 dias, considerando apenas jogadores com mais de um jogo disputado na temporada regular.

O talento dos jovens defensores, inclusive, tem chamado a atenção dos veteranos da própria franquia, como Chris Jones, que está mais do que satisfeito com o desempenho deles.

— Acho que os caras estão crescendo e amadurecendo. Temos muitos jovens a quem pedimos para fazer muitas repetições este ano, como Trent McDuffie, sua progressão é astronômica. L'Jarius Sneed, você acompanha a base de trabalho durante os quatro anos desde que ele está aqui. Estou extremamente orgulhoso desses caras—, declarou o também defensor, em entrevista a Kevin Patra, do Arounf NFL.

Toda a defesa dos Chiefs foi reformulada nos últimos quatro anos. Jones é o único remanescente do grupo titular que derrotou o San Francisco 49ers no Super Bowl de 2020 e acompanhou todas as mudanças, assim como as táticas de Steve Spagnuolo, coordenador defensivo da equipe.

Quando você olha onde estava nossa defesa do ano passado até este ano… Tivemos nomes maiores na defesa ano passado, mas essa defesa superou e mostrou esse tipo de progressão. O que Spags foi capaz de fazer com esses jovens foi notável—, avaliou Chris.

Durante a temporada regular, a defesa fez um bom trabalho, sobretudo quando o ataque não estava tão bem, ao permitir o máximo de 21 pontos tomados em um jogo. Já nos playoffs, as atuações foram melhores ainda ao parar Josh Allen e Lamar Jackson.

— Você nunca sabe como os novatos vão se sair. Acho que tem muito a ver com o treinamento e o desenvolvimento dos jogadores. Acho que todos são afiados, confiam uns nos outros e acreditam uns nos outros. Essa jornada fala muito sobre esse time e o que tivemos que passar para chegar aqui—, concluiu Jones.

Técnico dos Chiefs elogia a jovem defesa

O técnico Andy Reid também aprovou a reformulação feita por Brett Veach, gerente geral de operações da franquia, desde que eles conquistaram o título há quatro anos.

— Esses jovens, muitos deles estavam no ensino médio. E eles melhoraram aqui, com o tempo. Eles melhoraram no final do ano passado e fizeram um bom trabalho esse ano. Eu diria que o trabalho de Brett é incomparável, ele fez um bom negócio ao trazer um fluxo de jovens—, declarou o treinador.

Durante a temporada 2023-24 da NFL, a defesa dos Chiefs teve seu menor número de pontos tomados por jogo desde 2019, quando Spagnuolo foi contratado, com 17,3 de média nas partidas regulares e 13,7 nos playoffs —a menor marca para um time que chegou ao Super Bowl desde o Baltimore Ravens de 2000.

Este é um grupo de caras inteligentes e apaixonados que adoram jogar juntos, e essa é uma boa receita para jogar bem na defesa—, disse Steve, se negando a ficar com todo o crédito pelo bom trabalho defensivo.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.