O Kansas City Chiefs chegou ao Super Bowl fazendo história com a defesa mais jovem da temporada; essa é apenas a segunda vez na história da NFL que isso acontece.
A primeira vez que isso aconteceu foi em 2009, com o Indianapolis Colts. De acordo com a própria liga, a idade média da equipe defensiva do time de Patrick Mahomes é de 25 anos e 279 dias, considerando apenas jogadores com mais de um jogo disputado na temporada regular.
O talento dos jovens defensores, inclusive, tem chamado a atenção dos veteranos da própria franquia, como Chris Jones, que está mais do que satisfeito com o desempenho deles.
— Acho que os caras estão crescendo e amadurecendo. Temos muitos jovens a quem pedimos para fazer muitas repetições este ano, como Trent McDuffie, sua progressão é astronômica. L’Jarius Sneed, você acompanha a base de trabalho durante os quatro anos desde que ele está aqui. Estou extremamente orgulhoso desses caras—, declarou o também defensor, em entrevista a Kevin Patra, do Arounf NFL.
Toda a defesa dos Chiefs foi reformulada nos últimos quatro anos. Jones é o único remanescente do grupo titular que derrotou o San Francisco 49ers no Super Bowl de 2020 e acompanhou todas as mudanças, assim como as táticas de Steve Spagnuolo, coordenador defensivo da equipe.
— Quando você olha onde estava nossa defesa do ano passado até este ano… Tivemos nomes maiores na defesa ano passado, mas essa defesa superou e mostrou esse tipo de progressão. O que Spags foi capaz de fazer com esses jovens foi notável—, avaliou Chris.
Durante a temporada regular, a defesa fez um bom trabalho, sobretudo quando o ataque não estava tão bem, ao permitir o máximo de 21 pontos tomados em um jogo. Já nos playoffs, as atuações foram melhores ainda ao parar Josh Allen e Lamar Jackson.
— Você nunca sabe como os novatos vão se sair. Acho que tem muito a ver com o treinamento e o desenvolvimento dos jogadores. Acho que todos são afiados, confiam uns nos outros e acreditam uns nos outros. Essa jornada fala muito sobre esse time e o que tivemos que passar para chegar aqui—, concluiu Jones.
Técnico dos Chiefs elogia a jovem defesa
O técnico Andy Reid também aprovou a reformulação feita por Brett Veach, gerente geral de operações da franquia, desde que eles conquistaram o título há quatro anos.
— Esses jovens, muitos deles estavam no ensino médio. E eles melhoraram aqui, com o tempo. Eles melhoraram no final do ano passado e fizeram um bom trabalho esse ano. Eu diria que o trabalho de Brett é incomparável, ele fez um bom negócio ao trazer um fluxo de jovens—, declarou o treinador.
Durante a temporada 2023-24 da NFL, a defesa dos Chiefs teve seu menor número de pontos tomados por jogo desde 2019, quando Spagnuolo foi contratado, com 17,3 de média nas partidas regulares e 13,7 nos playoffs —a menor marca para um time que chegou ao Super Bowl desde o Baltimore Ravens de 2000.
— Este é um grupo de caras inteligentes e apaixonados que adoram jogar juntos, e essa é uma boa receita para jogar bem na defesa—, disse Steve, se negando a ficar com todo o crédito pelo bom trabalho defensivo.