NFL: Super Bowl é assunto de família para os 49ers

Marcelo Cartaxo | 09/02/2024 - 13:39

Kansas City Chiefs x San Francisco 49ers é o confronto que marca o fim da temporada 2023-24 da NFL. No Super Bowl LVIII, no Allegiant Stadium, em Las Vegas, as duas equipes entram em campo para ver quem leva o troféu Lombardi para casa.

Em 2020 quando estas mesmas equipes estiveram presentes no Super Bowl 54, quem levou a melhor foram os Chiefs com uma vitória de virada por 31 x 20 após saírem atrás no placar. Quatro anos se passaram desde a última final que os times se encontraram, e com elencos em sua grande maioria diferentes daqueles que vimos há quatro anos atrás, fica o mistério de quem será o vencedor da temporada na NFL.

Alguns jogadores dos Niners que sentiram a derrota naquela edição do Super Bowl entram em campo novamente: George Kittle, Fred Warner, Nick Bosa, Arik Armstead, Deebo Samuel, Brandon Ayuk, Ray Ray McCloud III.

A lista é longa, mas maior do que a quantidade de jogadores que estarão no rematch do Super Bowl 54, apenas a história dos Niners por trás da grande final de 2024.

O Super Bowl é assunto de família para o San Francisco 49ers

Kyle Shanahan chega ao seu 2º Super Bowl comandando a equipe do San Francisco 49ers. O técnico assumiu o time em 2017, e desde então tenta levar SF ao seu primeiro título no século 21.

A última vez que os 49ers foram campeões do Super Bowl foi em 1994, quando o time comandado por Joe Montana derrotou o San Diego Chargers por 49 x 26. Na marca dos 30 anos desde o último título dos 49ers, Kyle Shanahan tenta levar o título para San Francisco, mas com motivos pessoais para alcançar a glória no Super Bowl.

O pai de Kyle, Mike Shanahan, também era treinador e deixou sua marca na NFL vencendo dois Super Bowl consecutivos com o Denver Broncos em 1997 e 1998. Além disso, de 96 à 98 os Broncos colocaram a melhor campanha num recorte de três temporadas seguidas, vencendo 46 jogos e perdendo outros 10 neste interim.

Mike Shanahan e Ed McCaffrey

Uma das maiores coincidências da temporada na NFL é a ligação atual entre o técnico Kyle Shanahan e o running back Christian McCaffrey. O jogador foi trocado para os Niners em 2022, e assim formou o reencontro entre Shanahan´s e McCaffrey´s.

Mike Shanahan foi campeão em Denver comandando um time que tinha entre suas principais armas um tight-end chamado Ed McCaffrey, pai de Christian. Enquanto os dois faziam história em campo com o Denver Broncos, seus filhos cresciam fora dele nas montanhas do Colorado.

Christian era apenas uma criança de dois anos quando seu pai venceu o segundo Super Bowl com os Broncos, enquanto Kyle era uma adolescente de 17 anos que muitas vezes era visto ao lado do pai em jogos.

Em certos momentos, Ed McCaffrey não tinha com quem deixar seu filho mais velho Christian quando saia de casa para treinamentos, jogos ou compromissos pessoais, e Mike pediu que seu filho fosse babá de Christian em algumas ocasiões.

A ligação entre Christian e Kyle até então era inexistente tanto pela diferença de idade quanto o seguimento dos pais. Shanahan seguiu os passos de seu pai e investiu na carreira como treinador da NFL, enquanto CMC crescia e ia ganhando espaço em vários esportes nos anos escolares, dentre eles o atletismo. Algo que hoje parece ser a melhor característica do running back que soma 25 touchdowns e mais de 1.500 jardas em temporada regular e playoffs nesta temporada.

McCaffrey rapidamente se tornou um dos principais jogadores de futebol americano universitário jogando pela faculdade de Stanford, até que em 2017 foi recrutado pelo Carolina Panthers na 8ª escolha geral do draft. Curiosamente, no mesmo ano Kyle assumiu o comando dos 49ers.

Agora juntos, Kyle Shanahan e Christian McCaffrey podem fazer história, assim como Mike e Ed fizeram em Castle Rock, no Colorado.

O DNA defensivo dos Bosa e o único sucesso em três gerações

Shanahan e McCaffrey compartilham um passado não tão distante e bem sucedido para seus pais, mas para Nick Bosa, Joey Bosa e John Bosa a história é um pouco diferente.

Nick é o principal jogador de defesa do San Francisco 49ers e está prestes a disputar o 2º Super Bowl de sua carreira, enquanto seu irmão Joey Bosa foi por anos um dos melhores pass rushers da NFL, e seu pai John Bosa jogou três temporadas como profissional no Miami Dolphins na década de 90.

Hoje, Nick Bosa é o mais bem sucedido da família. Em 2019 como calouro venceu o prêmio de defensive rookie of the year. Dois anos depois foi eleito o melhor jogador de defesa na NFL, deixando para trás na corrida outro jogador com um sobrenome que assombra quarterback, T.J. Watt.

Joey teve boas temporadas com os Chargers, mas aos 32 anos o jogador parece estar longe de sua melhor forma física. Enquanto isso, o pai dos irmãos Bosa, John não teve sucesso como jogador, mas criou outros dois grandes atletas que firmam o sobrenome da família na NFL.

Escrito por Marcelo Cartaxo
Marcelo Cartaxo é um estudante de jornalismo na Universidade Veiga de Almeida, cujo interesse e paixão pelo jornalismo esportivo o levaram a acumular experiências em várias plataformas renomadas. Sua trajetória inclui colaborações notáveis em veículos como Premier League Brasil, Minha Torcida, Esportelandia, Futebol na Veia e ShaftScore.