Sem surpresa, Tom Brady é eleito MVP da temporada 2017 da NFL

Bruno Bataglin | 03/02/2018 - 23:21

Tom Brady, quarterback do New England Patriots
(Crédito: Instagram/reprodução)

Tom Brady não se cansa de colocar seu nome no livro dos recordes. O quarterback do New England Patriots foi eleito o MVP da temporada 2017 da National Football League neste sábado (3), em prêmio anunciado no NFL Honors, cerimônia de gala da NFL.

Aos 40 anos e 184 dias de idade, Brady é o jogador mais velho a ganhar o prêmio de MVP (Most Valuable Player ou Jogador Mais Valioso), que é distribuído desde 1957.

Brady recebeu 40 votos em um painel composto por membros da imprensa de todos os Estados Unidos. Ele superou facilmente os concorrentes ao prêmio: o running back Todd Gurley, do Los Angeles Rams, recebeu oito votos, e o quarterback Carson Wentz, do Philadelphia Eagles, ficou com dois votos.

O wide receiver Julian Edelman, do New England Patriots, aceitou o prêmio em nome de Brady durante a cerimônia do NFL Honors, em Minneapolis. Isso se deu porque o companheiro está se preparando para a decisão deste domingo, enquanto que Edelman está se recuperando de lesão.

Em seu perfil oficial no Twitter, o New England Patriots publicou uma mensagem de Brady após ganhar o prêmio.

O camisa 12 da franquia de Foxborough está faturando a honraria na mesma idade em que duas lendas da NFL como Joe Montana e Peyton Manning se aposentaram do futebol americano. E isso dá ainda mais argumentos para afirmar que Brady é o maior QB da história.

Agora, Tom Brady tem em seu currículo três prêmios de MVP da liga, quatro prêmios de MVP do Super Bowl, cinco títulos de Super Bowl (vai tentar o sexto neste domingo, contra o Philadephia Eagles) e um prêmio de Comeback Player of the Year.

Brady também foi eleito MVP da NFL em 2007 e 2010.

O último MVP a vencer o Super Bowl foi Kurt Warner, na temporada 1999.

“Não há quarterback que eu prefiro ter no meu time além de Tom Brady. Estou feliz por ter ele”, declarou Bill Belichick, técnico dos Patriots, nesta semana de Super Bowl LII.

Nesta temporada regular de 2017, em 16 jogos como titular, Brady acertou 385 passes de 581 (66,3% de aproveitamento) para 4.577 jardas (melhor marca da liga), 32 touchdowns e oito interceptações. O signal caller liderou os Patriots em uma campanha de 13-3, a melhor de toda a Conferência Americana (AFC), e derrotou Tennessee Titans e Jacksonville Jaguars nos playoffs para levar o time ao Super Bowl.

O astro dos Pats se tornou o jogador mais velho a liderar a NFL em jardas de passe. Anteriormente, Fran Tarkenton, com 3.468 jardas com a camisa do Minnesota Vikings na temporada 1978, aos 38 anos de idade, era o recordista.

A temporada de Brady aos 40 anos de idade foi histórica, com o QB chegando a produzir o documentário ‘Tom vs. Time’, em que ele registra a sua batalha contra o tempo para seguir atuando em altíssimo nível em uma liga tão competitiva quanto a NFL.

Tom Brady se juntou a um grupo de outros 12 quarterbacks desde 1970, quando houve a fusão AFL-NFL, a ser titular em um jogo da NFL com mais de 40 anos de idade.

O jogador mais velho a fazer um passe em um jogo foi George Blanda aos 48 anos, no último jogo de sua carreira com o Oakland Raiders, no dia 21 de dezembro de 1975.

Brady também se tornou o quarto jogador dos Patriots a jogar aos 40 anos de idade, se juntando aos quarterbacks Doug Flutie (43 anos em 2005) e Vinny Testaverde (43 anos em 2006), e o linebacker Junior Seau (40 anos em 2009).

Neste domingo, com 40 anos e 185 dias, Brady se tornará o mais velho jogador (sem contar kickers e punters) a atuar em um Super Bowl.

Selecionado na sexta rodada do draft de 2000 pelo New England Patriots, com a 199ª escolha geral, Tom Brady acertou 63,9% de seus passes para 66.159 jardas, 488 touchdowns e 160 interceptações em 253 partidas de temporadas regulares na carreira até agora.

Escrito por Bruno Bataglin
Formado em jornalismo em 2013 pela Cásper Líbero, é um dos fundadores do Quinto Quarto e é editor de NFL. Apaixonado por esportes e por música, não necessariamente nesta ordem. Produtor de conteúdo e pensador nas horas vagas.