Faltam apenas duas partidas antes do Super Bowl LV. Neste domingão (24), teremos a definição dos campeões da Conferência Nacional (NFC) e da Conferência Americana (AFC). E eles vão se enfrentar no dia 7 de fevereiro, no Raymond James Stadium, em Tampa. Se você quer saber o que rolou nas decisões de conferência da National Football League, confira o nosso Scramble!
Aqui, reunimos nossas análises de cada um dos jogos decisivos. Então, se quer buscar tudo em um só lugar, então prontinho! O QQ deixa tudo registrado.
Neste espaço, Bruno Bataglin, editor de NFL do QQ, e Miguel Amado, apresentador do Quinto Quarto Expresso, fazem suas análises dos jogos decisivos. Sempre com uma boa pitada de humor ácido e descontração pura que faz parte do DNA do Quinto Quarto.
Sem mais delongas, vamos às finais de conferência dos playoffs da temporada 2020 da NFL…
Jogos do domingão – 24 de janeiro
Kansas City Chiefs (14-2) 38 x 24 Buffalo Bills (13-3)
por Bruno Bataglin
– Sim, teremos Patrick Mahomes novamente no Super Bowl e será contra Tom Brady. O maior talento da NFL na atualidade contra o melhor de todos os tempos. Quem levará a melhor?
– O primeiro quarto foi totalmente do Buffalo Bills. O time chegou chutando a porta e abriu 9 a 0 com um TD de três jardas em passe de Josh Allen para Dawson Knox. Mas o extra point de Tyler Bass foi errado. E aquilo já era um indício de que os Bills tropeçariam.
– Óbvio que ainda tinha muito jogo, mas contra o Kansas City Chiefs, você tem que ser perfeito. E Buffalo não foi. E, já no segundo quarto, os mandantes anotaram 21 pontos seguidos e abriram 21 a 9. Com um ataque explosivo, é isso que acontece.
– E, antes do intervalo, Bass acertou um field goal de 20 jardas para reduzir a desvantagem para 21 a 12.
– O restante da partida foi com os Chiefs abrindo e fazendo a manutenção da vantagem construída. Os Bills até ensaiaram uma graçola, chegaram a recuperar um onside kick, mas não rolou. Faltou bola (e psicológico) para Buffalo, que chegou a arranjar umas tretas no final que comprometeram ainda mais qualquer tentativa de reação improvável.
The @BuffaloBills recover the onside kick! #BillsMafia #NFLPlayoffs
?: #BUFvsKC on CBS
?: NFL app // Yahoo Sports app: https://t.co/RTcXvhOR4u pic.twitter.com/t1PCOnlhDe— NFL (@NFL) January 25, 2021
– O ataque dos Chiefs foi encontrando seu ritmo aos poucos. E, ainda que tenha passado em branco no quarto inicial, quando chegou para a partida foi avassalador. Mahomes (29/38, 325 jardas e três touchdowns) mais uma vez foi espetacular. E ele tirou total proveito do wide receiver Tyreek Hill (nove recepções para 172 jardas) e do tight end Travis Kelce (13 recepções para 118 jardas e dois TDs).
Mahomes. Kelce.#ChiefsKingdom can feel it. #NFLPlayoffs
?: #BUFvsKC on CBS
?: NFL app // Yahoo Sports app: https://t.co/RTcXvhOR4u pic.twitter.com/74UAxxciao— NFL (@NFL) January 25, 2021
– Pelo chão, Kansas City também produziu, somando 114 jardas e dois TDs. Foram 13 corridas para 52 jardas e um TD com Darrel Williams e uma corrida para 50 jardas com o wide receiver Mecole Hardman. O outro TD foi com Clyde Edwards-Helaire, mas este correu seis vezes para pífias sete jardas.
– Os Bills fizeram uma temporada valente, isso é inegável. Mas, ainda que não eu não esperasse muito da defesa neste domingo, ainda mais com Mahomes do outro lado, eu esperava bem mais do ataque. Foram apenas 24 pontos no total e o quarterback Josh Allen (28/48, 287 jardas, dois TDs e uma INT) fez sua partida mais modesta em tempos. Allen também correu sete vezes para 88 jardas.
Allen to Knox!
The Bills lead by 9 early. #BillsMafia #NFLPlayoffs
?: #BUFvsKC on CBS
?: NFL app // Yahoo Sports app: https://t.co/RTcXvhOR4u pic.twitter.com/J5VnjxoQPK— NFL (@NFL) January 25, 2021
– Até os melhores wide receivers de Buffalo não brilharam: Cole Beasley (sete recepções para 88 jardas) e Stefon Diggs (seis recepções para 77 jardas). O tight end Dawson Knox (seis recepções para 42 jardas e um TD) completou o trio que mais produziu.
– Sempre um problema nesta temporada, o ataque terrestre dos Bills inexiste. Basta destacar que Allen correu para 88 jardas e o ataque produziu 129 totais. E o restante do time produziu 41 jardas totais pelo chão.
– O melhor time venceu e foi isso. O Kansas City Chiefs se poupou na temporada regular, mas destruiu nos playoffs. É isso. Mahomes vai tentar seu segundo anel e ninguém pode duvidar mais dele.
PS: nossa aposta de over 54 pontos bateu. Fácil. Assim, fechamos os palpites da rodada com 100% de aproveitamento. Melhor, impossível.
FINAL: Back-to-back AFC Championship wins for the @Chiefs! #NFLPlayoffs #RunItBack
(by @Lexus) pic.twitter.com/yv18i4bhx5
— NFL (@NFL) January 25, 2021
2x AFC Champion. #RunItBack #NFLPlayoffs pic.twitter.com/HAoYjm85cQ
— NFL (@NFL) January 25, 2021
Green Bay Packers (12-3) 26 x 31 Tampa Bay Buccaneers (11-5)
por Miguel Amado
– A final da NFC da temporada 2020 foi marcada pelos erros. Tom Brady foi interceptado três vezes. Aaron Rodgers não conseguiu um TD na red zone perto dos dois minutos finais. O maior erro de todos já falaremos. Ganhou quem errou menos e o Tampa Bay Buccaneers, depois de 18 anos, irá ao Super Bowl para sua segunda grande decisão na história da franquia. Tom Brady tem um pouco mais de experiência: será seu décimo Super Bowl. Aliás esta será a primeira vez na história que um time jogará o Super Bowl em casa, já que a edição 55 será no Raymond James Stadium em Tampa.
– O jogo estava equilibrado, 14 a 10 no final do segundo quarto, quando Aaron Rodgers forçou uma bola no meio e foi interceptado por
Sean Murphy-Bunting, que segurou o recebedor, mas a arbitragem não marcou. Essa INT não seria um grande problema, mas depois de uma conversão de quarta descida dos Bucs, a defesa dos Packers deixou Scotty Miller livre para um TD de 39 jardas com o snap sendo feito com 6 segundos no relógio apenas.
TOM BRADY WANTS IT ALL.#NFLPlayoffs #GoBucs
?: #TBvsGB on FOX
?: NFL app // Yahoo Sports app: https://t.co/cHuzDq5flQ pic.twitter.com/GhZ10T7wHc— NFL (@NFL) January 24, 2021
– A diferença que era para ser de quatro no intervalo foi para 11 em um grande erro. E no primeiro drive do terceiro quarto, Aaron Jones sofreu um fumble em lindo tackle de Jordan Whitehead. Brady conectou com Cameron Brate para um TD rápido que abriu 28 a 10.
Another turnover for the Bucs defense.
Whitehead and White combine on the fumble recovery. #GoBucs #NFLPlayoffs
?: #TBvsGB on FOX
?: NFL app // Yahoo Sports app: https://t.co/cHuzDq5flQ pic.twitter.com/XhkveJAbAt— NFL (@NFL) January 24, 2021
– Os Packers cortaram a diferença e forçaram duas interceptações de Tom Brady (20 de 36, 280 jardas, 3 TDs e 3 INTs) , mas não fizeram o suficiente no ataque para virar a partida. No momento mais crítico os mandantes avançaram da sua linha de 34 até uma primeira descida para oito jardas, com 31 a 23 no placar e menos de três minutos no relógio. Mas o time não entrou na end zone em três tentativas e Matt LaFleur optou pelo field goal, uma decisão que será repensada, comentada, destruída por alguns e lamentada pelos torcedores dos Packers.
– O time perdeu sua quarta final de conferência seguida e só conseguiu ir uma vez ao Super Bowl nesta era Aaron Rodgers (33 de 48, 346 jardas, 3 TDs e uma INT) .
– Já com Tom Brady, uma ida ao Super Bowl é quase uma garantia.