Quais foram os melhores shows do Super Bowl?

Marcelo Cartaxo | 07/02/2023 - 12:30

A atração do Super Bowl 2023 é a cantora caribenha Rihanna, que apresentará no intervalo do Super Bowl LVII enquanto Chiefs x Eagles estiver interrompido para a pausa. Contudo, saiba quais foram os melhores shows do Super Bowl.

Os espetáculos do Super Bowl chamam a atenção até daqueles que não assistem ao esporte. Assim, separamos alguns artistas que estão entre os melhores shows do Super Bowl.

Antes de mais nada, vale ressaltar que pouco mais de 20% dos telespectadores em Super Bowls passados afirmaram que só assistem ao jogo enquanto esperam o show do intervalo. Desde a década de 90 a final da NFL leva alguns dos melhores artistas do mundo para performar durante o horário mais calmo do jogo, o intervalo. O primeiro foi Michael Jackson, e até hoje é considerada uma das melhores performances do show do intervalo.

Antes disto, eram bandas marciais que entravam em campo enquanto os times iam para o vestiário e faziam suas apresentações enquanto marchavam, mas pela falta de interesse do público a NFL afim de entreter e engajar começou a levar grandes artistas para os gramados do Super Bowl.

Vale ressaltar que a ordem dos shows não diz respeito a qual realmente foi o melhor, já que depende do gosto também daquela que leiam sobre ou assistam as performances.

Quais foram os melhores shows do Super Bowl?

Michael Jackson (1993)

Foto destaque: Divulgação/ MJ Beats

O primeiro grande artista a levar um espetáculo à parte para o Super Bowl foi Michael Jackson no ano de 1993. Mesmo naquela época possuindo os maiores hits do século até então, não teve um setlist tão extenso, afinal são apenas 15 minutos de intervalo. Contudo, performou grandes hits como “We Are the World”, “Heal the World” e também cantou “Billie Jean”, sendo nos dias de hoje a música que mais foi reproduzida em sua página no Spotify, com 1,307,454,080 reproduções.

Janet Jackson (2004)

Foto destaque: Divulgação/ NFL

A irmã do rei do pop também já se apresentou em um intervalo do Super Bowl, ao lado de Justin Timberlake, Kid Rock e Nelly. A apresentação consta como uma das mais icônicas do evento, e não só porque Tom Brady venceu seu segundo anel naquele ano, mas ficou marcado por uma falha de figurino de Janet Jackson.

A saber, enquanto o cantor Nelly cantava um de seus maiores sucessos “Hot in Here”, nos segundos finais do show Justin Timberlake acabou arrancando “acidentalmente” a parte do figuro de Janet que cobria o peitoral, deixando assim exposta no fim do show. Tirando isto, a performance contou também com o rapper Diddy cantando em um mar de fumaça, enquanto Nelly na hora da canção saiu de dentro de um carro vermelho.

Dr.Dre, Snoop Dog, Eminem, Mary J. Blige, Kendrick Lamar e 50 cent (2022)

Foto destaque: Divulgação/ NFL

Quando a grande final retorna ao estado da Califórnia para um dos estádios mais modernos da liga, a NFL levou os artistas mais talentosos do mundo do Hip-Hop e R&B lendas para fazer uma das maiores produções que o intervalo já viu.

A performance dos artistas foi tão icônica que rendeu um Emmy de melhor performance ao vivo no ano de 2022. Com um repertório cheio de clássicos, uma das cenas mais marcantes foi 50Cent suspenso de cabeça para baixo recriando um de seus clipes mais famosos, o da música “In Da Club”. Além disso, Eminem cantou “Lose Yourselft” que o rendeu um Oscar de melhor canção original em seu filme, 8Mile em 2006. Kendrick Lamar com “Humble”, Dr.Dre e Snopp Dog com “Still D.R.E” e Mary J Blige com seu maior hit “Family affair”.

U2 (2002)

Foto destaque: Divulgação/ GQ

Bono Vox, um dos maiores astros do rock e sua banda U2 protagonizaram um dos shows mais impactantes do Super Bowl. A apresentação aconteceu poucos meses após o ataque terrorista do dia 11 de setembro de 2001 em que aviões atravessaram as Torres Gêmeas/ World Trade Center, em Nova Iorque. Começando com a música “Beautiful Day”, a banda irlandesa emociona todo o estádio e em seguida “MLK” enquanto os nomes daqueles que perderam suas vidas no atentado estavam aparecendo em um telão. Encerraram com “Where the Streets Have no Name”.

Prince (2007)

Foto destaque: Divulgação/ Prince

O artista fez a possível performance mais icônica da história do Super Bowl, onde em vários sites pesquisados para a produção desta pauta apareceu em 1° lugar. Nesse sentido, o cantou levou uma banda marcial para acompanhá-lo durante o show em suas músicas. Fez alguns mashups de Bob Dylan, Queen e Foo Fighters, mas nenhum impressionou tanto quanto uma de suas músicas mais famosas: Purple Rain. Encerrando o show com esta canção, no momento em que começou a tocar o solo de guitarra na música a chuva tomou conta do ambiente, e assim ficou imortalizado como a melhor apresentação em Super Bowl na história.

Outros shows marcantes do Super Bowl

  •  Katy Perry (2015)
  • Madonna (2012)
  • Bruno Mars (2014)
  • Lady Gaga (2017)
  • The Rolling Stones (2006)

Foto destaque: Divulgação/ NFL.

 

Escrito por Marcelo Cartaxo
Marcelo Cartaxo é um estudante de jornalismo na Universidade Veiga de Almeida, cujo interesse e paixão pelo jornalismo esportivo o levaram a acumular experiências em várias plataformas renomadas. Sua trajetória inclui colaborações notáveis em veículos como Premier League Brasil, Minha Torcida, Esportelandia, Futebol na Veia e ShaftScore.
Share your love