Pro Bowl: Sorocaba Braves é o 1º time do Brasil a jogar competição da NFL nos EUA

Victor Francisco | 03/02/2024 - 14:01

Todos já sabem da notícia de que a NFL irá trazer um jogo de sua temporada regular para o Brasil. Mas poucos sabem que o Brasil, neste final de semana, terá o seu primeiro time atuando por uma competição oficial da NFL nos EUA.

O Sorocaba Braves sub-12 venceu a competição da NFL Flag realizada no Brasil em outubro do ano passado. Foram 12 times de Flag Football 5×5 sub-12, demonstrando grande habilidade e um futuro de promissores jogadores. No final, o Sorocaba Braves foi o campeão contra o Tribais, de São José dos Campos, em uma disputa acirrada (14 a 12). Com a conquista, o time do interior de São Paulo ganhou o direito de participar do Pro Bowl 2024 em Orlando, com todos os custos logísticos pagos.

O Sorocaba Braves venceu o NFL Flag em outubro do ano passado no Brasil e ganhou passagem direta para o Pro Bowl em Orlando, neste fim de semana.
Foto: Grasiela Gonzaga / Flag Football Brasil

Sorocaba Braves: um olho no Pro Bowl, outro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

A grande atração do Pro Bowl neste ano será o jogo de Flag Football disputado no domingo (4) entre os jogadores da NFL, entre eles, os astros Jalen Hurts (Philadelphia Eagles), Tyreek Hill (Miami Dolphins) e Sam LaPorta (Detroit Lions). O foco na variante do football americano é uma forma da NFL e o comitê olímpico dos Jogos de Los Angeles promoverem o Flag, que fará sua estreia olímpica em 2028.

O Sorocaba Braves estará presente no Pro Bowl e em todas as suas atividades durante quatro dias competições de flag football entre equipes de 12 países diferentes. No dia 1º de fevereiro, os times fizeram um teste de habilidades, com os dias 2 e 3  atuando nos jogos entre as Seleções. No dia 4, todos estarão no estádio Camping World Stadium, junto aos astros da NFL.

O Quinto Quarto esteve no último treino do Sorocaba Braves antes da viagem para os EUA, conversando com os treinadores do time e também os pequenos talentos, focados de olho na grande oportunidade em 2028 – os Jogos Olímpicos.

“É uma responsabilidade enorme. Nós vemos muito talento em nosso time e conseguir esse feito é sensacional”, comenta o head coach Rodney Andrade, sobre o sentimento de ser o primeiro time brasileiro a disputar uma competição da NFL nos EUA.

Para Andrade, a participação do Flag Football nos Jogos Olímpicos será um grande incentivo para que o público em geral conheça o esporte. “Até 2028, o meio do Flag Football estará muito animado e nós teremos uma evolução muito boa”. Para o técnico, o Flag Football pode ser tanto uma modalidade que os praticantes tenham dedicação exclusiva ou uma preparação técnica para o futebol americano equipado: “Para um wide-receiver, um corner, um linebacker, aprender o timing e a leitura, você pode pegar de uma maneira mais tranquila com o Flag”.

Paulo Lisboa, fundador do Sorocaba Braves junto com Rodney em 2015, comenta que a ideia original do projeto foi realmente dar base de fundamentos para atletas de futebol americano. Hoje, o time, além da categoria sub-12 de Flag Football, trabalha também com categorias de 14, 16 e 18 anos, além do adulto. “A procura sempre foi maior pelas categorias maiores”, aponta Lisboa. Sobre o fato da competição no Pro Bowl ser mista, com meninos e meninas no mesmo time, empreendedor aponta que não é uma novidade para o Sorocaba Braves, que sempre trabalhou desta forma.

Os co-fundadores Paulo Lisboa e Rodney Andrade e Hebert Gonçalves, coordenador defensivo, lideram o projeto de Flag Football do Sorocaba Braves.Foto: Victor Francisco
Os co-fundadores Paulo Lisboa e Rodney Andrade e Hebert Gonçalves, coordenador defensivo, lideram o projeto de Flag Football do Sorocaba Braves.
Foto: Victor Francisco

Flag Football ou Arco-Flecha?

Eleito o melhor jogador do NFL Flag em outubro, Miguel Sampaio, 12, conta que a influência do pai e do irmão o levou ao esporte e ao Sorocaba Braves. “Quando vim com meu pai buscar meu irmão no treino, o Rodney comentou que precisava de jogadores da minha idade para o campeonato que levava para o Pro Bowl. Foram dois meses de treino para mim, jogamos o campeonato e agora vamos para Orlando”.

Sobre o que mais gosta no esporte, Miguel aponta que é o fato dele ser desconhecido: “Esse esporte não é tão conhecido e praticar o que não é conhecido é legal. Prefiro praticar o que está começando agora para ganhar fama no Brasil e no mundo também”, falou o jovem talento brasileiro, que também é fã de arco e flecha. O amor pelos dois esportes divide Miguel, que quer estar nos Jogos Olímpicos representando o Brasil em uma das duas modalidades.

Flag Football: Brasil preparado para os Jogos Olímpicos

O Brasil vem se preparando suas Seleções o melhor possível para a possibilidade de participar dos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028.

Apoiada por sua Confederação (CBFA), as Seleções Brasileiras foram ao Mundial de 2021 em Israel e obtiveram resultados históricos. A Seleção Masculina esteve em seu primeiro Mundial, obtendo a 17ª colocação.

Já a feminina estava em seu quinto mundial, conseguindo a melhor colocação até então, um quarto lugar que deixa as brasileiras em ótima posição de sonhar com um pódio olímpico. EUA, México e Áustria ficaram à frente do Brasil.

Além do Mundial, o Brasil também participou, em 2022, do World Games, segunda competição polidesportiva mundial em nível de importância. Nela, as brasileiras ficaram em sétimo lugar.

Escrito por Victor Francisco
Campeão Brasileiro de Futebol Americano pelo Corinthians Steamrollers (2011), Victor é jornalista, com experiência na área esportiva como Social Media Journalist da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) e Social Media Editor para a Premier League. É fundador da plataforma de mídia Salão Oval, destinada ao futebol americano no Brasil. Foi narrador e comentarista do futebol americano praticado no Brasil no BandSports, Fox Sports, Globo Esporte.com e ESPN.