Playoffs da NFL: Chegou a vez de Dak Prescott e dos Cowboys?

Alice Tamashiro | 12/01/2024 - 16:00

Equipe esportiva mais valiosa em 2023, o Dallas Cowboys chega aos playoffs da NFL depois de duas vitórias consecutivas sobre o Detroit Lions e o Washington Commanders.

O Dallas Cowboys foi criado em 1960, tornando-se a primeira franquia de expansão da história da liga. O time surgiu da intenção de Clint Murchison Jr., empresário norte-americano do petróleo, em levar uma equipe da NFL a Dallas. Até então, a cidade do Texas era representada apenas na antiga American Football League.

Em 1966, a franquia alcançou sua primeira temporada com mais vitórias do que derrotas. A campanha de 10-3-1 garantiu o título da antiga “Conferência Leste”.

Principal motivo para o Dallas Cowboys ter se classificado para os playoffs

Campeão da NFC Leste, os Cowboys apresentaram uma campanha de 12 vitórias e apenas cinco derrotas. A franquia venceu sete dos últimos 10 confrontos disputados, demonstrando seu alto equilíbrio durante a temporada regular da NFL. Sem dúvidas, a constância do time de Dallas é um dos principais motivos de sua classificação.

Somado a isso, o Dallas Cowboys conta com o talento de Dak Prescott, um dos principais quarterback da atualidade. O jogador liderou as estatísticas da franquia em todos os jogos disputados.

Principal jogador: Dak Prescott

Dak Prescott, Dallas Cowboys
Dak Prescott (4). Foto: Icon Sport

O veterano dos Cowboys entra na pós-temporada de 2024 com os olhos focados no Super Bowl LVIII. Prescott jogou em alto nível após uma temporada de 2022 turbulenta. Atualmente, ele está em terceiro lugar na NFL nas estatísticas de líderes defensivos.

Recentemente, Dak Prescott foi elogiado por Aaron Rodgers (quarterback do NY Jets). Em uma participação no Pat McAffe Show, Rodgers disse que Dak é seu “quarterback preferido de assistir”.

Números de Dak Prescott:

  • Jardas: 4,516
  • Touchdown: 36
  • Interceptações: 9
  • QBR: 72.6

Razões para acreditar que os Cowboys podem chegar ao Super Bowl

O Dallas Cowboys tem ao todo 10 títulos de conferência. Em 1966 e 1967, a franquia foi bicampeã da antiga Conferência Leste. Os demais títulos vieram na NFC. Além disso, o time de Dallas soma cinco títulos do Super Bowl, conquistados nas temporadas 1971 (edição VI do Super Bowl), 1977 (XII), 1992 (XXVII), 1993 (XXVIII) e 1995 (XXX).

As cinco conquistas fazem dos Cowboys uma das franquias mais vitoriosas da história da NFL. Somente Pittsburgh Steelers e New England Patriots venceram mais edições do Super Bowl, com 6 títulos — o San Francisco 49ers também tem 5 troféus.

Atualmente, entre as equipes da NFC que estão classificadas para os playoffs, Dallas Cowboys apresentou uma das principais campanhas. A franquia encerrou a temporada regular na segunda colocação da Conferência Nacional e na liderança da NFC, com 12 vitórias e cinco derrotas.

Razões para não acreditar que os Cowboys chegarão ao Super Bowl

O duelo envolvendo Dallas Cowboys e Green Bay Packers promete ser um dos mais equilibrados, visto que as equipes contam com dois dos principais quarterback da temporada regular.

Jordan Love, quarterback dos Packers, melhorou dramaticamente nos últimos 10 jogos da franquia e pode dificultar a campanha dos Cowboys em busca do principal objetivo. Love registrou uma nota de aprovação de 90,9 no PFF. Sua melhor compreensão do ataque do Green Bay e sua nova paciência o transformaram em um craque explosivo.

Escrito por Alice Tamashiro
Alice chegou ao Quinto Quatro em 2021 e soma passagens por Futebol na Veia, Esportelândia e Rádio Outra Dimensão. Estudante de jornalismo no IESB e apaixonada pelo mundo esportivo desde 2008, seus esportes favoritos são o voleibol e o basquete.