Com folga na primeira semana dos playoffs, o Baltimore Ravens assistiu os times da AFC que partiram para a próxima fase. Agora, recebem o Houston Texans de C.J. Stroud, responsável por mandar os Browns de Joe Flacco para casa em um atropelo.
O Baltimore Ravens foi o líder da conferência americana com 13 vitórias e quatro derrotas. Com um ataque extremamente efetivo tanto terrestre quanto nos passes, os Ravens são uma dupla ameaçar para qualquer adversário. O quarterback Lamar Jackson entra em campo com a missão de levar Baltimore à final de conferência para enfrentar o vencedor de Buffalo Bills x Kansas City Chiefs. Mas primeiro, deve pôr em prática todo o desempenho que manteve durante a temporada diante de um jovem time do Houston Texans, que chega embalado no M&T Bank Stadium, em Baltimore.
Conteúdo
Por que Baltimore Ravens classificou-se para os playoffs?
O time com a melhor campanha geral da NFL entrou em 2023 pressionado. Lamar Jackson começava a ser especulado fora do time, assim como John Harbaugh na posição de head-coach.
Com o time bem montado e todas as peças se encaixando, os Ravens receberam uma notícia trágica ainda na primeira semana: o running back J.K. Dobbins sofreu com o rompimento do tendão de aquiles e estava fora da temporada. O segundo na posição, Gus Edwards, assumiu as rédeas do ataque terrestre, e liderou o time com 810 jardas corridas e 13 touchdowns.
Lamar Jackson, por sua vez, deixou um pouco mais de lado as corridas que costumava fazer em jogadas que estava pressionado, mantendo a calma dentro do pocket ou se movimentando mais para achar o passe, ao invés de disparar contra a defesa. O estilo de jogo de Lamar preocupava ao passo que ao correr com a bola o quarterback fica mais suscetível a receber uma pancada forte. Agora com mais um recebedor no corpo dos Ravens, Lamar se viu mais livre para aparecer como um quarterback de ofício.
O nome do time no ataque para a temporada é Odell Beckham Jr, wide receiver conhecido por fazer jogadas plásticas. Campeão com o Los Angeles Rams em 2021, OBJ não renovou com o time e decidiu explorar a free agency uma vez que não tinha contrato com qualquer outra franquia.
O ataque encaixou, e os Ravens tiveram média de 213.8 jardas aéreas por jogo. Ainda assim, com mais uma peça para receber passes, o jogo terrestre continua sendo a melhor característica visto que os Ravens lideram a NFL em jardas corridas por jogo (156.5).
O principal jogador: Lamar Jackson
Selecionado pelos Ravens na primeira rodada do Draft de 2018, Lamar rapidamente fez história ao se tornar o quarterback mais jovem a começar um jogo de playoff na NFL. Sua habilidade única de corrida, combinada com um braço poderoso e precisão no passe, o torna uma ameaça multifacetada no campo. Em 2019, Jackson foi nomeado o Jogador Mais Valioso (MVP) da NFL, destacando-se como um dos jogadores mais dinâmicos e eletrizantes da liga.
Razões para acreditar que os Ravens podem chegar ao Super Bowl
Patrick Queen, Jason Piere-Paul, Roquan Smith, Marlon Humphrey, Jadaveon Clowney, Justin Mandabuike (líder em sacks no time) e Kyle Hamilton formam uma das defesas mais consistentes da NFL em 2o23. De acordo com o quadro comparativo da NFL, que coloca lado a lado as estatísticas dos Ravens em relação a de seus oponentes, o sistema defensivo de Baltimore teve 18 interceptações na temporada, cedendo 384 passes completos dos 634 tentados.
A qualidade nos dois lados da bola torna o time a ser batido na AFC e favorito ao título e até o confronto de divisional round contra o Houston Texans. Com todos os jogadores de maior destaque na temporada em plenas condições físicas, esta pode ser a primeira vez desde 2012 que o Baltimore Ravens vai à final de conferência.
Razões para não acreditar que os Ravens podem chegar ao Super Bowl
Mesmo com todas as qualidades, o Baltimore Ravens é um time com pouca experiência em playoffs. Com a excessão de Kyle Van Noy, Jadaveon Clowney e outros veteranos, boa parte do time está abaixo dos 29 anos, como Lamar Jackson (27), Marlon Humphrey (27), Kyle Hamilton (22), Zay Flowers (23), Gus Edwards (28).
Desde que foi recrutado pelos Ravens em 2018, Lamar tem uma vitória e três derrotas em pós temporada, e falhou em em vencer duas das últimas três partidas de playoffs que disputou. A última vez que Lamar jogou uma partida em playoffs foi no divisional round de 2021, quando os Bills derrotaram os Ravens com Lamar Jackson passando para 162 jardas e uma interceptação.
Nesse sentido, a primeira participação dos Ravens nos playoffs de 2023 será contra o Houston Texans, time que também não tem experiência em pós temporada com C.J. Stroud em seu primeiro ano na NFL, mas até aqui mostrou que tem a maturidade para entrar em campo e vencer jogos. Agora, é a vez dos Ravens de John Harbaugh provarem que o título do Super Bowl há uma década não foi um “one hit wonder”.