O Philadelphia Eagles fez a sua escolha mais curiosa no draft de 2018 da National Football League na sétima e última rodada do processo seletivo de jogadores universitários. A franquia acertou uma troca com o New England Patriots para subir posições e selecionar o prospecto de offensive tackle Jordan Mailata.
Mailata, um ex-jogador de rugby de Sydney, na Austrália, tem 2,03 m de altura e 157 kg. Um verdadeiro monstro que vai tentar ser bem-sucedido em sua transição ao futebol americano, esporte no qual ele não tem nenhuma experiência anterior.
Para subir no draft e selecionar o grandalhão com a 233ª escolha geral, os Eagles mandaram a 250ª escolha para os Patriots, além de uma escolha condicional de sétima rodada do draft de 2019.
Apesar de não ter experiência no futebol americano organizado, Mailata impressiona com suas gravações de jogo dos tempos de South Sidney Rabbitohs, demonstrado muito porte, velocidade, força e dinamismo atlético.
Será preciso agora ver como será a transição para a NFL, mas ele tem muitos requisitos que podem transformá-lo em um grande jogador de futebol americano. Mailata só precisa ser bem trabalhado.
A curiosa jornada do australiano começou no meio do ano passado, quando seu agente decidiu criar uma compilação de melhores momentos de seu cliente na tentativa de atrair outros clubes de rugby. Ele também os enviou para uma conexão com o programa International Player Pathway, da NFL, e o atleta gerou interesse de certa maneira.
Um teste realizado em novembro, em Los Angeles, levou Mailata a ser selecionado para treinar na IMG, na Flórida. O jogador então trabalhou lá nos últimos meses, fazendo cerca de 4h30 de treino por dia e mais três horas de aulas e vídeos para aprender o esporte.
Questionado sobre seu conhecimento de futebol americano antes deste programa, Mailata foi sincero: “companheiro, tão pequeno quanto amendoins”.
“Os últimos três ou quatro meses não foram fáceis. Mentalmente desafiador, bem como fisicamente. Tentando compreender o básico e os fundamentos do futebol americano tem sido uma grande tarefa. Pouco conhecimento antes de eu chegar, mas eu posso dizer com alegria agora que posso entender conceitos e começar a dar um passo na direção certa”, observou.
Mailata teve seu próprio pro day na IMG e ele foi co-liderado por Jeff Stoutland, treinador de linha ofensiva do Philadelphia Eagles, quem o jovem australiano achou que estava “desafiando minha masculinidade” com tudo o que pediu a ele.
“Mas ele me deu um sinal positivo ao final da sessão e disse que eu tive uma sessão excelente, um treino excelente”, relembrou Mailata.
O australiano conquistou o respeito de Stoutland durante o processo e o ponto-chave foi que o treinador de OL dos Eagles determinou que ele era um cara maleável para treinar.
Mailata correu o tiro de 40 jardas em 5.12 segundos em seu pro day e esse tempo o teria deixado em oitavo entre homens de linha ofensiva durante o NFL Scouting Combine.
A partir daí, ele visitou sete times da NFL. Além dos Eagles, ele passou por Washington Redskins, Cleveland Browns, Los Angeles Chargers, Atlanta Falcons, Indianapolis Colts e New York Jets.
Agora, ele terá um duro caminho para provar que pode jogar no alto nível que a NFL exige. Mas o ex-jogador de rugby garante que não vai voltar atrás.
“Eu sabia que daria tudo de mim, porque sair de algo que eu conhecia bem para entrar em algo que era muito estranho para mim era um grande risco para ser assumido. Então, eu definitivamente estava decidido a me jogar de cabeça quando tomei minha decisão”, finalizou Jordan Mailata.