NFL: Patriots terão o direito de explorar o mercado brasileiro

Márcio Júnior | 25/03/2024 - 16:31

A partir do dia 1º de abril deste ano, o mercado brasileiro da NFL terá um novo “sócio”. A NFL definiu que o New England Patriots terá o direito de explorar o território verde e amarelo como parte do seu “Programa de Mercados Globais”

A franquia de Massachusetts se une ao Miami Dolphins sendo as únicas duas franquias na NFL a terem o direito de explorar comercialmente o território brasileiro. Dolphins e Patriots terão direitos de marketing presencial e digital, vendas de patrocínio regional, direitos de transmissão, eventos com fãs, vendas de produtos oficiais, ativações e outras ações.

Além do Brasil, o New England Patriots também possui o direito de explorar a sua marca na Alemanha, Áustria e Suíça. Na temporada passada, os Patriots chegaram inclusive a disputar uma das cinco partidas internacionais do calendário anual da NFL. O duelo, contra os Colts, foi disputado no Deutsche Bank Park, estádio do Eintracht Frankfurt, em Frankfurt, na Alemanha, e terminou com vitória da franquia de Indianápolis por 10 a 6.

— Nossa organização tem se comprometido em expandir nosso alcance e nossa marca globalmente desde que compramos a equipe, em 1994. Nós usamos nossas plataformas de mídia social para alcançar milhões de fãs em todo o mundo, e estamos orgulhosos de ter jogado partidas da temporada regular no Reino Unido, México e Alemanha. Sabemos que alguns de nossos fãs mais apaixonados estão na América do Sul, e estamos animados para expandir nosso mercado internacional para o Brasil — disse o presidente e CEO do New England Patriots, Robert Kraft.

New England Patriots e Miami Dolphins vão ‘dividir' direitos do Brasil

Além do recém-chegado New Englando Patriots, o Brasil já faz parte do Programa de Mercados Globais de outra franquia tradicional da NFL: o Miami Dolphins. Antes exclusivo, a franquia de Miami tinha direito de explorar comercialmente o Brasil desde 2021.

Agora na companhia dos Patriots, os Dolphins vão competir com uma das maiores comunidades brasileiras dos Estados Unidos, que fica justamente em Massachusetts. Não que isso seja algum problema, até porque a maior comunidade de brasileiros na terra da NFL é justamente a Flórida.

— À medida que continuamos a explorar novas oportunidades para expandir nossa marca globalmente, o Brasil nos oferece uma base de fãs apaixonados dos Patriots já estabelecida que podemos nutrir e desenvolver ainda mais através o mercado global da liga — destacou a diretora de marketing, Jen Ferron.

https://twitter.com/Patriots/status/1772315008895942842

Dentre as ativações comerciais possíveis para os Patriots a partir da próxima temporada, que começa no início de setembro, estão a possibilidade de realizar eventos para assistir aos jogos da franquia, a criação de camps de futebol americano, parceria com patrocinadores brasileiros e a organização de tours pelo país com os jogadores da equipe.

Coincidentemente, nenhuma das duas franquias que possuem os direitos de exploração de marca no Brasil estarão no jogo que abre a temporada 2024-25 da NFL, na Neo Quimica Arena, em São Paulo, no dia 6 de setembro de 2024. A franquia mandante do duelo será o Philadelphia Eagles. O desafiante, no entanto, ainda não foi definido pela NFL.

Dolphins e Chargers lideram lista da NFL em explicação de mercado

Além dos Patriots, outras franquias também enviaram propostas buscando a autorização de explorar não só o mercado brasileiro, mas como de outros 18 países que também fazem parte do Programa de Mercados Globais da NFL. Ao todo, Argentina, Áustria, Austrália, Canadá, China, Colômbia, Coréia do Sul, França, Alemanha, Gana, Japão, México, Nigéria, Nova Zelândia, República da Irlanda, Espanha, Suíça e Reino Unido.

Entre as franquias, Miami Dolphins e Los Angeles Chargers lideram a lista, com seis países cada. Na sequência, Detroit Lions, Kansas City Chiefs, Seattle Seahawks e Pittsburgh Steelers, com quatro países. Já entre os países, Alemanha e México lideram a lista, com 10 franquias cada. Em terceiro vem o Reuno Unido, com sete; Áustria, com seis; e Suíça, com cinco franquias.

Veja o ranking de franquias com mais autorização de exploração de mercado

  • Miami Dolphins: 6 (Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, México e Reino Unido);
  • Los Angeles Chargers: 6 (Austrália, China, Coreia do Sul, Japão, México e Nova Zelândia);
  • Detroit Lions: 4 (Áustria, Alemanha, Canadá e Suíça);
  • Kansas City Chiefs: 4 (Áustria, Alemanha, México e Suíça);
  • Seattle Seahawks: 4 (Áustria, Alemanha, Canadá e Suíça);
  • Pittsburgh Steelers: 4 (Alemanha, Irlanda, México e Reino Unido)
 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por NFL (@nfl)

 

Escrito por Márcio Júnior
Márcio Júnior é baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Apaixonado por futebol, NBA, NFL e games de história. Torcedor do Bahia e Los Angeles Lakers. Passei pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Trivela. No Quinto Quarto desde julho de 2023.