Onde será o Super Bowl 2023?

Marcelo Cartaxo | 01/02/2023 - 15:54

Já se perguntou onde será o Super Bowl 2023?. A saber, em 2021 a final foi no SoFi Stadium, casa do Los Angeles Rams e Los Angeles Chargers, e felizmente um dos donos do estádio atuou e venceu nesta ocasião. Os Rams de Sean McVay foram até a final contra o Cincinnati Bengals e venceu por 23 x 20, levando para casa o título da temporada.

Onde acontece o Super Bowl 2023?

Agora, mais uma temporada se encerra e novamente o Super Bowl chega para a felicidade dos amantes do esporte. Desta vez, o University of Phoenix Stadium (State Farm Stadium), em Glandale, Arizona, recebe o Super Bowl LVII.

 

University of Phoenix Stadium visto de dentro. Foto destaque: Divulgação/ State Farm

Os locais não tiveram o mesmo prazer de ver o time da casa (Arizona Cardinals) chegar à final. A saber, nos últimos dois anos ambos os campeões jogaram em casa, dando um ponto final na história de que nenhum time que jogou o Super Bowl em casa venceu. Os Buccaneers de Tom Brady foram os primeiros ao derrotar o Kansas City Chiefs no Raymond James Stadium, em Tampa, na Flórida. Em seguida, LA Rams vence os Bengals também jogando em casa e além de demolir a marca, mantiveram como uma “superstição”, já que agora os dois times que jogaram o Super Bowl em casa na década ganharam o título.

Afinal, como é escolhido onde acontece o Super Bowl LVII?

Existe alguns fatores primordiais para que uma cidade sedie o Super Bowl:

  •  O estádio deve ter pelo menos 70 mil lugares, algo que em 2023 parece que não será aplicado já que o State Farm Stadium possui uma capacidade total de 63.400 pessoas.
  • A cidade deve possuir espaço para o NFL Experience. Na semana do Super Bowl 2023 acontecem algumas atividades extra campo para entreter aqueles que estão na cidade para acompanhar a partida, os moradores locais, aqueles que viajam mas ainda assim não tem ingresso para a final.
  • Infraestrutura necessária ao redor do estádio, isto se aplica ao estacionamento, segurança, necessidades elétricas, media, comunicação e transporte.
  • Deve ter um número mínimo de hotéis num espaço de uma hora dirigindo até o estádio, igualando a 35% da capacidade total do estádio, junto com hotéis para os times, oficiais da partida, média e outros designados. A título de curiosidade, em 2005 quando o Super Bowl aconteceu em Jacksonville, por ser uma cidade que no litoral, o estádio ficava praticamente à beira mar, o que transformou o Porto onde os navios ficavam estacionados em hotéis que precisavam de uma distância mínima de uma hora do estádio.
  • Possuir um local de treinamento igualitário para as duas equipes que atuarão na partida, com no máximo 20 mineiros de distância dos hotéis, e locais de ensaio para todos os eventos com uma distância razoável do local. Como existem dois tipos de grama na NFL (natural e sintética), as instalações  precisam ter pelo menos um campo de grama natural e outro do tipo de gramado que há no estádio.

Quem jogará no Super Bowl LVII?

Agora que você já sabe onde acontece o Super Bowl LVII, fique por dentro para saber quais são os times que disputam o título.

Kansas City Chiefs de Patrick Mahomes e Travis Kelce enfrentam o grande time da temporada, o Philadelphia Eagles de Nick Siriani e Jalen Hurts. Os dois times ganham o carimbo no cartão de viagem após derrotarem seus respectivos rivais nas finais de conferência.

O Kansas City Chiefs mais uma vez encontrou o Cincinnati Bengals, time que nos últimos três jogos contra KC havia vencido todos, mas não desta vez. Com uma falta da defesa perto do estouro do cronômetro, Patrick Mahomes ganhou mais 15 jardas e posicionou o Kicker Harrison Butker para o FG da vitória.

Philadelphia, por sua vez, contou com o forte físico da defesa que forçou um fumble de Brock Purdy, mas nesta mesma ação ainda no início da partida acabou lesionando o quarterback. Sem chances com seu titular fora, os Niners perderam de 31 x 7, e Philly que tomou controle da NFC durante a temporada regular chega ao Super Bowl.

Foto destaque: Divulgação/ StateFarm

Escrito por Marcelo Cartaxo
Marcelo Cartaxo é um estudante de jornalismo na Universidade Veiga de Almeida, cujo interesse e paixão pelo jornalismo esportivo o levaram a acumular experiências em várias plataformas renomadas. Sua trajetória inclui colaborações notáveis em veículos como Premier League Brasil, Minha Torcida, Esportelandia, Futebol na Veia e ShaftScore.