Morre aos 76 anos OJ Simpson, ex-jogador da NFL acusado de assassinato

Márcio Júnior | 11/04/2024 - 12:45

Morreu aos 76 anos, vitima de câncer, OJ Simpson, ex-jogador do Buffalo Bills e San Francisco 49ers nas décadas de 60 e 70. OJ ficou conhecido mundialmente pelo julgamento da morte da sua ex-mulher em 1994. Segundo a família em anúncio no seu perfil no X (antigo Twitter), o ex-jogador morreu na manhã desta quarta-feira (10).

— No dia 10 de abril, nosso pai, Orenthal James Simpson, sucumbiu à batalha contra o câncer. Ele estava cercado por seus filhos e netos. Durante esse período de transição, sua família pede que você respeite seus desejos de privacidade e graça — disse a família em nota.

Em maio de 2023, OJ Simpson postou um vídeo no X (antigo Twitter), revelando que recentemente “pegou câncer” e teve que iniciar o tratamento com quimioterapia. Sem especificar a natureza do câncer, o ex-jogador alegou ter se curado. 11 meses depois, em fevereiro, o jogador publicou outro vídeo agradecendo às mensagens de carinho. “Minha saúde está boa. Quer dizer, obviamente estou lidando com alguns problemas, mas acho que já superei isso”, disse OJ.

Ex-running back, OJ Simpson é recordista na NFL

OJ se aposentou em 1979 depois de 11 anos de carreira, nove deles no Buffalo Bills, quando foi selecionado na primeira escolha do Draft de 1969, além de outros dois no San Francisco 49ers. Durante os seus anos nos Bills, embora nunca tenha ido ao Super Bowl, OJ foi seis vezes selecionado para o Pro Bowl, e cinco vezes All-Pro, além de ser eleito o melhor jogador da AFC em três oportunidades.

O ex-running back encerrou sua carreira profissional com quase 15 mil jardas totais, sendo 11.236 jardas corridas. Ele marcou 76 touchdowns no total (61 em corrida, 14 em recepção e um por retorno de chute).

OJ marcou época na NFL quando alcançou pela primeira vez na história da liga a marca de 2.000 jardas corridas em uma única temporada. Em 1973, Simpson quebrou o recorde que até então pertencia a Jim Brown (1.863 em 1963) e terminou a temporada com 2.003 jardas.

Até hoje, suas 143,1 jardas corridas por jogo anotadas naquela temporada continuam sendo a marca mais alta da história da liga. OJ também é um dos recordistas jogos com mais de 200 jardas terrestres.

Cinema e crime: OJ Simpson foi ator e viu carreira ser marcada por acusação de assassinato

Após se aposentar dos gramados da NFL, OJ Simpson decidiu tentar a vida como ator. Em seus primeiros anos, emplacou alguns sucessos de bilheteria, incluindo o famoso “Corra que a Polícia Vem Aí”, quando interpretou o personagem “Detetive Nordberg”.

Alguns anos mais tarde, em 1994, OJ foi acusado de assassinar a facadas a sua ex-mulher, Nicole Brown Simpson, e um amigo dela, Ron Goldman. Principal suspeito do crime, OJ Simpson foi preso durante uma tentativa de fuga que chegou a ser televisionada nos Estados Unidos.

O julgamento, que durou cerca de 11 meses, virou sensação e foi transmitido diariamente na televisão nos Estados Unidos e ficou conhecido como o “Julgamento do Século”. Nele, o juri absolveu OJ de duplo homicídio.

Embora não tivesse sido condenado pelas mortes de Nicole Brown Simpson, Ron Goldman, OJ viu o caso voltar a toma em 1997 e um processo civil o obrigou a pagar 33 milhões de dólares para a família de Goldman.

Em 2007 ele voltou às páginas policiais quando foi preso em Las Vegas por assalto a mão armada, acusado de roubar artigos esportivos de um hotel. O ex-jogador foi condenado e passou 9 anos na prisão.

Escrito por Márcio Júnior
Márcio Júnior é baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Apaixonado por futebol, NBA, NFL e games de história. Torcedor do Bahia e Los Angeles Lakers. Passei pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Trivela. No Quinto Quarto desde julho de 2023.