Faltando uma semana para o início da temporada 2023 da NFL, a cada ano que passa mais pessoas se rendem ao esporte da bola oval. Mas a maior dificuldade de que começou a acompanhar recentemente a NFL é entender como o jogo funciona, quais os nomes das posições e o que cada jogador faz campo.
Pensando nisso, o Quinto Quarto decidiu te dar uma mãozinha e fazer um guia das posições da NFL, suas funções e características. Vem com a gente.
A primeira vista, tudo pode parecer uma bagunça. Jogadores de agarrando, atirando uns aos outros no gramado. Mas a verdade é que na NFL há mais diversas posições, e algumas delas com funções bastante parecidas, mas ainda assim distintas umas das outras.
LEIA MAIS
+ NFL: Quais são os 5 melhores filmes sobre futebol americano?
++ NFL: Após Hockenson assina extensão com os Vikings e se torna o tight-end mais bem pago
Conteúdo
Quais são os nomes das posições na NFL e o que elas fazem?
Antes de passar para os nomes, funções e características de cada posição do futebol americano, é importante entender como funciona o jogo em si. Em campo são 22 jogadores, 11 para cada lado, parecido com o futebol que conhecemos. A principal diferença, no entanto, é que cada equipe tem dois times completos: um para defender e outro para atacar.
Quando um time está atacando, ele coloca em campo os seus 11 jogadores do “time de ataque”. Consequentemente, a equipe que defenda posiciona em campo os seus 11 do “time de defesa”. Mas isso não significa dizer, no entanto, que todos os jogadores do “time de ataque” têm funções apenas ofensivas.
Quais são as posições de ataque na NFL?
- Quarterback: A função do quarterback é pensar o jogo. Com a bola nas mãos, ele precisa decidir pra quem passar, seja arremessando pelo alto, ou entregando na mão do jogador que vai correr com a bola. Sabendo disso, o quarterback vira o principal alvo da defesa adversária, que tenta a tudo custo evitar que o passe seja feito. Para isso, os quarterback precisam ser capazes de ler o jogo em segundos para tomar a melhor decisão. Basicamente, o esporte inteiro gira em torno do QB.
- Full-Back: Uma posição praticamente extinta na NFL é a de Full-Back. O nome faz menção a sua posição no campo. Antigamente, utilizava-se o quarterback com o running back atrás dele, e o Full Back um pouco mais distante no campo. Isso dava mais impulso para o jogador que vinha do fundo do campo, com corridas potentes e visando o ganho máximo de jardas. Atualmente, poucos times utilizam este jogador, e com a evolução do jogo espera-se que não sejam mais vistos em campo. Os 49ers são a maior referência, com Kyle Juszczyk na posição.
- Running Back: O running back tem um nome auto explicativo. São jogadores que executam corridas vindo por trás do quarterback. Esse é um dos momentos em que o QB entrega a bola na mão do companheiro para ele fazer as jogadas terrestres. RB também podem receber passes curtos, ou até mesmo longos quando estão alinhados como recebedores. Normalmente, são jogadores mais baixos do que o quarterback, com muito velocidade e vigor físico.
- Wide Recievers: Os jogadores mais velozes em campo são os recebedores. Afinal, tem que vencer o defensor na corrida antes de receber a bola, e isso pode acontecer tanto na velocidade, quanto na agilidade do drible de corpo. Podem ser altos, mas normalmente são menos musculosos do que os RB’s, e também mais ágeis.
- Tight-End: Os TE’s fazem um pouco de tudo no ataque. Correm, recebem passes, bloqueiam. Isto porquê são jogadores mais pesados do que o WR convencionais, mas não tanto como jogadores de linha ofensiva. Por isso, são uma espécie de “faz-tudo”, sendo um dos jogadores mais atléticos e versáteis dentro de campo, misturando a força com o atletismo.
- Right Tackle e Left Tackle: A mesma posição na linha ofensiva existe nos dois lados, um na direita e outro na esquerda. Ambos estão entre os jogadores mais pesados em campo. O peso do corpo somados a capacidade atlética dos jogadores são as suas principais características, além da força bruta para impedir que os defensores de chegarem ao QB. O left tackle tem uma importância maior, já que teoricamente protege o lado cego do quarterback, já que praticamente todos os QB’s usam a mão direita para executar as jogadas. Hoje, na NFL, apenas Tua Tagovailos, dos Dolphins, é canhoto.
- Left Guard e Right Guard: Mais uma posição dobrada na linha ofensiva. Ambos os jogadores ficam entre os Tackles e o Center. São responsáveis por conter outros jogadores pesados que vem da defesa, e por isso também são jogadores extremamente fortes e pesados. Enquanto os Tackles protegem o lado de fora, os Guards aguentam a pressão vinda pelo meio da linha.
- Center: Para fechar o ataque, o Center é quem dá o snap para o quarterback. Misturando o estilo de jogo com a bola e sem ela, os centers são incrivelmente pesados, e ajudam os guardas a aguentarem os defensores mais fortes do adversário.
- Full-Back:
Posições de defesa na NFL
- Right e Left Defensive End: Estes são os jogadores que ficam nas pontas das linhas defensivas. Como o nome sugere, correm pela beirada da linha ofensiva para tentar derrubar quarterback e fazê-lo errar. Outro nome dado a esta posição é pass rusher, já que possuem a função de pressionar o QB para ele executar o passe com menos precisão, já que vai ter que apressar o movimento para não ser atingido. São jogadores extremante fortes e ágeis, mas também pode ser muito velozes.
- Right e Left Defensive Tackle: Esta posição é quase um espelho da dos Guards no ataque. Normalmente batalham entre si no momento em que a jogada começa. Assim, não são tão atléticos e explosivos como os defensive ends, mas ainda assim brigam forte para chegar ao quarterback.
- Linebacker: Esta é a possivelmente a posição com mais variações na NFL. São jogadores que ocupam o centro do campo defensivo, mas tem tarefas diferentes. Existem três diferentes funções nesta posição. Enquanto o middle linebacker cobre o meio do campo, naturalmente batalhando contra os tight-ends, o weekside linebacker é o mais veloz dos três, ajudando na cobertura do passe. Por último, o strong side linebacker alinha contra o TE, ou qualquer lado do ataque que ofereça uma ameaça maior a defesa.
- Right e Left Cornerback: O som da palavra parece com a de “quarterback” mas tem características completamente diferentes. São os defensores que protegem os corredores laterais do campo, normalmente batalhando com WR. Ou seja, são extremamente velozes e com força capaz de derrubar alguém em pleno movimento, muitas vezes impedindo a recepção de acontecer, forçando um fumble e impedindo muitas jardas de serem conquistadas em um único lance.
- Strong e Free Safety: Esses jogadores, normalmente em duplas, protegem o fundo do campo contra o passe, ou até mesmo jogadores que não foram parados nos outros níveis de defesa. O strong safety fica mais perto da endzone, como um “guarda baú”. Enquanto isso, o free safety tem mais liberdade para ficar alguns metros afrente do SS, patrulhando as costas dos linebackers, e atento com outras movimentações. Naturalmente, são jogadores instintivos , reacionários e velozes. Afinal, devem responder ao adversário na medida em que as jogadas acontecerem. Contudo, tem ações bem estruturadas.