Após quatro anos de espera, o San Francisco 49ers está de volta ao Super Bowl. Em 2019, o time foi derrotado pelo próprio Kansas City Chiefs por 31 x 20, e desde então passaram por três quarterbacks titulares, dois coordernadores ofensivos e defensivos, trocas e derrotas sentidas. Agora, volta, à grande final no Super Bowl 58, para enfrentar o time que o derrotou na última vez em que disputou o título na NFL.
Com um recorde de 12 vitórias e cinco derrotas em temporada regular e mais dois triunfos nos playoffs segurando o adversário em uma posse de bola de diferença, os Niners aparecem como favoritos no final da NFL, mas para isso terão que passar pela atual dinastia da liga.
Dessa forma, nós do Quinto Quarto separamos cinco motivos para acreditar que o San Francisco 49ers será campeão do Super Bowl, e certamente uma dessas justificativas aparecerá em campo.
Conteúdo
Mesmo favoritos, ainda são subestimados
Segundo o ESPN Matchup Predictor, os 49ers possuem 54.9% de probabilidade de vitória, mas ainda assim o cenário para o time é que terão de enfrentar os Chiefs no Super Bowl, e não ao contrário.
Kansas City venceu a AFC East, não conseguiu a folga na rodada de wild-card como havia garantido em anos anteriores, jogou duas partidas fora de casa, e agora contra boa parte das probabilidades estão no Super Bowl pela quarta vez em cinco anos.
Com dois títulos conquistados nas últimas três finais que disputou, os Chiefs podem não aparecer favoritos em simulações dos jogos ou casas de apostas, mas ainda são o time a ser batido.
Brock Purdy se tornou o “Sr. Relevante”
O quarterback do San Francisco 49ers, Brock Purdy, foi selecionado na última escolha do draft de 2022, se tornando o “Sr. Irrelevante” daquele recrutamento.
Atrás de Trey Lance e Jimmy Garoppolo na lista de profundidade da posição nos primeiros 13 jogos da temporada de 2022-23, Brock esperou sua oportunidade de entrar em campo e mostrar seu talento, e desde os Niners não tiveram mais problemas com quarterbacks se lesionando em campanha regular.
Em sua primeira temporada Brock Purdy comandou os 49ers até a final de conferência contra o Philadelphia Eagles, mas após sofrer uma lesão no ombro na final da NFC, deixou o campo de jogo e os Niners perderam.
De volta para a temporada 2023-24 como titular absoluto da posição, Purdy apareceu como um dos quarterbacks mais precisos da NFL. Brock é o melhor em jardas por tentativa (9.6), em jardas por recepção (13.9) e rating (113.0).
Além disso, Brock se tornou o quarterback com mais jardas em uma única temporada na história dos 49ers passando para 4,280 durante a campanha regular, deixando para trás lendas dos Niners como Joe Montana e Steve Young.
Dessa forma, Brock será o primeiro jogador recrutado na última posição do draft a começar um Super Bowl como titular, sendo apenas o terceiro “Mr Irrelevant” a jogar uma final na NFL. Os outros dois jogadores foram um kicker e um linebacker.
Brock Purdy's play-making was on display throughout this game.
Lions take away the flood concept off the bootleg, but Purdy quickly diagnoses it and it turns into backyard ball with Kyle Juszczyk.
Juszczyk finds open grass and Purdy delivers down the field for 23. pic.twitter.com/EaZhu1evi5
— Akash Anavarathan (@akashanav) January 29, 2024
Christian McCaffrey joga em ritmo de MVP
A última vez que um running back foi eleito o MVP da temporada na NFL foi em 2012, quando Adrian Peterson correu para 2,097 jardas e 12 touchdowns terrestres. Agora, pela primeira vez em mais de 10 anos, um RB apareceu com força na corrida de MVP: Christian McCaffrey.
Assim como Brock Purdy, McCaffrey está em sua primeira temporada completa com o San Francisco 49ers e já fez história vestindo o uniforme vermelho e dourado.
CMC se tornou o primeiro RB dos Niners desde Frank Gore em 2015 a passar das 1.000 jardas corridas em temporada regular (1,459). Somando playoffs, McCaffrey tem 25 touchdowns, 18 corridos e sete recebidos, mostrando também sua versatilidade quando o corpo de recebedores precisa sobrecarregar a defesa adversária.
Legítimo postulante ao prêmio de MVP na temporada 2023-24, McCaffrey chegou nos Niners cabisbaixo após ser trocado do Carolina Panthers, mas com um pouco de confiança de Kyle Shanahan – técnico que deixou o jogador correr, receber e passar para touchdown em um único jogo – McCaffrey se tornou a principal arma no elenco dos 49ers e se estabeleceu como um dos melhores jogadores da NFL.
The most bet Anytime TD scorer @DKSportsbook for 49ers-Eagles…
Christian McCaffrey (-140) ✅pic.twitter.com/QCgcr9EfBb
— Action Network (@ActionNetworkHQ) January 29, 2023
O sistema defensivo é um dos mais potentes da NFL
Os últimos dois coordernadores defensivos dos 49ers se tornaram head-coach em outras equipes. Robert Salah foi ao New York Jets e Demeco Ryans assumiu o jovem time do Houston Texans.
Agora, Steve Wilks comanda a defesa de San Francisco que possui os jogadores de maior destaque defendendo o passe, protegendo o fundo do campo, contendo a investida dos adversários no meio do campo. A gama de possibilidades para os Niners é enorme, e o calibre dos jogadores torna isso algo possível.
Pressionando o quarterback os 49ers contam com Nick Bosa e Chase Young nas pontas da linha defensiva, enquanto Javon Hargrave e Arik Armstead tentam alcançar o portador da bola pelo meio da linha.
Chegando no segundo nível da defesa (meio do campo), Fred Warner, Dre Greenlaw e Tajon Gipson Jr ficam de olho em quais jogadores podem receber passes no meio do campo, investidas terrestres com running backs e até cuidando, algumas vezes, das laterais do campo fortalecendo a marcação dos defensive backs Deommodore Lenoir e Charvarius Ward.
Os 49ers que entraram na temporada com a expectativa de ter uma das defesas mais dominantes da liga acabou contratando mais jogadores de destaque sem precisar ceder nenhuma estrela, algo difícil na NFL atualmente.
O linebacker Randy Gregory, cornerback Anthony Brown e o defensive end Chase Young foram os principais nomes que surgiram no time durante a temporada regular, e agora aparecem na rotação de campo com frequência, ajudando a manter a intensidade e tenacidade pela qual a defesa de SF é conhecida.
Nick Bosa vs The Lions 💪🏼!
Bosa had a pretty big game against the Lions. He had two sacks, but also two seconds half pressures that forced some early throws from Goff that helped halt their drives 😳. #49ers #FTTB #Bosa #49ersvsLions pic.twitter.com/ORF84Xjgqq
— Chris – NFL Content (@chrissantosss_) February 2, 2024
O palco é dos jogadores “especiais”
Alguns times na NFL possuem jogadores que nem sempre aparecem em campanhas dentro de campo, mas quando precisam, estão ali para fazer a diferença. O Kansas City Chiefs tem Jerrick McKinnon nesse sentido, running back que consegue correr com a bola e receber passes tranquilamente, muitas vezes sendo uma “bola de segurança” para Patrick Mahomes.
O San Francisco 49ers entra na seleta lista de times que tem jogadores importantes fazendo aparições pontuais para fazer a diferença em campo com o fullback Kyle Juszczyk, o running back Elijah Mitchell, e os wide receivers Jauan Jennings e Ray Ray McCloud III.
Juszczyk foi visto pela última vez salvando uma campanha dos Niners contra os Lions recebendo uma bola no limite do campo, com apenas as pontas dos pés dentro do limite permitido para a recepção e movendo as correntes dos 49ers.
Elijah Mitchell se tornou reserva na chegada de Christian McCaffrey, mas é o segundo running back no depth chart e consegue manter o ataque do time em campo.
Jauan Jennings e Ray Ray McCloud surgem do fundo do banco para converter terceiras descidas importantes bloquear para corridas de Christian McCaffrey, jardas após a recepção de Brandon Ayuk e Deebo Samuel, empurrando Kittle para ganhar mais jardas após o contato.
McCaffrey Touchdown 65 yards!!!#49ers pouring it on the #Steelers pic.twitter.com/zKd6fEk0o8
— Sweet Xyience (@SweetXyience) September 10, 2023
A contribuição destes jogadores vai além das estatísticas, e são pontos vitais tanto para os 49ers quanto para os Chiefs, dois times que tem atletas capazes de fazer mais de uma função em campo, algo raro na liga nos últimos anos.