Faltam poucos dias para o Super Bowl LVII!!! A edição deste ano conta com várias narrativas interessantes para você, fã de futebol americano, acompanhar neste grande confronto.
Hoje vamos te contar uma delas: Esta será a primeira vez na história da National Football League que os dois quarterbacks titulares na grande final do futebol americano profissional são negros. Jalen Hurts, do Philadelphia Eagles e Patrick Mahomes, do Kansas City Chiefs, chegam ao State Farm Stadium para quebrar uma barreira racial importante no esporte.
Além disso, Jalen se torna o oitavo quarterback negro a jogar uma final da NFL, se juntando a Steve McNair, Donovan McNabb, Colin Kaepernick, Cam Newton, Doug Williams, Russell Wilson e Patrick Mahomes. Destes oito apenas os três últimos conquitaram o título do Super Bowl. Este ano Hurts busca se juntar a estes grandes nomes do futebol americano.
Em coletiva recente, Patrick Mahomes, principal jogador do Kansas City Chiefs, comentou sobre o quão especial é ter dois quaterback negros como titulares no Super Bowl LVII. “Eu tenho aprendido muito sobre a história de quarterbacks negros na liga. Os caras que vieram antes de mim e Jalen preparam o palco para isso e agora estou feliz que nós podemos preparar o palco para os caras que estão vindo”.
História dos Quarterbacks no Super Bowl
A NFL tem mais de 100 anos, mas o primeiro quarterback negro a jogar um Super Bowl foi em 1988. Pela equipe do Washington Redskins, Doug Williams auxiliou o time a conquistar o quarto título de sua história. Depois dele veio Steve McNair, jogador do Tennessee Titans, em 1999. Neste ano o confronto foi contra o St. Louis Rams e o time de Steve saiu com a pior. Além deles, um ex-quarterback dos Eagles está nesta lista. Donovan McNab atuava como o comandante do ataque de Philadenphia no Super Bowl de 2005.
Cam Newton, Russel Wilson e Patrick Mahomes são nomes mais conhecidos para a nova geração que assiste a NFL. Cam levou o time do Carolina Panthers ao evento esportivo mais importante dos Estados Unidos, mas foi derrotado pelo Denver Broncos de Peyton Manning. Já Russel Wilson conquistou seu primeiro e único título em 2014 com o Seattle Seahawks.
O quarterback dos Chiefs é um dos nomes mais falados na NFL nos tempos atuais. Com duas aparições no Super Bowl e um título, Patrick Mahomes, está prestes a jogar a terceira final da NFL em menos de cinco anos.
Para finalizar, vamos falar sobre Colin Kaepernick. Ele era o quarterback que liderou o San Francisco 49ers em 2013, quando a equipe chegou ao Super Bowl. Contudo, naquele ano, quem levou o título de campeão da NFL foi o Baltimore Ravens.
Entretanto, a história de Colin com a National Football League é longa, complexa a injusta. O ex-quarterback do San Francisco 49ers é um ativista e em 2016 ajoelhou durante o hino norte americano, em protesto contra a violência policial que as pessoas negras sofrem. Contudo, a liga não gostou da iniciativa o que levou ao seu ‘esquecimento’. Mesmo tendo auxiliado a equipe a chegar ao Super Bowl em 2013, ao final de seu contrato com os Niners, em 2016, ele não recebeu propostas de outros times para continuar atuando na liga.
Esta história foi lembrada várias vezes durante os protestos do Black Lives Matter, movimento contra a violência policial aplicada à pessoas negras nos Estados Unidos. O ato de ajoelhar durante o hino foi até repetido durante várias partidas da NBA em apoio ao movimento.
Onde assistir o Super Bowl LVII?
O confronto entre Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles vai acontecer no próximo domingo (12), no State Farm Stadium, casa do Arizona Cardinals. O jogo começa as 20h30 (horário de Brasília). Além disso, quem será responsável pelo show do intervalo deste ano é a cantora Rihanna.
Você não vai perder este grande jogo, né?
Foto Destaque: Eric Hartline/REUTERS