FIFA define estádio da NFL como palco da final da Copa do Mundo em 2026

Marcelo Cartaxo | 04/02/2024 - 19:00

O MetLife Stadium, onde o New York Giants e New York Jets jogam na NFL, receberá uma das partidas mais assistidas de todo o mundo dos esportes profissionais.

De acordo com o jornalista Joe Pompliano, a FIFA definiu o MetLife Stadium será o palco da final da Copa do Mundo de 2026, que acontecerá em três países ao mesmo tempo: Estados Unidos, México e Canadá.

O MetLife Stadium venceu a corrida para sediar a partida que determinará o campeão do torneio, deixando para trás o SoFi Stadium, em Los Angeles e o AT&T Stadium em Dallas.

O estádio com capacidade para 82.500 pessoas está entre os que mais comportam público nos Estados Unidos. Alguns estádios da NFL também sediaram partidas da fase de grupos e mata- mata, como o Gillette Stadium (Patriots), AT&T Stadium (Cowboys), Hard Rock (Dolphins), Levi´s Stadium (49ers), NRG Stadium (Texans), Lincoln Financial Field (Eagles), Lumen Field ( Seahawks), SoFi Stadium (Chargers e Rams) e Arrowhead Stadium (Chiefs).

Os estádios que concorriam para sediar a final da Copa do Mundo juntamente com o MetLife Stadium estão entre os mais modernos da NFL, especialmente o SoFi Stadium. Com um design jamais visto na liga, a casa do Los Angeles Chargers e Rams foi palco da final da NFL em 2022, quando os Rams se tornaram o segundo time na história da NFL a vencer um Super Bowl em casa.

O AT&T Stadium, por sua vez, assim como SoFi não tem influência do clima externo, ao passo que o estádio é lacrado. Ainda assim, uma janela no topo do estádio é uma das características mais marcantes do AT&T, e proporcionou uma das fotos mais impactantes de Tom Brady ainda como jogador.

Estádios da NFL que ficaram de fora da Copa do Mundo FIFA

Seja por localização geográfica ou por influências dos maiores magnatas da NFL, alguns estádios históricos e com torcidas fanáticas ficaram de fora da lista da FIFA para sediarem jogos na Copa do Mundo de 2026.

De modernos à lendários, estádios como o Heinz Field em Pittsburgh, Lucas Oil em Indianapolis ou o Lambeau Field em Green Bay acabaram não sendo selecionados para a Copa de 2026. Algo que todos os estádios não escolhidos tem em comum é que não são metrópoles que geram milhares de turistas todos os anos.

A Califórnia com o SoFi Stadium e Levi´s Stadium, e o Texas com o AT&T Stadium e o NRG Stadium são os únicos dois estados nos EUA que terão dois estádios sediando partidas da Copa.  Segundo o site Visit Califórnia Industry, são esperados 291 milhões de turistas na Califórnia em 2024.

Pittsburgh, Indianapolis, Green Bay, Atlanta, Nova Orleans, Detroit, Tampa são alguns exemplos de cidades que tem estádios dos mais históricos na NFL e que não foram selecionados para o torneio.

Escrito por Marcelo Cartaxo
Marcelo Cartaxo é um estudante de jornalismo na Universidade Veiga de Almeida, cujo interesse e paixão pelo jornalismo esportivo o levaram a acumular experiências em várias plataformas renomadas. Sua trajetória inclui colaborações notáveis em veículos como Premier League Brasil, Minha Torcida, Esportelandia, Futebol na Veia e ShaftScore.