O vice-presidente executivo de operações de futebol da NFL, Troy Vincent, revelou na quinta-feira (21) que a liga não vai aceitar nenhuma proposta a respeito do banimento do “tush push”, jogada popularizada pelo Philadelphia Eagles de Jalen Hurts.
Uma das preocupações em torno da jogada era se ela oferecia uma vantagem injusta, mesmo que apenas algumas equipes da NFL, como os Eagles, eram capazes de reproduzir.
Os Eagles converteram a jogada 37 vezes em 40 tentativas na temporada passada, uma taxa de conversão de 92,5%.
Essa taxa de sucesso se reduziu em grande parte à força corporal inferior de Hurts e a uma linha ofensiva robusta liderada por um dos considerados melhores center de todos os tempos: Jason Kelce. Hoje aposentado, os Eagles podem ter dificuldade para se encontrar novamente no “tush push”. O vice-presidente saiu em defesa do Philadelphia Eagles, dizendo que um time que faz a jogada bem feita não deve ser punido.
“Não castigue um time que estrategicamente faz isso bem”, disse Vincent ao Pro Football Talk em fevereiro.
THE TUSH PUSH FAILS! WOW pic.twitter.com/yy1frbteQY
— Bussin' With The Boys (@BussinWTB) January 16, 2024
Preocupação com a saúde dos quarterback era o ponto principal para NFL
Preocupações com a saúde dos jogadores foi um ponto a ser considerado no passado ao discutir o novo formato de “quarterback sneak”. O fato de um dos jogadores menos tocados em campo se colocar em maior exposição ao contato era preocupante, e já levou Patrick Mahomes, quarterback dos Chiefs, a lesionar durante uma partida.
— Simplesmente não havia dados de lesões que dariam ao comitê a oportunidade de tomar uma decisão. Precaução? Claro, como discutimos. Mas não o tipo de dados de lesões que Troy descreveu que o comitê estaria procurando. — disse Jeff Miller, vice-presidente executivo de comunicações, assuntos públicos e políticas da NFL.
Com a jogada consolidada na liga, os Eagles que antes eram o modelo a ser seguido agora precisarão encontrar outro jogador para guiar Jalen Hurts à primeira decida. Ainda assim, Jason Kelce deixou uma dica para os times que quiserem dominar a arte do “tush push” nas próximas temporadas.
— Cara, todo o peso e tudo deitado em cima de você. E você tem que esperar que todos os outros se levantem antes que você possa se levantar. É uma peça cansativa, com certeza. E, você sabe, se você fizer certo, você está no fundo. … Se você não está no fundo, geralmente não deu certo. — disse ele ao Devin McCourty da NBC
Jason Kelce remains the key for why the tush push is successful in Philly
— Geoff Schwartz (@geoffschwartz) December 25, 2023