NFL

Brasileiros na NFL: conheça os brasileiros que fizeram história no futebol americano

Brasileiros na NFL

A NFL vem se tornando cada vez mais e mais popular no Brasil. Sendo assim, muitas pessoas se perguntam e gostariam de saber quem são os jogadores brasileiros na NFL. Assim, além de falar sobre os jogadores brasileiros na NFL, vamos destrinchar quem já atuou, atua e até quem pode atuar.

HISTÓRIA DO DRAFT

Primeiramente, vamos contar como o draft surgiu dentro das ligas americanas e foi graças ao futebol americano. Tudo começou no ano de 1935, quando ainda a AFL e a NFL ainda não eram unidas. Naquele ano, a liga era basicamente dominada por quatro times (Chicago Bears, Green Bay Packers, New York Giants e Boston Redskins).

Sendo assim, o então General Manager do Philadelphia Eagles, Bert Bell, vendo que sua equipe não conseguia competir no mesmo nível e que os jovens atletas preferiam os times mais fortes, sugeriu que todos os times tivessem as mesmas chances de contratar jogadores. Assim, a proposta foi aprovada por unanimidade no ano seguinte, 1936.

O primeiro atleta da história a ser draftado foi o half-back (que hoje chamamos de running back), Jay Berwanger, da Universidade de Chicago.

DRAFT

Antes de mais nada, vamos explicar o que é o draft, o “processo seletivo” para entrar na NFL. Ele nada mais é que a passagem de jogadores do futebol americano universitário para a liga profissional. Ao todo, 256 atletas são escolhidos entre os 32 time. Para se tornar elegível, você deve ter terminado o ensino médio há pelo menos três anos ou estar afastado do high school também há três anos do ano em que você se declara elegível.

Além disso, os futuros atletas utilizam o College Football para ir desenvolvendo suas habilidades e assim, ir aparecendo para as franquias da liga. Na NFL, é muito difícil o jovem não vir da NCAA (liga universitária). As escolhas duram três dias. A ordem das escolhas vai do time com a pior campanha para o com a melhor campanha na temporada anterior.

JOGADORES BRASILEIROS NA NFL

TIM MAZZETTI

Segundo a própria liga, Tim Mazzetti era considerado o primeiro dos jogadores brasileiros na NFL. Ele era kicker dos Falcons e atuou entre os anos 1978 e 1980. Tim está registrado como nascido em São Paulo. Entretanto, nasceu em Old Greenwich, Connecticut. O jogador só viveu em São Paulo dos seus dois anos até seus 17.

DAMIAN VAUGHN

Além disso, Damian é outro que tem o caso parecido com o de Mazzetti. Ele tem cidadania brasileira, pois a família de sua mãe é de Divinópolis, Minas Gerais. Entretanto, nasceu no Alasca e só viveu no Brasil dos seus seis meses aos cinco anos. Por fim, mesmo o tight-end tendo passagens pelos Cincinnati Bengals, Miami Dolphins e Tampa Bay Buccaneers, entre os anos de 1998 e 2002, nunca atuou na NFL.

BRENO GIACOMINI

Breno foi a primeira pessoa a representar o Brasil de fato na NFL, embora tenha nascido Massachusetts e sempre morado lá, seus pais são de Governador Valadares, Minas Gerais. Logo, possui dupla cidadania. O right-tackle foi draftado pelo Green Bay Packers, na 5ª rodada em 2008, jogou apenas uma partida e foi colocado na lista de inativos.

Foi somente em 2010, quando contratado pelo Seattle Seahawks, que conseguiu mostrar seu potencial. Em 2011, jogou 15 vezes, sendo oito como titular. Em 2012, jogou todos os jogos como titular e em 2013 conquistou o Super Bowl XLVIII. No ano 2014, foi para o New York Jets, ficou apenas duas temporadas e, em 2017, foi para o Houston Texans, onde está até hoje.

MAIKON BONANI

Muitas pessoas consideram Maikon como o primeiro jogador brasileiro jogar por um time na NFL. Nascido em Matão, São Paulo, se mudou aos 11 anos para os Estados Unidos e se destacou como kicker da University of South Florida, onde em 2012 foi eleito o melhor kicker da Conferência Big East.

Em 2013, foi anunciado pelo Tennessee Titans, onde chegou a jogar a pré-temporada, mas foi dispensado antes do começo da temporada regular. No ano seguinte, voltou a ser chamado, mas de novo não conseguiu ficar com a posição.

CAIRO SANTOS

Cairo Santos nasceu em Limeira, São Paulo, e é de fato, o primeiro jogador brasileiro a disputar um jogo na temporada regular. Embora eleito o melhor kicker do ano de 2012, seu tamanho (1m73) considerado baixo colocou uma certa dúvida na cabeça dos treinadores das equipes. Foi em 2014, que o Kansas City Chiefs anunciou sua contratação.

Ficou na equipe até o começo do ano de 2017, mas, após uma lesão, perdeu a posição para Harrison Butker. Entretanto, naquele mesmo ano, assinou um contrato com o Chicago Bears até o final da temporada e acabou sendo dispensado ao final do seu contrato. Em 2018 assinou com os Jets, mas novamente uma lesão o tirou da temporada.

Sem time na temporada de 2018, o Los Angeles Rams, em outubro, contratou o brasileiro para jogar o restante da temporada. Isso porque seu kicker titular, Greg Zuerlein, acabou se lesionando. Entretanto, após o retorno de Zuerlein, voltou a ser dispensado.

2019 foi um ano difícil para o brasileiro, pois em março assinou um contrato com os Buccs, mas foi cortado após a pré-temporada. Em setembro assinou um contrato com os Titans, mas sua inconsistência durante uma sequência fez com que novamente fosse dispensado. Por fim, em 2020, Cairo retornou ao Bears, equipe que defende até hoje.

DURVAL QUEIROZ, O DUZÃO

Duzão é outro brasileiro que está atualmente em um time na NFL. Nascido em Cuiabá, Mato Grosso, é atualmente jogador do Miami Dolphins. Mas, diferentemente de todos os brasileiros que já jogaram na NFL, Durval era jogador de futebol americano no Brasil. Logo, não teve sua formação na NCAA.

Duzão é o primeiro jogador a sair do Brasil e ganhar uma chance na liga, tudo isso graças ao programa NFL Undiscovered. Este programa é como se fosse uma peneira para trazer jogadores estrangeiros para a liga. Chegou aos Dolphins em 2019 e assinou o contrato de três anos. Além disso, assim que chegou na equipe da Flórida, colocaram como guard, sendo que era defensive tackle de origem. Por fim, Duzão foi o primeiro brasileiro da história a jogar na linha em uma partida da NFL.

RODRIGO BLANKENSHIP

Rodrigo nasceu no estado da Geórgia mas sua mãe nasceu em Recife, onde ainda moram seus avós maternos.  Local que Blankenship visita com frequência e inclusive chegou a jogar pela categoria de base do Náutico, mas preferiu seguir carreira como kicker na NFL. É o mais recente brasileiro a entrar na liga, em 2020 assinou contrato com o Indianapolis Colts como free agent.

DAVI BELFORT – O FUTURO DOS JOGADORES BRASILEIROS NA NFL

Filho do lutador Vitor Belfort, Davi pode se tornar um dos primeiros brasileiros na NFL a jogar na posição de quarterback. Aos 15 anos, vem mostrando um futuro promissor para jogar na principal posição do futebol americano. Ainda no high school, Belfort já recebeu uma oferta de bolsa da Universidade do Arizona.

Isso graças ao seu técnico, Chris Flores, especialista no desenvolvimento de atletas de futebol americano. Por fim, outras três universidades já demostraram interesse no jovem atleta, mas não ofereceram bolsa, pois ele acredita ser muito cedo para se comprometer com qualquer uma delas.

Foto destaque: Reprodução/Yahoo Esportes

11 Comments

11 Comments

  1. Pingback: Cam Newton coloca Jones de volta à briga pela titularidade -Quinto Quarto

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular

To Top