NFL

Após quebra de tradição, algarismos romanos vão voltar a partir do Super Bowl LI

(Crédito: Instagram/reprodução)

(Crédito: Instagram/reprodução)

Após uma longa história de utilizar números romanos em suas primeiras 49 edições, a NFL os deixou de lado na quinquagésima final da liga e o Super Bowl 50 foi o primeiro a trazer algarismos arábicos. Porém, a partir da próxima decisão, a grafia romana voltará a marcar presença, segundo informação do jornal ‘San Jose Mercury News’.

O jornalista Bruce Newman nota que a liga considera as letras maiúsculas representando números “uma das coisas que definiram o Super Bowl para nós”. O problema com o ‘L’, especificamente, foi motivado por um fator interessante.

Caso a grafia fosse Super Bowl L, haveria a possibilidade de uma ligação imediata com a palavra ‘Loser’ (perdedor, em inglês) ser feita e a National Football League quis evitar esse cenário.

“O L imediatamente trouxe várias conotações negativas”, falou Shandon Melvin, diretor criativo da NFL. “E três quartos da letra é composto de espaço negativo. É como, o que você faz com essa coisa para torná-la atrativa? Eu colocaria um X em qualquer ocasião. Ou qualquer outra letra”, completou.

Segundo Melvin, o L, ao contrário do X ou do V, por exemplo, era “muito assimétrico” e, por ter um formato vertical, ele quase desaparecia ao lado do Troféu Vince Lombardi, igualmente vertical.

Diante deste problema, o diretor criativo quebrou a cabeça para não utilizar o ‘Super Bowl L’ por dois anos. E, como revela o ‘San Jose Mercury News’, houve uma competição interna de logos de Super Bowl trazendo o L e os números 5 e 0, o que produziu 73 projetos. E Melvin não acreditava que o ‘50’ tinha uma boa chance.

“Não há nenhuma maneira. Se os numerais romanos são a nossa coisa, por que quebraríamos a tradição?”.

Porém, foi o que acabou se concretizando pelos motivos citados. Mas, para a final disputada em 2017, o LI estará lá, já que o comissário Roger Goodell está “muito comprometido” em retornar às raízes do logo do Super Bowl, como revela Shandon Melvin.

“Eles são partes de nós, um ícone muito forte para o jogo. Apenas queríamos fazer algo um pouco diferente uma única vez”, finalizou Melvin.

Popular

Copyright © 2015-2021 - https://www.quintoquartobr.com/

+18 Jogue com responsabilidade


Copyright QuintoQuartoBR

To Top