Antes de mais nada, para você que começou a acompanhar basquete a pouco tempo e não sabe o que é eficiência, nós vamos lhe explicar. Portanto, se já ouviu falar nisso, mas não entendeu, vamos esclarecer sua dúvida. Afinal, o que é a tal “eficiência” no basquete?
EFICIÊNCIA
Primeiramente, a tão falada eficiência é um índice que calcula o quão eficiente um jogador é na partida/temporada (óbvio). Mas em que isso se resume é a grande questão. Este cálculo é feito de acordo com os fundamentos possíveis de um jogador na partida, pegando todos os scouts positivos e os somando, fazendo o mesmo com os negativos e, no final, subtrair os positivos dos negativos e chegar a um resultado. Veja abaixo os índices utilizados pelo NBB para chegar ao jogador mais eficiente da temporada:
EXEMPLO: (Pontos + Assistências + Rebotes + Bolas Recuperadas + Tocos) – (Arremessos errados + Bolas Perdidas).
Com isso, podemos analisar, desta forma, David Wayne Jackson Jr, ala do Vasco da Gama, líder de eficiência da fase classificatória do NBB 10: (14.91 + 3.74 + 5.39 + 0.91 + 0.26) – (4.78 + 1.52) = 18,91

Veja agora a base de cálculo feita para chega a esse resultado, algo que não é divulgado pelo NBB ou pela LNB:

EXPLICAÇÃO A GROSSO MODO
Eficiência, então, é um cálculo feito para achar o jogador mais completo em todos os quesitos, com mais acertos e menos erros. Jackson, do Vasco, é esse cara da fase preliminar do NBB 10.
Se o ala do time carioca jogasse na NBA, seria o 35º do ranking, liderado por Anthony Davis, com 33. Fecham o Top 5 LeBron James (32.7), o grego Giannis Antetokounmpo (30.7), James Harden (30.1) e Russell Westbrook (29.5). Porém, será que os vascaínos devem se orgulhar de terem um jogador com eficiência maior que Klay Thompson, Pau Gasol, Carmelo Anthony, Kyle Anderson, Dwyane Wade, Dirk Nowitzki e Manu Ginobili? QUE HONRA! Confira os números de Jackson em todos os jogos da fase classificatória do NBB 10.

A NBA tem registros mais detalhados de sua EFF. Veja seus recordes:
- Maior avaliação de eficiência no jogador na carreira: Michael Jordan (27.91)
- Maior classificação de eficiência do jogador em uma única temporada: Wilt Chamberlain (31,82 em 1962 a 1963)
- Classificação de maior eficiência no jogador para playoff de carreira: Michael Jordan (28.59)
- Maior classificação de eficiência do jogador de playoff em uma única temporada: Hakeem Olajuwon (38,96 em 1988)
David Jackson: o Anthony Davis do NBB?
Foto destaque: FIBA/ Divulgação