NBA: Toronto Raptors contrata ex-técnico de Nikola Jokic na Sérvia

Paola Zanon | 11/06/2023 - 12:15

O Toronto Raptors contratou Darko Rajakovic, que treinou Nokola Jokic na seleção da Sérvia em 2019, como seu novo técnico principal. O sérvio fazia parte da comissão técnica do Memphis Grizzlies.

De acordo com o jornalista Adrian Wojnarowski, da ESPN, os Raptors e Rajakovic estão finalizando um acordo para a próxima temporada da NBA.

Darko começou sua carreira como treinador de basquete em 1996 e passou por duas equipes sérvias antes de chegar à NBA, em 2014, onde já teve passagens pelo Oklahoma City Thunder e Phoenix Suns, como assistente, antes de se tornar o braço direito de Taylor Jenkins.

LEIA TAMBÉM:

+ Brasil sem Shooting Stars: veja outros quatro filmes com LeBron James

++ Novo técnico dos Suns volta atrás sobre saída de Chris Paul: ‘Não dispensamos’

O treinador é conhecido por ajudar no desenvolvimento de grandes nomes como Victor Oladipo e Steven Adams durante o período que passou no Oklahoma, e teve impacto significativo nas melhores fases da franquia após a derrota para o Miami Heat nas finais de 2012.

Em 2019, Rajakovic foi contratado como assistente técnico da seleção masculina de basquete da Sérvia, que estava sob o comando de Aleksandar Dordevic, e fez sua estreia na Copa do Mundo de Basquete com Nikola Jokic no elenco. A seleção era uma das favoritas, mas foi eliminada pela Argentina nas quartas de final.

Nova cara para os Raptors

Com o novo contrato, Darko Rajakovic se torna apenas o segundo europeu no cargo de técnico principal de uma equipe da NBA.

O sérvio chega à franquia para substituir Nick Nurse, demitido após a eliminação dos Raptors no primeiro jogo de play-in da Conferência Leste para o Chicago Bulls.

A franquia canadense enxergou em Darko um treinador com capacidade de liderar um time com os atuais veteranos, ou então, uma reformulação em caso de renovação de elenco.

Outros treinadores que chegaram a ser cogitados para a vaga foram Kenny Atkinson, assistente do Golden State Warriors, e Charles Lee, assistente do Milwaukee Bucks.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.