De um lado, Jayson Tatum e Jaylen Brown. Do outro, Luka Doncic e Kyrie Irving. Esses são os principais nomes de Boston Celtics e Dallas Mavericks para as finais da NBA de 2024. A partir desta quinta-feira, a série de até sete jogos definirá o grande campeão da temporada na principal liga de basquete do mundo.
Como em todo esporte, sempre existem os candidatos a surpresa, mas histórico das disputas de taça na NBA mostram que no momento decisivo os grandes craques são os que costumam decidir. Nos últimos três anos, por exemplo, o troféu de MVP da decisão passou pelas mãos de Nikola Jokic, Stephen Curry e Giannis Antetokounmpo, todos eles principais figuras de suas equipes.
Além disso, toda final de NBA abre também a possibilidade para o surgimento de novas lendas do esporte. Ganhar um título sendo figura central é o passo definitivo para a imortalização no esporte. Mas, afinal, quais os jogadores que mais se destacaram na história das finais do campeonato? Existem diferentes formas de analisar isso, e uma delas é vendo os cestinhas. Abaixo, confira atletas que mais marcaram pontos nas séries valendo o lugar mais alto do pódio.
Quem são os jogadores com mais pontos na final da NBA?
1 – Jerry West (1.679)
Se você é mais novo, talvez nunca tenha ouvido este nome. Mas acredite: você o conhece. Jerry West. Ele é o homem que deu origem ao logo da NBA, criado em 1969 e usado até hoje. Ídolo no Los Angeles Lakers, onde atuou também em funções de gerência – foi o responsável, entre outras coisas, por ter draftado Kobe Bryant e assinado com Shaquille O’Neal -, West segue intocável como o principal cestinha na história das finais. Ele disputou nove decisões pela equipe de Los Angeles, mas conquistou apenas um anel, em 1972.
Média: 30.5 pontos por jogo
2 – LeBron James (1.562)
Este nome você com certeza conhece. Maior exemplo de longevidade na história do basquete, LeBron James se prepara para sua 22ª temporada como profissional e se mantém entre os mais relevantes do jogo. Nos 21 anos anteriores, o Rei chegou à final em 10 ocasiões e levou o troféu em quatro. Colecionou mais de 1.500 pontos, se tornando o segundo melhor colocado na lista histórica.
Média: 28.4 pontos por jogo
3 – Kareem Abdul-Jabbar (1.317)
Quem também chegou em 10 finais foi Kareem, seis vezes campeão – cinco com os Lakers, uma com o Milwaukee Bucks. O Capitão, como ficou conhecido em Los Angeles, é o segundo jogador com mais pontos na história da temporada regular da liga, atrás apenas de LeBron James. Nas disputas por título, ficou com a terceira posição.
Média: 23.5 pontos por jogo
4 – Michael Jordan (1.176)
Mike, Air Jordan, Black Jesus. Michael Jordan garantiu um lugar no top 5 mesmo sendo o atleta com menos participações em finais entre todos os aqui listados. Em seis decisões, Jordan nunca experimentou a sensação de ver o adversário indo embora com o troféu. Em 35 partidas – nunca deixou nenhuma série chegar ao sétimo jogo -, foram mais de mil pontos para a lenda.
Média: 33.6 pontos por jogo
5 – Elgin Baylor (1.161)
Elgin Baylor seria lembrado como um dos maiores nomes na história da NBA se não tivesse sido contemporâneo do Boston Celtics de Bill Russell. Nos anos 1960, teve três temporadas consecutivas marcando mais de 30 pontos por noite. Aposentou-se com 11 seleções para o All-Star, além de ter chegado à final do campeonato sete vezes. O grande problema? Nunca conseguiu ser campeão e ainda deu azar de ver os Lakers serem campeões no exato ano em que ele se aposentou. Ainda assim, fez o suficiente para se manter até hoje no top 5 de maiores cestinhas das finais.
Média: 26.3 pontos por jogo