NBA: presidente do New York Knicks é acusado de agressão e tráfico sexual

Paola Zanon | 17/01/2024 - 11:28

James Dolan, presidente do New York Knicks, da NBA, e do New York Rangers, da NHL, está sendo acusado de estupro e tráfico sexual por uma mulher. Os crimes teriam acontecido entre 2013 e 2014.

Kellye Croft, a suposta vítima, entrou com uma ação federal contra o executivo na última terça-feira (16), alegando que foi abusada e traficada por ele há 10 anos. As informações foram confirmadas pelo Bleacher Report, The New York Times e pela ESPN.

Na época relatada, a mulher tinha 27 anos e foi obrigada por Dolan a fazer “sexo indesejado” em diversas ocasiões depois de ser contratada para trabalhar como massoterapeuta em uma turnê musical encabeçada pelos Eagles. O presidente dos Knicks é cantor da banda JD & The Straight Shot, que fez a abertura da turnê.

De acordo com o documento de acusação, obtido pelo Times, o primeiro incidente aconteceu quando Kellye fazia uma massagem em Dolan, que foi para cima dela apesar das objeções. Isso se repetiu várias vezes durante a turnê.

A massagista também alegou que o executivo a apresentou a Harvey Weinstein, produtor de cinema de Hollywood, que também teria abusado sexualmente dela e, atualmente, cumpre penas de prisão de 23 e 16 anos após ser condenado por estupro e agressão sexual contra várias outras mulheres.

O tráfico sexual seria pelo fato de o presidente dos Knicks tê-la apresentado a Weinstein, que sinalizou interesse em contratá-la para fornecer “massagens” a atores em sets de filmagem também.

— James Dolan me manipulou, me trouxe para a Califórnia para abusar de mim e depois me preparou para um ataque cruel de Weinstein—, acusa a vítima, no documento oficial do processo.

Presidente dos Knicks nega acusações

Após a repercussão do caso, a equipe jurídica de James Dolan emitiu um comunicado oficial negando todas as acusações feitas por Kellye Croft e alegando que eles eram amigos na época.

Não há absolutamente nenhum mérito em nenhuma das acusações contra o Sr. Dolan. Kellye Croft e James Dolan tinham uma amizade. O Sr. Dolan sempre acreditou que a Sra. Croft era uma boa pessoa e está surpreso por ela concordar com essas afirmações. Resumindo , este não é um assunto do tipo ‘ele disse/ela disse' e há evidências convincentes para apoiar nossa posição. Estamos ansiosos para provar isso no tribunal.

Os advogados de Harvey Weinstein também negaram as alegações da massagista.

O que diz a NBA?

Ao tomar conhecimento sobre as acusações contra o presidente do New York Knicks, uma das franquias mais tradicionais da NBA, Adam Silver se pronunciou, mas economizou palavras.

— Eu vi o artigo e não sei mais nada sobre ele além de ter lido o artigo, então vamos aguardar para saber mais informações—, declarou o comissário da liga.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.