O Dallas Mavericks derrotou o Minnesota Timberwolves por 116 a 107 no Jogo 3 das Finais da Conferência Oeste da NBA, na noite deste domingo (26), e abriu 3 a 0 na série.
Quem abriu o placar no American Airlines Center foram os Wolves, com Mike Conley, mas os Mavs não demoraram a mostrar sua força no perímetro. Os sete primeiros minutos foram equilibrados, até que Dereck Lively esquentou dos dois lados da quadra com duas enterradas e um toco para cima de Anthony Edwards.
Apesar da superioridade dos Mavericks e do desfalque precoce de Conley, que sentiu o calcanhar e foi para os vestiários faltando três minutos para o fim do primeiro quarto, os visitantes não deixaram a diferença crescer tanto assim; a maior vantagem foi de seis pontos.
O cenário não mudou muito no segundo período, até que os Mavericks conseguiram abrir uma vantagem de 12 pontos, principalmente com Luka Doncic e Kyrie Irving. Uma cena preocupante foi a de Lively caindo após um arremesso e batendo a cabeça no joelho de Karl-Anthony Towns, indo para os vestiários em seguida.
DLIVE pic.twitter.com/5OUbdRDxa7
— MavsHighlights (@MavsHighlights) May 27, 2024
Os Timberwolves só reagiram quando Towns começou a acertar a cesta e as assistências, diminuindo a diferença para oito pontos para fechar o primeiro tempo.
Enquanto Conley voltou dos vestiários após o intervalo já com uma bola tripla, Lively continuou com o retorno questionável por uma possível concussão após a pancada. Apesar de se complicar com o excesso de faltas, o time de Minnesota conseguiu diminuir a desvantagem para cinco pontos e obrigou Jason Kidd a pedir uma pausa técnica.
Após uma enterrada, Edwards entrou de vez no jogo com seis pontos seguidos, empatando o placar —o ala-armador fechou o terceiro quarto com 10 de seus 22 pontos. Naz Reid foi o responsável por colocar os Wolves na frente pela primeira vez desde o primeiro período.
MY GOODNESS, ANTHONY EDWARDS 🤯🤯
📺 Game 3 on TNT pic.twitter.com/qCQeXdiuB9
— NBA (@NBA) May 27, 2024
O último quarto começou totalmente aberto, com o placar empatado em 87 pontos. As duas equipes passaram cinco minutos revezando entre empates e lideranças de até três pontos para ambos os lados, até chegarem no 100 a 100.
Mesmo com uma parada técnica para cada lado, as coisas continuaram bastante disputadas em Dallas, até que os donos da casa finalmente conseguiram abrir seis de vantagem a um minuto para o fim. Uma ponte aérea de Doncic para Daniel Gafford sacramentou a terceira vitória dos Mavericks na série.
O Jogo 4 entre Dallas e Minnesota será na próxima terça-feira (28), às 21h30 (de Brasília), mais uma vez no American Airlines Center. Os Mavs terão a chance de vencer as Finais do Oeste diante da própria torcida em caso de vitória.
Timberwolves x Mavericks: estatísticas
Minnesota Timberwolves
- Jaden McDaniels: 15 pontos e um rebote
- Karl-Anthony Towns: 14 pontos, 11 rebotes e três assistências
- Rudy Gobert: nove pontos, seis rebotes e duas assistências
- Anthony Edwards: 26 pontos, nove rebotes e nove assistências
- Mike Conley: 16 pontos, um rebote e quatro assistências
- Naz Reid (banco): 14 pontos, três rebotes e duas assistências
Dallas Mavericks
- Derrick Jones Jr.: 11 pontos, dois rebotes e duas assistências
- P. J. Washington: 16 pontos, oito rebotes e duas assistências
- Daniel Gafford: cinco pontos, três rebotes e uma assistência
- Kyrie Irving: 33 pontos, três rebotes e quatro assistências
- Luka Doncic: 33 pontos, sete rebotes e cinco assistências