Playoffs NBA: Celtics eliminam Hawks e farão ‘final antecipada’ na semi

Pedro Rubens Santos | 28/04/2023 - 00:00

Boston Celtics e Atlanta Hawks se enfrentaram na noite desta quinta-feira (27), no único jogo dos playoffs da NBA do dia. O duelo, na State Farm Arena, em Atanta, foi o sexto da série e mais um “match point” dos Celtics.

No fim, quem levou a melhor foram os Celtics, que venceram por 128 a 120 em um jogo extremamente emocionante.

Trae Young e Jayson Tatum terminaram a noite com duplos-duplos. O astro dos Hawks teve 30 pontos e 10 assistências, enquanto o camisa 0 de Boston alcançou 30 pontos e 14 rebotes. Jaylen Brown foi o cestinha da partida com 32 pontos.

Classificados, os Celtics enfrentam agora o Philadelphia 76ers nas semifinais do Leste. Na outra partida da conferência, o New York Knicks encara o Miami Heat. Uma dessas quatro equipes estará nas Finais da NBA.

Celtics x Hawks: o jogo 6

O primeiro tempo foi de trocas de liderança. Os Celtics lideraram durante quase todo o quarto inicial, mas levaram a virada no segundo período.

O grande responsável por isso foi, claro, Trae Young. O armador foi para o intervalo com 25 pontos anotados, o principal pontuador da primeira metade da partida.

Nas costas de Young, o Atlanta Hawks segurou a vantagem por alguns minutos. Na reta final, os Celtics voltaram à frente, e o placar na metade do tempo era muito próximo: 68 a 67 para Boston.

Como um bom duelo decisivo, o jogo ficou equilibrado até o final. De um lado, Young brilhava e mantinha o time da casa na briga. Do outro, vinham as respostas de Jayson Tatum e Jaylen Brown, que dividiam as ações ofensivas de Boston.

A força da torcida na State Farm Arena empurrava os Hawks na luta para forçar um jogo 7, mas os Celtics faziam partida muito dura e ameaçavam fechar a conta ali mesmo, em domínio inimigo.

Nos minutos derradeiros, a experiência venceu a pressão. Boston emendou uma sequência de tocos e bolas do perímetro que abriu oito pontos de vantagem. Atlanta lutou muito, mas não foi capaz de evitar a classificação celta.

Para a torcida dos Hawks, restou a recordação de uma série memorável, de grandes atuações de Trae Young e dos momentos incríveis da equipe depois de uma temporada regular mediana. Mas quem avança e segue vivo na luta pelo título é mesmo o tradicional Boston Celtics das estrelas Tatum e Brown.

Segunda melhor equipe do Leste, os Celtics encaram os 76ers, que passaram na terceira posição. Com a eliminação do Milwaukee Bucks, o duelo entre Boston e Philadelphia ganha ares de final antecipada da conferência.

De um lado, Jayson Tatum e Jaylen Brown; do outro, Joel Embiid e James Harden. A série promete.