NBA: novato do Heat atinge maior pontuação com 1º duplo-duplo da carreira

Paola Zanon | 26/12/2023 - 11:40

Novato do Miami Heat, Jaime Jaquez Jr. teve uma atuação de gala rodada de Natal da NBA, com uma boa contribuição na vitória sobre o Philadelphia 76ers por 119 a 113.

Titular pela 7ª vez em sua primeira temporada, o ala atingiu a maior pontuação desde que entrou para a liga e ainda anotou um duplo-duplo: foram 31 pontos, 10 rebotes e uma assistência, além de dois roubos de bola.

O calouro, que foi a 18ª escolha geral do Draft 2023, se tornou o apenas quinto jogador na história da liga a ter um duplo-duplo de pelo menos 30 pontos e 10 rebotes em seu primeiro jogo de Natal —e isso não acontecia desde 1985. Os outros quatro jogadores foram Patrick Ewing, Walt Bellamy, Oscar Robertson e Wilt Chamberlain.

— Eu cresci passando todo Natal assistindo os jogos de NBA da rodada, então foi especial. Primeiro pela vitória da equipe, segundo pelo momento. Todo o trabalho duro que eu faço me prepara pra momentos como esse—, declarou ele, na entrevista coletiva após a partida.

Jaquez até se espantou ao descobrir que Michael Jordan só atingiu essa pontuação em um jogo de Natal aos 30 anos, e LeBron James, aos 34.

— Só de estar nessa conversa já é uma loucura! Eu realmente não tenho palavras—, reagiu.

Até mesmo Bam Adebayo, que foi o destaque da partida com um duplo-duplo de 26 pontos e 15 rebotes, se impressionou com a atuação de Jaime, que foi a segunda melhor da noite pelo Heat.

— Ele é tão maduro! Temos um grande grupo de caras ao seu redor, ele está simplesmente florescendo—, elogiou o pivô, também durante a entrevista coletiva.

Jaime Jaquez no Miami Heat

Possível “steal” do Draft 2023, Jaime Jaquez tem feito um bom trabalho desde que chegou ao Heat, conquistando até uma vaga entre os titulares quando há algum desfalque. Na noite de segunda-feira (25), por exemplo, ele entrou no lugar de Jimmy Butler.

No jogo anterior, contra o Atlanta Hawks, a pontuação também foi expressiva: 19 pontos e sete rebotes na vitória por 122 a 113 em casa.

Até o momento, as médias do novato são de 13,7 pontos, 3,9 rebotes e 2,5 assistências por jogo— e ele participou de todas as 30 partidas do Miami Heat até aqui.

Os executivos da liga também mostraram que estão atentos ao talento do jogador de 22 anos, que tem subido cada vez mais na corrida pelo prêmio de Novato do Ano. Na última lista divulgada pela NBA, divulgada em 20 de dezembro, Jaquez apareceu na terceira colocação, atrás apenas de Victor Wembanyama e Chet Holmgren.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.