Com o fim da temporada regular 2023-24 da NBA, a corrida para MVP já está quase chegando ao fim, com Nikola Jokic como principal candidato ao prêmio.
Atual campeão e astro do Denver Nuggets, o sérvio perdeu apenas três jogos entre outubro e abril, sendo não só titular nos 79 que disputou, mas também o principal líder da equipe.
Jokic encerrou a fase regular com a mesma média de pontos do ano em que conquistou seu primeiro MVP —ele já tem dois na conta. Foram 26,4 pontos, 12,8 rebotes (a segunda maior marca de sua carreira) e nove assistências em 35 minutos jogados.
O sérvio impactou seu time com 69,8% de acertos em seus arremessos, foi o terceiro jogador com mais rebotes, com 976, atrás apenas de Domantas Sabonis (1120) e Rudy Gobert (982), e teve o segundo maior número de assistências, com 691. Em questão de pontos totais, Jokic ficou em quinto lugar ao marcar 2048.
Dominante no garrafão e perigoso no ataque, Nikola foi um dos principais responsáveis por mais uma ótima campanha dos Nuggets na temporada. A franquia foi a segunda colocada na Conferência Oeste, com 57 vitórias e 25 derrotas; os números foram os mesmos do Oklahoma City Thunder, que ficou com a liderança por critério de desempate —algo que pode afetar a colocação dele.
Este ano, inclusive, a campanha do Denver foi até melhor do que a da temporada do título, com quatro vitórias a mais. No ano passado, o pivô ficou em segundo lugar na corrida para MVP, perdendo o prêmio para Joel Embiid.
Nikola Jokic: MVP pela terceira vez?
Caso não tenha sido ultrapassado por Shai Gilgeous-Alexander, que ficou com a liderança do Oeste pelo Thunder, Jokic caminha para se tornar o MVP pela terceira vez em seus nove anos de carreira na NBA.
Em suas últimas seis temporadas, contando com a atual, o pivô apareceu, pelo menos, entre as 10 primeiras colocações na corrida para o maior prêmio individual da liga, já tendo o conquistado em 2021 e 2022.
Se vencer, Nikola se tornará o primeiro jogador estrangeiro da NBA a conquistar o prêmio três vezes, além de entrar para a seleta lista da estatística, que conta com Larry Bird, Magic Johnson e Moses Malone.