NBA: Por que Nikola Jokic lidera a corrida para MVP pela 3ª vez na carreira?

Paola Zanon | 22/04/2024 - 20:00

Com o fim da temporada regular 2023-24 da NBA, a corrida para MVP já está quase chegando ao fim, com Nikola Jokic como principal candidato ao prêmio.

Atual campeão e astro do Denver Nuggets, o sérvio perdeu apenas três jogos entre outubro e abril, sendo não só titular nos 79 que disputou, mas também o principal líder da equipe.

Jokic encerrou a fase regular com a mesma média de pontos do ano em que conquistou seu primeiro MVP —ele já tem dois na conta. Foram 26,4 pontos, 12,8 rebotes (a segunda maior marca de sua carreira) e nove assistências em 35 minutos jogados.

O sérvio impactou seu time com 69,8% de acertos em seus arremessos, foi o terceiro jogador com mais rebotes, com 976, atrás apenas de Domantas Sabonis (1120) e Rudy Gobert (982), e teve o segundo maior número de assistências, com 691. Em questão de pontos totais, Jokic ficou em quinto lugar ao marcar 2048.

Dominante no garrafão e perigoso no ataque, Nikola foi um dos principais responsáveis por mais uma ótima campanha dos Nuggets na temporada. A franquia foi a segunda colocada na Conferência Oeste, com 57 vitórias e 25 derrotas; os números foram os mesmos do Oklahoma City Thunder, que ficou com a liderança por critério de desempate —algo que pode afetar a colocação dele.

Este ano, inclusive, a campanha do Denver foi até melhor do que a da temporada do título, com quatro vitórias a mais. No ano passado, o pivô ficou em segundo lugar na corrida para MVP, perdendo o prêmio para Joel Embiid.

Nikola Jokic: MVP pela terceira vez?

Caso não tenha sido ultrapassado por Shai Gilgeous-Alexander, que ficou com a liderança do Oeste pelo Thunder, Jokic caminha para se tornar o MVP pela terceira vez em seus nove anos de carreira na NBA.

Em suas últimas seis temporadas, contando com a atual, o pivô apareceu, pelo menos, entre as 10 primeiras colocações na corrida para o maior prêmio individual da liga, já tendo o conquistado em 2021 e 2022.

Se vencer, Nikola se tornará o primeiro jogador estrangeiro da NBA a conquistar o prêmio três vezes, além de entrar para a seleta lista da estatística, que conta com Larry Bird, Magic Johnson e Moses Malone.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.