NBA Playoffs 2024: Jogo 1 de Cavaliers e Magic traz tira-teima de confronto equilibrado

Matheus Costa | 19/04/2024 - 16:21

Em um dos confrontos mais disputados dos playoffs de 2024 da NBA, Cleveland Cavaliers e Orlando Magic abrem a série do duelo no primeiro round dos playoffs pela Conferência Leste que será realizado neste sábado (20) diretamente da Rocket Mortgage Fieldhouse em Cleveland, Ohio (EUA), com início previsto às 14h (horário oficial de Brasília). O Quinto Quarto te mostra como chegam as duas equipes, escalações e desfalques, as datas dos possíveis sete jogos e onde assistir o duelo.

  • O jogo entre Cleveland Cavaliers x Orlando Magic pelo primeiro round dos playoffs acontece no sábado (20), às 14h (horário de Brasília), na Rocket Mortgage Fieldhouse em Cleveland, Estados Unidos.
  • O Cleveland Cavaliers terminou a temporada regular ocupando a quarta colocação da Conferência Leste, garantindo a vaga após vitória sobre os Pacers.
  • O Orlando Magic, por sua vez, finalizou a temporada regular em quinto colocado na mesma conferência com uma vitória sobre o poderoso Milwaukee Bucks
  • Nesta temporada, o Orlando Magic e o Cleveland Cavaliers empataram no confronto direto, com duas vitórias para cada lado nos quatro confrontos.
  • Neste artigo você verá onde assistir ao vivo Cleveland Cavaliers x Orlando Magic pela primeira rodada do NBA Playoffs 2024.

NBA Playoffs 2024: Cleveland Cavaliers x Orlando Magic – Jogo 1

Cleveland Cavaliers e Orlando Magic foram adversários diretos durante a temporada regular na briga por uma vaga na parte de cima da tabela da Conferência Leste, invertendo as posições da classificação em diversas oportunidades. A equipe de Orlando chegou a ocupar a segunda colocação da tabela, mas três derrotas consecutivas nos últimos quatro jogos quase deixaram o time na zona do play-in. Por sua vez, os Cavaliers se aproveitaram dos deslizes dos adversários e garantiram a última vaga de mando de quadra nos playoffs.

As duas franquias se enfrentam para reeditar o épico confronto da final de conferência da temporada de 2008-09. Na ocasião, os Cavaliers contavam com o MVP LeBron James e o treinador do ano Mike Brown e a expectativa de um confronto com o Los Angeles Lakers de Kobe Bryant nas finais levava os fãs à loucura. No entanto, a forte equipe do Orlando Magic, que havia eliminado os atuais campeões Boston Celtics nas semifinais, colocou água no chopp ao superar os Cavs em seis jogos com grandes atuações de Dwight Howard, Hedo Turkoglu e Rashard Lewis.

Atualmente, as duas franquias vivem momentos pouco parecidos. O Cleveland Cavaliers vai para os playoffs pela segunda vez consecutiva na quarta colocação, enquanto o Orlando Magic volta à pós-temporada da liga desde a temporada de 2019-20 com um plantel totalmente diferente, reconstruído e repleto de jovens promessas que chamam a atenção na liga.

Como chegam Cavaliers e Magic para o NBA Playoffs de 2024?

Cleveland Cavaliers

Em uma temporada marcada pelas diversas lesões de suas principais estrelas, o Cleveland Cavaliers voltou a se classificar na quarta colocação pela segunda temporada consecutiva. No entanto, desta vez, a pressão por um resultado convincente é maior após ser eliminado pelo New York Knicks em cinco jogos no primeiro round de 2022-23.

Caso consiga manter o poderoso trio montado por Donovan Mitchell, Darius Garland e Evan Mobley saudável, o Cleveland Cavaliers chega como uma força a ser reconhecida nos playoffs e dará muitos problemas à jovem equipe do Orlando Magic. A forte defesa coordenada pelo bom treinador JB Bickerstaff também precisa ser destacada, especialmente com o bom pivô Jarrett Allen, além do vasto arsenal de arremessos de três pontos com especialistas como Max Struss e Dean Wade.

O ponto-chave e a maior necessidade dos Cavs para a série é encontrar a regularidade das atuações, algo que não aconteceu durante a temporada regular.

Principal destaque: Donovan Mitchell

Ficando de fora de 18 dos 29 jogos do fim da temporada por problemas físicos, o Cleveland Cavaliers precisa muito de Donovan Mitchell em quadra para pensar em avançar para a segunda fase dos playoffs. Afinal, sua principal estrela é a válvula de escape de um time irregular e, muitas vezes, previsível.

Donovan Mitchell provou que pertence à elite da liga em um dos seus melhores anos da carreira. Ao todo, ele somou médias de 26,6 pontos, 6,1 assistências e 5,1 rebotes por partida, além do aproveitamento de 36,8% nas bolas de três pontos – o melhor de sua trajetória na NBA. No entanto, um ponto chama atenção: ele disputou apenas 55 jogos.

Orlando Magic

Com um estilo quase que único na NBA atual, a jovem equipe do Orlando Magic volta aos playoffs em uma fase completamente nova da franquia. Após anos de reconstruções intermináveis, a diretoria conseguiu, enfim, montar um elenco promissor para grandes aspirações no futuro. No entanto, ninguém esperava que o time fosse gerar resultados tão concretos em tão pouco tempo.

Quinto colocado da Conferência Leste, o Orlando Magic se destaca pelo estilo de enorme presença física. Uma das melhores defesas da NBA, a equipe comandada por Jamahl Mosley impõe um ritmo incansável de pressão, marcação forte e uma proteção ao aro quase impenetrável com nomes como Jalen Suggs, Jonathan Isaac e Gary Harris. Basicamente, nenhuma bola é considerada perdida, nenhuma jogada é entregue e o time luta do início ao fim por cada ponto no placar.

No ataque, o time sofre muito com mal desempenho nos arremessos de três pontos, mas se destaca dentro do garrafão. Paolo Banchero lidera a equipe com seu altíssimo nível, aliado com o ótimo playmaker Franz Wagner, o versátil Wendell Carter Jr e o ‘micro-ondas’ Cole Anthony, além de nomes que saem do banco para contribuir com excelência, tais como Markelle Fultz, Joe Ingles e Moritz Wagner.

Principal destaque: Paolo Banchero

Em sua segunda temporada na NBA, Paolo Banchero se tornou o jogador mais jovem da história da liga a liderar uma equipe em pontos, rebotes e assistências durante a temporada. Além disso, o ala-pivô de 21 anos, que foi eleito o ‘Calouro do Ano’ no ano passado, também lidera o time em arremessos, lances livres e até em minutos jogados. Ele é, literalmente, o líder do Orlando Magic.

Sua rápida evolução tornou o jovem em um dos melhores atletas em toda a NBA justamente por seu entendimento do jogo e sua inteligência em quadra, que por muitas vezes ofusca o fato dele ter apenas 21 anos e muito a caminhar. Isso foi evidenciado nesta temporada, com Paolo sendo eleito como All-Star Player – o primeiro atleta do Orlando Magic desde Nikola Vucevic a alcançar tal feito.

Ao todo, são 22,6 pontos, 6,9 rebotes e 5,4 assistências por jogo em 80 partidas disputadas na temporada, somando um aproveitamento de 45,5% nos arremessos e 33,9% nas cestas de três pontos. Paolo consegue armar, driblar, passar, arremessar, enterrar, fazer bandejas, colocar os companheiros em boas situações de jogo… e só tem 21 anos. Agora, em sua primeira série de playoffs, sua maturidade de jogo será testada no grande palco da NBA.

NBA Playoffs Cleveland Cavaliers x Orlando Magic – Jogo 1: onde assistir ao vivo?

  • Data: Sábado, 20 de abril de 2024;
  • Horário: 14h (horário de Brasília);
  • Local: Rocket Mortgage Fieldhouse, em Cleveland, Ohio (EUA);
  • Onde assistir: ESPN 2, Star+, NBA League Pass, Betano e Bet365.

Agenda da série entre Cleveland Cavaliers e Orlando Magic no NBA Playoffs de 2024:

  • Jogo 1: Cleveland Cavaliers x Orlando Magic – 20/04, sábado, às 14h;
  • Jogo 2: Cleveland Cavaliers x Orlando Magic – 22/04, segunda-feira, às 20h;
  • Jogo 3: Orlando Magic x Cleveland Cavaliers – 25/04, quinta-feira, às 20h;
  • Jogo 4: Orlando Magic x Cleveland Cavaliers – 27/04, sábado, às 14h;
  • Jogo 5: Cleveland Cavaliers x Orlando Magic – 30/04, terça-feira
  • Jogo 6: Orlando Magic x Cleveland Cavaliers – 03/05, sexta-feira
  • Jogo 7: Cleveland Cavaliers x Orlando Magic – 05/05, domingo
Escrito por Matheus Costa
Matheus Costa é jornalista, repórter e redator com passagens por MMA Brasil, LANCE!, O Dia, Yahoo! e outros. Sua carreira no jornalismo iniciou na cobertura do MMA, depois se expandindo para a cobertura do futebol e dos bastidores de televisão esportiva brasileira. Já cobriu in loco eventos de MMA, futebol, basquete e jiu-jítsu.