O jogo 5 disputado entre Dallas Mavericks e Oklahoma City Thunder foi o 2º da rodada de segunda-feira (13), e nele Luka Dončić e companhia tinham a vitória nas mãos por boa parte da disputa, mas na reta final Shai Gilgeous-Alexander e Jalen Williams colocaram o visitante no American Airlines Center na frente e forçaram o empate por 2 a 2 na série com uma vitória por 100 x 96.
O Thunder jogou atrás no marcador na maior parte do tempo, chegando a perder por 14 pontos de diferença. Na única vez que assumiram a liderança, foi por dois pontos, e imediatamente os Mavericks retomaram o controle do jogo. No entanto, o último quarto reservou fortes emoções,
Shai Gilgeous-Alexander mostrou o porquê de ter sido o 2º jogador mais votado na corrida pelo prêmio de MVP, acertando três arremessos derradeiros da meia distância que ditou o resto do jogo.
What a RIDICULOUS shot by Shai Gilgeous-Alexander to tie the game 🤯pic.twitter.com/mdYPhV6gmP
— ClutchPoints (@ClutchPoints) May 14, 2024
SGA terminou com 34 pontos, 51% de aproveitamento em arremessos de quadra, oito rebotes, cinco assistências, dois roubos de bola e dois tocos. Seu fiel escudeiro Jalen Williams, por sua vez, teve 14 pontos e nove rebotes, aparecendo quando o time mais precisou e acertando arremessos que encaminharam uma reação do Thunder, assim como Shai Gilgeous-Alexander.
Titulares e reservas dos Mavericks entregam tudo, mas saem sem nada do jogo 4
O quinteto titular e a segunda unidade dos Mavericks fez a diferença no resultado final. Em especial, Derrick Lively Jr. O novato de 19 anos entregou enterradas de destaque, jogadas defensivas que fizeram a diferença e um dos momentos mais quentes do jogo. No lance, Lively consegue a enterrada e sofre a falta, mas acabou esbarrando em um jogador do Thunder enquanto estava pendurado no aro, o que causou uma confusão em quadra.
P.J. Washignton, jogador que se juntou aos Mavericks nesta temporada – mas, na verdade, é 5º ano na NBA – logo após o apito do árbitro começou a provocar os adversários, fazendo a torcida dos Mavericks levantar no American Airlines Center e abraçar a rivalidade.
P.J. Washington. 😂🔥
— Hoop Central (@TheHoopCentral) May 14, 2024
Luka Dončić mesmo lesionado também se fez presente nos momentos mais importantes do jogo, mas não foi o suficiente para levar os Mavericks a vitória.
Kyrie Irving teve problemas com faltas, chegando a sua 4ª na volta do intervalo. O controle de tempo do jogador e sua tomada de decisão em quadra impediu que ficasse de fora do fim do jogo, mesmo fazendo a 5ª falta e permanecendo a um tento de ser expulso do jogo por exceder o limite(6). Mesmo ficando abaixo dos 10 pontos na disputa, Kyrie encontrou formas de contribuir.
Kyrie Irving anotou poucos pontos no 1º tempo, mas encontrou outra forma de contribuir para os Mavericks
Os dois primeiros quartos do jogo 4 entre Mavericks e Thunder trouxe emoção ao público que acompanhava a partida no ginásio.
O time da casa, Dallas Mavericks, começou ditando o ritmo do jogo e colocando o Thunder em uma situação desconfortável, perdendo por mais de 10 pontos já na metade da primeira etapa. Eventualmente Shai e companhia conseguiram diminuir a diferença e correr atrás do prejuízo, mas os Mavs de Luka Dončić ainda se mantiveram a frente no marcador, com jogadas importantes de P.J. Washignton, Luka e Kyrie Irving, jogador resposável por sete assistências no 1º tempo.
Kyrie's seven 1st half assists were so tough 👀
Elite vision. Timely precision.
2H coming up on TNT 🍿 pic.twitter.com/oeNo6CIVuG
— NBA (@NBA) May 14, 2024
Washington anotou três bolas de 3 pontos nos primeiros dois quartos, uma delas encerrando o bom momento do Oklahoma City Thunder no 2º quarto e colocando a diferença em três posses de bola.
Luka foi para o intervalo pronto para começar uma nova rivalidade na NBA, dessa vez com Lu Dort. O canadense tem sido o marcador primário do esloveno desde o início da série, os dois vem se estranhando na marcação. Logo no início do jogo, Dort fez sua primeira falta ao esbarrar a mão no rosto de Doncic.
Dort picks up his first putting his hand on Luka's face pic.twitter.com/aLKc5RUG6c
— MavsHighlights (@MavsHighlights) May 14, 2024
Quando é a próxima partida entre Oklahoma City Thunder x Dallas Mavericks?
- Oklahoma City Thunder x Dallas Mavericks – quarta-feira (15), às 22h30 (horário de Brasília), no Paycom Center, em Oklahoma.