NBA

NBA Global Games 2022/23: Saiba como acontece as partidas fora dos EUA

NBA Global Games 2022/23: Saiba como acontece as partidas fora dos EUA

O NBA Global Games na temporada 2022/23 acontece em dois países, México e França. Para promover o esporte fora dos EUA, a NBA viaja até a Europa e América do Sul para realizar duas partidas de temporada regular. Chicago Bulls, Detroit Pistons, San Antonio e Phoenix Suns foram os escolhidos para fazer estas viagens. Saiba mais.

Partidas da NBA Global Games na Europa em 2022/23

De acordo com o calendário da NBA, a primeira partida na temporada 2022/23 aconteceu na Cidade do México, tornando-se o primeiro jogo no país desde 2019. San Antonio enfrentou o Miami Heat na Arena CDMX, e não foram os únicos a expandir jogos para o país vizinho. A saber, o Heat venceu a partida por 111 x 101

Contudo, não é o único jogo que acontece fora da fonte do basquete, com Chicago Bulls x Detroit Pistons acontecendo em Paris no dia 19/01/2023, mas impacta mais do que apenas a campanha na temporada. De acordo com a NBA Communications, Bulls, Pistons e a Associação Francesa de Basquete (FFBB) proporcionam eventos e atividades até o dia da partida. São mais de 40 horas de atividades sobre o esporte fora de quadra, cujo o alcance estimado são mais de 1.000 jovens ao redor de Paris e parte da Europa, junto como Oriente Médio como parte da expansão do programa Jr. NBA Week. Para esta temporada, estes são os únicos jogos disputadas fora dos Estados Unidos.

A expansão da liga começa nos anos 80

A saber, a primeira partida internacional da NBA aconteceu em 1984, quando Phoenix Suns e ainda New Jersey Nets (atual Brooklyn Nets) viajaram até Milão, na Itália, para disputarem um jogo de pré temporada. Posteriormente, a primeira de temporada regular disputada aconteceu em Tokyo, Japão, entre Suns x Jazz. Phoenix aparece como o desbravador da liga quando se trata de jogar fora de solo americano.

A China é o país que mais recebeu jogos da NBA fora dos EUA. Entre 2004 e 2019 foram 25 partidas disputada nas principais cidades do maior país do mundo. Shangai, Beijing, Guangzhou e Shenzhen. México vem sem segundo lugar com 19 partidas disputada, com a última mais recente tendo acontecido em 2012.

Ásia é o principal destino da NBA até o momento

Além da China liderar como o país que mais recebeu jogos da NBA com 25, outro país asiático é até aqui o preferido da liga para jogos que valem alguma coisa na temporada, o Japão. Totalizando 12 partidas de campanha regular, Tokyo, Yokohama e Saitama receberam astros do basquete americano dentre o início dos anos 90 até 2003.

Nesse sentido, por serem países com um alto índices de desenvolvimento humano, além de expandir as fronteiras do basquete também é lucrativo para a liga fazer estas viajem. De quebra, influenciam gerações ao levar jogadores até lugares diferentes. O caso mais claro de um asiático que sucedeu na liga foi Yao Ming, ex pivô do Houston Rockets é um dos jogadores mais altos da história da NBA, com 2.29 m.

No Japão, a fama do basquete se firma da mesma forma de como aconteceu com o futebol, através de animes. Super Campeões foi o percursor das animações nipônicas que moviam multidões de fãs a praticar o esporte. Recentemente, Kuroko No Basket foi o anime que acende mais uma vez a fagulha dos japoneses pelo esportes.

Em suma, Kobe Bryant foi também um dos responsáveis pela popularização do basquete no Japão, se tornando embaixador da cidade que tem o mesmo nome do jogador, Kobe. Por ironia do destino, o nome de Bryant foi dado justamente por causa da cidade, local que seu pai uma vez visitou, experimentou o famoso ‘beef' da cidade e gostou tanto que nomeou seu filho Kobe. No futuro, a lenda dos Lakers retornou ao país em 2001 e foi nomeado “embaixador” do esporte na cidade.

Kobe Bryant com o prefeito de Kobe, Japão.

Kobe Bryant com o prefeito de Kobe, Japão, em 2001. Foto destaque: Divulgação/ New York Post

Foto destaque – Divulgação/ NBA Events

Popular

Copyright © 2015-2023 - https://www.quintoquartobr.com/

+18 Jogue com responsabilidade


Copyright QuintoQuartoBR

To Top