O veterano Glen ‘Big Baby’ Davis foi condenado pela Justiça Federal dos Estados Unidos nesta quinta-feira (08) a cumprir 40 meses de prisão em regime fechado, além de três anos em regime semiaberto, por conta da prisão em novembro de 2023. Ele é acusado de fazer parte de um esquema de fraude para burlar os benefícios do plano de saúde da NBA.
A decisão judicial, anunciada em Nova Iorque, prevê que ‘Baby’ Davis ainda pague cerca de 80 mil dólares (R$411 mil) em indenização à NBA. Além disso, o regime semiaberto terá algumas condições mandatórias a serem cumpridas, como aulas de administração financeira e tratamento contra drogas.
Former NBA player Glen Davis has been sentenced to 40 months in federal prison for his role in a scheme to defraud the NBA's insurance policy. pic.twitter.com/LoI7q95kXP
— Complex Sports (@ComplexSports) May 9, 2024
Glen Davis é apenas um membro do grupo de mais de 20 pessoas condenado na investigação sobre a fraude dos benefícios dos planos de saúde concedido aos atletas, que inclui ex-jogadores como Terrence Williams e Keyon Dooling. Questionada pela ‘ESPN’, a advogada Sabrina Shroff, que representa Glen Davis, não quis comentar sobre a decisão.
NBA: Glen Davis ganhou fama por peso e título com os Celtics
Glen Davis fez seu nome na NBA por ser um atleta atípico. Sempre acima do peso, o ala-pivô sempre foi alvo de comentários maldosos por conta de ser um jogador com um porte físico diferente, mas foi um reserva sólido por muitas equipes.
Selecionado no draft de 2007-08 pelo Boston Celtics, Glen Davis foi campeão em seu primeiro ano na liga com média de 13 minutos por jogo. Com o desmonte do time ao longo dos anos seguintes, ele se tornou titular na temporada de 2010-11. No ano seguinte, acertou com o Orlando Magic, sendo titular por três temporadas, até rumar ao Los Angeles Clippers em 2013-14, atuando por dois anos até se aposentar em 2015.