NBA Draft 2023: Ausar Thompson – como joga o ala-armador dos Pistons

Matheus Costa | 22/06/2023 - 21:45

Ausar Thompson chega ao Detroit Pistons com bastante expectativa. Afinal, mesmo com a tendência de arremessos de três pontos, o jovem ala-armador, escolhido na quinta escolha do NBA Draft 2023, gosta de utilizar seu atleticismo, infiltrações e jogadas impactantes no garrafão. Conheça mais sobre o estilo do jogador.

Ausar é um clássico slasher: jogador que gosta de bater para dentro e infiltrar contra defesas em vez de buscar arremessos. E por mais que o arremesso seja uma deficiência de seu jogo, o estilo físico do jovem deve garantir uma carreira de sucesso na liga. Ele busca frequentemente o contato com jogadas agressivas, além de se destacar pela capacidade de ser um playmaker acima da média.

Ausar Thompson

Ala-armador
Overtime City Reapers (OTE)
20 anos | 2,01m | 99kg

Twitter/Reprodução
Ausar Thompson

Outro ponto positivo e marcante do jogo de Ausar são suas qualidades defensivas. O estilo atlético não ajuda somente no ataque, mas também na defesa. Ele mantém bastante intensidade na marcação, sempre conseguindo se antecipar para obter rebotes e constantemente anotando boas roubadas de bola. Consegue marcar o perímetro, dentro do garrafão, armadores ou pivôs. Ele é muito bem dotado fisicamente e sabe aproveitar isso.

— Estou superanimado para estrear pelos Pistons. Também estou feliz pela minha família [o irmão Amen Thompson foi escolhido pelo Houston Rockets].

A maior preocupação, de longe, é o arremesso. Ele mostra bastante dificuldade em qualquer tipo de situação, até mesmo nos lances livres. Além disso, a mecânica também não é muito comum ou efetiva. O atleta já admitiu a necessidade de evolução em algumas entrevistas e mostrou até vontade de mudar sua mecânica, mas até então, não mostrou resultados.

Ausar é jovem, possui uma noção de jogo muito aguçada e deve ter impacto na NBA de forma imediata caso seja escolhido por uma equipe que saiba utilizar suas qualidades na rotação. Existe uma grande expectativa que ele, assim como seu irmão, seja escolhido no top 5 do draft da NBA.

Escrito por Matheus Costa
Matheus Costa é jornalista, repórter e redator com passagens por MMA Brasil, LANCE!, O Dia, Yahoo! e outros. Sua carreira no jornalismo iniciou na cobertura do MMA, depois se expandindo para a cobertura do futebol e dos bastidores de televisão esportiva brasileira. Já cobriu in loco eventos de MMA, futebol, basquete e jiu-jítsu.