Neste segunda-feira (04), a NBA divulgou a lista dos vencedores do prêmio de calouro do mês de novembro. Na Conferência Leste, o grande vencedor foi Jaime Jaquez Jr, atleta que foi draftado na atual temporada pelo Miami Heat e que tem apenas 22 anos. Já na Conferência Oeste o grande vencedor, foi o jovem Chet Holmgren, que vem sendo um dos principais nomes do Oklahoma City Thunder, que está na segunda colocação da Conferência Oeste e um dos favoritos para se classificar para a próxima fase.
The NBA has named Chet Holmgren and Jaime Jaquez Jr. Western and Eastern Conference Rookies of the Month, the league has announced 🙌
Holmgren:
17.9 PPG
7.8 RPG
2.1 BPGJaquez:
12.0 PPG
3.9 RPG
2.5 APG pic.twitter.com/yYJeugQFdn— ClutchPoints (@ClutchPoints) December 4, 2023
Jogador do Miami Heat é eleito calouro do mês pela NBA
Do lado do Heat, a conquista de Jaime Jaquez Jr o coloca em uma seleta lista de jogadores que conquistaram a premiação, sendo esta a pela décima vez um novato da equipe conquista a premiação, sendo Jaquez Jr o quinto a conseguir tal feito. Antes dele, Caron Butler (quatro vezes), Kendrick Nunn (três vezes), Josh Richardson e Michael Beasley (uma vez), foram os vencedores. O jogador tem uma média de 12 pontos, quatro rebotes e duas assistências por partida até o momento.
O último a conseguir tal premiação da NBA foi Kendrick Nunn, atualmente no Washington Wizards. Inclusive, Josh Richardson, que ganhou em uma oportunidade, é o companheiro de equipe de Jaime Jaquez Jr. Mesmo com a conquista, alguns comentários nas redes sociais criticaram a decisão, sendo a fraca campanha do Miami Heat um dos motivos citados para a não escolha do jogador.
Jaime Jaquez Jr é o primeiro jogador do Heat vencedor do calouro do mês desde Kendrick Nunn.
Ele também está jogando hoje com o penúltimo vencedor do prêmio no pelo Heat: Josh Richardson. pic.twitter.com/X6AxXAmMmO
— Coast to Coast Brasil | NBA (@brasilcoast2) December 4, 2023
Destaque do Oklahoma City Thunder superou Wembanyama e também levou a premiação
Por outro lado, Chet Holmgren ganha um reconhecimento merecido, apesar do favorito na Conferência Oeste ser Victor Wembanyama do San Antonio Spurs. Draftado em 2022, após boas temporadas no Gonzaga Bulldogs, Holmgren foi adquirido pelos Thunder se adaptando rapidamente a equipe, assim como Jalen Suggis do Orlando Magic, que foi seu companheiro no basquete universitário. Na atual temporada, Holmgren é um dos principais nomes do time e está ajudando os Thunder a chegarem a segunda colocação da Conferência Oeste, algo que não era esperado.
Holmgren que tem no momento uma média de 17 pontos, oito rebotes e três assistências, números superiores a Jaime Jaquez Jr, que foi o outro escolhido pela NBA.