A polêmica confusão entre o pivô do Denver Nuggets, Nikola Jokic, e o ala Markieff Morris, quando jogava pelo Miami Heat, em uma partida entre as duas equipes na temporada 2021/22, ainda dá o que falar até os dias de hoje.
Passados quase dois da confusão, os anos irmãos gêmeos Markieff e Marcus Morris comentaram sobre o desentendimento durante uma participação no podcast All the Smoke.
— Foi um movimento de otário. O lance foi duro, como uma chicotada. Ele me pegou de costas […] Mas ele vai ter o que merece — disse Markieff .
Na época da confusão, o irmão gêmeo de Markieff, e jogador do Los Angeles Clippers, Marcus tomou as dores e chegou a mandar um recado a Jokic em suas redes sociais. Durante o podcast, Marcus comentou revelou que deu um “puxão de orelha” em seu irmão pelo lance.
— Quero dizer, eu estava chateado, obviamente, você principalmente s porque ele (Markieff) estava de costas, mas então eu disse ao meu irmão: “ você nunca deveria virar as costas para o filho da p***” — completou Marcus Morris Sr.
Depois da confusão, Markieef ficou afastado por quatro meses para tratar da contusão no pescoço causada pelo empurrão que levou. Durante a entrevista, o ala ainda revelou uma mágoa da organização da NBA pela forma como a situação foi conduzida, a liga fez parecer com que ele tivesse tentado machucar Jokic.
— Eu fiz uma falta, só isso. É só você assistir, eu coloquei minha mão, então ele sabia que eu estava chegando e não tentou se livrar. O que ele fez foi tentar um passe pulando comigo chegando para fazer a falta. Não sei o que ele estava pensando. Fizeram parece que eu queria machucar ele, mas não fiz isso. A NBA fez parecer que eu queria machucar ele. Me multaram porque? Eu fui o cara que apanhou — finalizou o ala.
“What you fining me for? I’m the one who got hit!”
The Morris twins reflect on Markieff and Nikola Jokic’s incident 🗣️
(via @shobasketball)pic.twitter.com/S7CKxhpiRa
— ClutchPoints (@ClutchPoints) September 14, 2023
Markieff Morris x Nikola Jokic
Em novembro de 2021, Miami Heat e Denver Nuggets se enfrentaram e, por pouco, Markieff e Jokic não chegaram aos finalmentes. Tudo começou depois que o ala do Miami fez uma falta mais dura em Jokic, ainda na quadra defensiva dos Nuggets, restando pouco mais de 2 minutos para o fim do jogo, com uma diferença de 17 pontos de vantagem para o time do sérvio.
O problema é que Jokic não gostou muito do lance, ficou bravo e partiu pra cima do adversário e acabou atingindo as costas de Markieff com uma forte trombada. A partir daí, a confusão tomou conta do jogo, e os jogadores do Miami Heat partiram para cima de Jokic.
O lance gerou ao sérvio uma suspensão por um jogo, já Markieff teve que pagar 25 mil dólares de multa.
HOLY SHIT JOKIC pic.twitter.com/WFsAGCT8xk
— Rob Perez (@WorldWideWob) November 9, 2021
Marcus Morris tentou vingar seu irmão, e outro jogador do Denver Nuggets pagou o preço
Em busca de vingança, Marcus Morris enfrentou Jokic em rodadas seguintes ao acontecimento. Ele conta que tentou acertar as contas o sérvio, mas sentiu que os jogadores de Denver estavam fazendo de tudo para que ele não chegasse em Jokic.
Já que não conseguiu chegar até o sérvio, outro jogador de Denver acabou pagando o preço. E sobrou Austin Rivers, filho de Doc Rivers, ex-técnico do Philadelphia 76ers.
– Eles estavam em mim. Um pequeno passo que eu dei, eles estavam me observando. Eu começo a olhá-los e então eu disse f***, eu não posso pegá-lo, vou pegar um dos companheiros de equipe dele. – Disse Marcus Morris Sr.
Markieff, atualmente no Dallas Mavericks, tem encontro marcado com o atual campeão da NBA, Denver Nuggets no dia 3 de novembro. Marcus, por sua vez, jogando pelos Clippers, encontra Nikola Jokic no dia 15 de novembro.