Dinastia espanhola que fez história na NBA chega ao fim

Antônio Henrique Pires Collar | 31/01/2024 - 15:43

O espanhol Marc Gasol, de 39 anos, anunciou sua aposentadoria do basquete nesta quarta-feira (31). Irmão do também pivô Pau Gasol, Marc atuou na NBA por 14 temporadas, tendo defendido Memphis Grizzlies, Toronto Raptors e Los Angeles Lakers. Embora tenha defendido a equipe de Memphis por 11 anos, seu único título foi com Toronto, em 2019.

De acordo com o repórter Shams Charania, do The Athletic, os Grizzlies planejam aposentar o número 33 usado por Gasol. Ele é o atleta com mais minutos em quadra na história da franquia, além de ser o primeiro em rebotes, lances livres e arremessos convertidos. O espanhol também é o segundo em pontos, com 11.684.

Marc Gasol foi selecionado três vezes para o All-Star Game durante sua passagem pelo time do Tennessee. Em uma delas, em 2015, enfrentou seu irmão, que à época defendia o Chicago Bulls. A ocasião ficou marcada na história da NBA como a primeira vez que dois irmãos foram escolhidos o Jogo das Estrelas na mesma edição.

Marc Gasol brilhou na NBA e pela Espanha

Com a seleção do seu país, Marc Gasol foi bicampeão mundial ao conquistar as Copas do Mundo de 2006, no Japão, e 2019, na China. Ele ganhou duas medalhas de prata nos Jogos Olímpicos, perdendo o título para os Estados Unidos tanto em Pequim (2008) quanto em Londres (2012). No cenário continental, venceu o Eurobasket, principal torneio de seleções da Europa, nos anos de 2009 e 2011.

Fora da NBA desde 2021, Gasol disputou sua última temporada como profissional pelo Girona, da Liga ACB. Em 30 jogos, atuou uma média de 24.6 minutos e registrou 10.5 pontos e 5.7 rebotes.

Escrito por Antônio Henrique Pires Collar
Formado em jornalismo pela PUCRS e em Basketball Analytics pela Sports Management Worldwide. Com passagem de 6 anos e meio pela editoria de Esportes do jornal Zero Hora e do portal GZH, de Porto Alegre.