A história da NBA é repleta de técnicos cujas histórias se confundem com alguma franquia. No entanto, assim como no futebol, o cargo na principal liga de basquete também não é dos mais estáveis. Algumas poucas temporadas já são suficientes para o treinador balançar no cargo. Porém, alguns conseguem passar impunes pela falta de estabilidade, demonstrando liderança e capacidade de criar uma cultura nas equipes que comandam.
A seguir, o Quinto Quarto faz uma retrospectiva sobre os comandantes que estiveram por mais tempo no cargo. Confira:
Os treinadores que permaneceram há mais tempo na mesma franquia na NBA
Brett Brown – Philadelphia 76ers
Brett Brown chegou ao 76ers em 2013, quando o lema do time da Filadélfia era o “Trust the Process”, pois estava em processo de reconstrução. Em 2020, após sete temporadas, Brown continuava treinando o Sixers, que já contava com jogadores como Joel Embiid, Tobias Harris e Ben Simmons.
Doc Rivers – Los Angeles Clippers
Doc Rivers foi contratado pelo Los Angeles Clippers em 25 de junho de 2013 vindo do Boston Celtics, e desde então, sempre terminou a temporada regular com campanhas positivas (mais vitórias do que derrotas), só ficando fora dos playoffs uma única vez. Rivers também ajudou a mudar a história do clássico contra o LA Lakers. Em 24 confrontos contra o maior rival, foram 19 vitórias do Clippers e apenas cinco derrotas. Doc se despediu da franquia em 2020.
Rick Carlisle – Dallas Mavericks
Rick Carlisle é atualmente o terceiro técnico que ficou há mais tempo numa mesma equipe na NBA, ele chegou ao Mavs em 2008 e só se despediu em 2021. O comandante treinou jogadores históricos, como Dirk Nowitzki. Além da conquista do título, Carlisle levou Dallas aos playoffs outras seis vezes.
Brad Stevens – Boston Celtics
Terry Stotts – Portland Trail Blazers
Terry Stotts foi campeão da NBA na temporada 2010/2011, ainda como assistente de Rick Carlisle no Dallas Mavericks. Em 2012, aceitou o convite para treinar o Portland Trail Blazers. Em sete temporadas à frente da franquia do Oregon, Stotts ficou fora dos playoffs apenas em 2012/2013. Sob o comando de Stotts, o Portland somou seis aparições na pós-temporada, conquistando duas vezes o título da divisão.
Red Holzman – New York Knicks
Red Holzman é o maior treinador da história do New York Knicks. Foi sob o comando dele que a franquia conquistou os títulos de 1969/1970 e 1972/1973. Responsável por comandar os Knicks por 14 temporadas, Holzman tem ainda um vice-campeonato em 1971/1972, com derrota para o Los Angeles Lakers. Em 1970, ele recebeu o prêmio de melhor treinador da NBA.
Jerry Sloan – Utah Jazz
Um dos grandes jogadores da história do Chicago Bulls, foi no Utah Jazz que Jerry Sloan se consagrou como treinador. Foram 23 temporadas como técnico da franquia de Salt Lake City e 15 aparições consecutivas nos playoffs, entre 1989 e 2003. Quarto treinador com mais vitórias em temporada regular, Sloan é um dos dois únicos técnicos da NBA a superar marca de 1.000 triunfos com uma única franquia.
Em 1997 e 1998, ele levou o Utah Jazz às finais da NBA, mas acabou superado pelos Bulls de Michael Jordan e Phil Jackson. A falta de títulos, entretanto, não impede que Jerry Sloan seja considerado um dos maiores treinadores da história na NBA.
Erick Spoelstra – Miami Heat
Em sua 15ª temporada no Miami Heat, Erick Spoelstra chegou a franquia como assistente, em 1997, e tornou-se treinador 11 anos depois. Com Chris Bosh, LeBon James e Dwyane Wade, Spoelstra levou o time da Flórida a quatro finais seguidas, conquistando o título duas vezes consecutivas, em 2011/2012 e 2012/2013. Ficou fora da pós-temporada em apenas três oportunidades.
Spoelstra ainda foi finalista do prêmio de Melhor Treinador do Ano de 2017. Na última edição da Liga, o comandante levou o Miami Heat a mais um título de Conferência.
Gregg Popovich – San Antonio Spurs
Ninguém está tanto tempo à frente da mesma franquia quanto Gregg Popovich. O treinador de 74 anos chegou ao San Antonio em 1994 e assumiu como treinador principal dois anos depois.
Popovich possui alguns recordes em sua carreira, sendo o treinador com mais vitórias na história da liga (1366 triunfos); é também o técnico há mais temporadas na mesma franquia e o treinador com mais jogos disputados pelo mesmo time (1820 partidas). Além disso, ele detém o recorde de participações seguidas em playoffs: foram mais de 20 anos consecutivos indo à pós-temporada.