Em jogo maluco e quente, Harden é expulso, e Nets tiram Embiid do sério

Pedro Rubens Santos | 20/04/2023 - 23:03

O jogo 3 entre Philadelphia 76ers e Brooklyn Nets, pela primeira fase dos playoffs da NBA, foi o mais quente da série.

Depois de os Sixers vencerem os dois primeiros duelos, em casa, as equipes se enfrentaram em Nova York nesta quinta-feira (20). E quem levou a melhor foi, novamente, o time da Philadelphia (102 a 97).

Os dois lados voltam a se enfrentar no sábado (22), às 14h, no Barclays Center. O quarto duelo pode ser o último da série, cujo placar é 3-0 a favor dos 76ers.

Como foi o jogo 3 de 76ers x Nets

A partida teve dois momentos marcantes, um em cada metade.

O primeiro deles teve a ver com a irritação do astro de Philadelphia e candidato a MVP da temporada Joel Embiid. Com menos de três minutos de partida, Nic Claxton, dos Nets, passou por cima do pivô após uma enterrada. Como resposta, o camaronês acertou um chute na perna do rival.

VEJA MAIS

+ Embiid se irrita e chuta rival dos Nets com menos de 3 minutos de jogo

Pouco tempo depois, ainda no primeiro quarto do jogo, o principal jogador dos 76ers voltou a demonstrar revolta em relação aos adversários e reclamou com a arbitragem.

Nas redes sociais, muitos torcedores especularam que tudo não passava de uma técnica da equipe de Brooklyn para desestabilizar Embiid e tentar tirá-lo do jogo, provocando uma expulsão.

O suposto truque não funcionou, e o pivô seguiu em plena atividade. Mas se ele não foi colocado para fora, James Harden foi. O camisa 1, esse sim, acabaria expulso na segunda etapa do confronto, em lance bastante polêmico.

Ainda no período inicial, Embiid chegou a descer para o vestiário e deixou seu time desfalcado em quadra por conta de um aparente incômodo nas costas.

Mas nem só de confusões e lesões viveu o jogo no Barclays Center. Focados em colocar bolas na cesta, Spencer Dinwiddie e Tyrese Maxey começaram com tudo e anotaram 11 e 12 pontos, respectivamente, só no primeiro quarto.

Embiid voltou ao jogo no meio do segundo quarto, quando Philadelphia vencia por quatro pontos. Ele imediatamente passou a contribuir dos dois lados da quadra e ajudou a ampliar a liderança dos visitantes.

Harden, discreto no jogo 2, mostrou disposição e recurso jogando em sua antiga casa — ele atuou pelos Nets de janeiro de 2021 a fevereiro de 2022. Ao final do primeiro tempo, o Barba já tinha 12 pontos, com duas bolas convertidas do perímetro, e quatro rebotes.

Mas a grande estrela da metade inicial da partida foi mesmo Maxey, que acertou três arremessos de três pontos. Ele foi para o intervalo com 15 pontos no bolso, e os Sixers à frente no placar: 58 a 47.

Depois da pausa, tudo mudou conforme as bolas do perímetro começaram a cair para o Brooklyn Nets, que virou o jogo.

Ao mesmo tempo, a marcação encaixada em Embiid limitou o jogo dos Sixers. O pivô camaronês terminou o duelo com apenas 14 pontos, desempenho abaixo do que vinha apresentando (ele superou os 20 pontos nos dois primeiros jogos da série). No terceiro quarto, o astro chegou a sair de quadra mais uma vez, mancando.

Os turnovers se acumulavam para Philadelphia — foram oito no terceiro período —, e só Harden brilhava. O Barba liderou o time na noite, mas também desperdiçou algumas posses.

E aí veio o segundo momento definitivo para a história do jogo. Em um lance de ataque, Harden cometeu falta em Royce O’Neale, recebeu uma flagrante 2 e foi expulso.

Sem o ala-armador, Embiid retornou à quadra, aparentemente com dores, mas pouco produziu. O camisa 21 voltou a ser alvo da provocação de Claxton, já no último quarto, após nova enterrada.

Autor da jogada de efeito, o pivô dos Nets encarou o rival e recebeu sua segunda falta técnica da noite. Como resultado, acabou também expulso.

Apesar do aproveitamento geral sofrível, Mikal Bridges brilhou nas bolas de três pontos e foi importante na parte derradeira do confronto. Seus números finais foram bons: 26 pontos, seis rebotes e cinco assistências.

O placar ficou apertado até os últimos momentos, e não podia ser diferente em uma partida tão disputada. Faltando oito segundos, Dinwiddie, infiltrou para empatar o jogo, mas parou em um toco sensacional de Embiid.

Brooklyn desperdiçou a bola decisiva com um passe errado bizarro e entregou de bandeja a vitória para o time visitante. De quebra, os Nets praticamente disseram adeus à temporada.

Nunca antes na história da NBA uma equipe conseguiu reverter uma série de playoffs que começou 3-0 para o adversário.

 

Escrito por Pedro Rubens Santos
Pedro Rubens começou a trabalhar na cobertura de futebol americano no site Torcedores.com e teve uma passagem de três anos pela ESPN, onde atuou também na produção digital. Foi repórter do Quinto Quarto até julho de 2023.