Sabrina Ionescu é um dos maiores nomes da WNBA. Primeira escolha geral do Draft de 2020, a armadora do New York Liberty deu aula no torneio de 3 pontos do All-Star Weekend, nesta sexta-feira (14), e superou as marcas de grandes astros do basquete masculino que atuam na NBA.
Em 27 arremessos, ela acertou 25 — um aproveitamento incrível de 92,6%. Obviamente, Ionescu venceu a disputa e se sagrou campeã do torneio pela primeira vez na carreira.
Sabrina Ionescu (@sabrina_i20) just set the all-time record for NBA or WNBA with a score of 37 PTS in the FINAL ROUND of the #Starry3PT Contest to be crowned the NEW 3-PT CHAMPION ? | @starrylemonlime pic.twitter.com/YcGy3fDfBq
— WNBA (@WNBA) July 14, 2023
Ela precisava apenas de 15 pontos para evitar a eliminação na competição, mas fez 37 e apresentou um desempenho histórico que levou todo mundo, do narrador aos espectadores, à loucura em Las Vegas. O recorde do torneio em uma única rodada pertencia a Stephen Curry, do Golden State Warriors, que, em 2021, acertou 21 de 27 tentativas.
VEJA TAMBÉM
+ Stephen Curry traça plano ousado por novo título com os Warriors
+ LeBron James pode jogar nos Lakers até os 50 anos, segundo treinador
Na rodada final, ela bateu Sami Whitcomb, do Seattle Storm, e Arike Ogunbowale, Dallas Wings. Mas, nos registros históricos, Ionescu foi melhor do que qualquer pessoa que já tenha participado da disputa, seja mulher ou homem.
Sabrina Ionescu
A armadora de 25 anos é um dos grandes nomes da WNBA desde que entrou na liga, em 2020, como primeira escolha do Draft. Jogadora do New York Liberty, ela já foi duas vezes eleita para o All-Star e uma vez selecionada para o segundo time All-WNBA.
Sua chegada no basquete profissional já foi cercada de expectativas, afinal, Ionescu detém o recorde de triplos-duplos da história da NCAA, com 26. Como comparação, o adversário mais próximo na lista é Kyle Collinsworth, com 12. A lenda da NBA Shaquille O’Neal teve 6 durante seu tempo na faculdade.

A estrela do basquete feminino atuou por Oregon e destruiu marcas até de atletas homens no nível universitário, algo que ela voltou a fazer no torneio de 3 pontos da WNBA, nesta sexta.
Recordista de pontos e acertos em única rodada, Stephen Curry havia acertado, no All-Star de 2021, 21 de 27 chutes e feit 31 pontos, com aproveitamento de 77,8%. Neste ano, Tyrese Haliburton também anotou 31 pontos, mas com um erro a mais que Curry.
A comparação com gênios do perímetro só comprova o tamanho do feito de Ionescu, que premiou o mundo do basquete com uma performance para a história.